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Criatividade e inovação em tempos de distanciamento social: como lidar?

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Nos últimos meses a pandemia do novo coronavírus impôs uma série de mudanças no cotidiano de todos nós. A necessidade do isolamento social para frear a proliferação do vírus fechou os comércios, alterou o entretenimento, mudou a forma de trabalho de muitas pessoas e a maneira como praticamos exercícios físicos. 

E isso, logicamente, afetou todo o mercado de esportes e de atividades físicas no Brasil. Mudou completamente a maneira como muitas assessorias esportivas trabalhavam e forçou uma nova estrutura digital para prescrição de treinos, acompanhamento, comunicação com atletas, etc.

Mesmo com algumas cidades voltando a abrir os seus comércios e áreas de convivência, muitos lugares continuarão fechados por mais algum tempo. E muitas pessoas também irão preferir se manter em casa e evitar riscos de contaminação. 

Levando tudo isso em consideração, nós da Treinus, resolvemos montar um guia de estratégias focadas em criatividade e inovação para que você possa aplicar no seu negócio nesses tempos de distanciamento social. Neste guia reunimos o conhecimento que temos sobre o mercado esportivo e os exemplos de assessorias parceiras que estão conseguindo superar essa crise.

Estratégias para assessorias esportivas

Nos próximos parágrafos deixaremos diversas dicas e sugestões de como lidar com essa nova estrutura de prática esportiva. Entendemos que a realidade de cada negócio é única e particular, por isso queremos que este conteúdo sirva de inspiração para você, e não como um manual que deve ser seguido a todo custo. 

Esse é um momento de usar a criatividade não apenas para reter os atletas que já estão com você, mas também para atrair novos clientes que querem sair do sedentarismo ou adaptar sua rotina de exercícios em casa. 

Adapte os treinos dos atletas de forma personalizada

Entre em contato com cada um dos seus atletas e entenda qual é a realidade deles neste momento. Entenda qual o tempo que eles têm disponível, quem está com eles em casa e poderia se exercitar junto, qual espaço o atleta possui para as práticas esportivas, que tipo de equipamento possuem, etc. 

Esse tipo de informação, além de te aproximar dos seus atletas, te ajuda a criar propostas de treinos mais adequadas para a realidade de cada um. Isso faz com que eles continuem enxergando valor nos seus serviços e vejam a assessoria como parceira do seu bem-estar. 

Crie novos serviços para as novas necessidades

É claro que muitos atletas não poderão continuar treinando como antes, seja por falta de tempo e espaço, ou por questões financeiras. No entanto, já está acontecendo uma migração significativa para os treinos feitos pelo meio digital

Isso significa que agora é o momento de você focar em criar ou melhorar os seus serviços de treinamento à distância. E temos algumas dicas para você:

    • Crie novos planos para quem quer iniciar a prática esportiva na quarentena: muitas pessoas entenderam que o sedentarismo pode ser um risco neste momento e querem começar a praticar alguma atividade. 
    • Crie planos para quem quer fazer atividades físicas com outras pessoas: lembre-se que muitos atletas estão em casa com parentes, cônjuges, filhos ou amigos. Pensar em treinos que contemplem essas outras pessoas pode chamar a atenção de novos atletas. 
    • Crie planos para necessidades específicas de cada atleta: pense que alguns atletas podem estar com espaço extremamente reduzido em casa, com menos tempo para a prática, ou até mesmo com objetivos específicos para a quarentena. Ao entender isso, você pode criar treinos específicos para cada uma dessas necessidades.

Pensar em planos específicos te ajuda a “automatizar” melhor a prescrição dos treinos. Assim você consegue prescrever de acordo com os planos de cada grupo de atletas usando a função de prescrição em lote da plataforma Treinus

Foque em lives exclusivas para os seus atletas

As lives, ou videoconferências, são excelentes alternativas para manter um contato próximo e dinâmico com os seus atletas. Fazer lives com treinos específicos ou até mesmo para se comunicar ao vivo com a sua equipe é uma estratégia interessante. 

Porém, é importante que esses momentos sejam usados de forma estratégica para o seu negócio. Por isso, a nossa dica é limitar o acesso a esses conteúdos apenas para os seus atletas pagantes. Isso é importante para que eles continuem vendo valor nessa comunicação e no serviço oferecido. 

É claro que as lives podem ser usadas também como uma forma de atrair novos atletas, por isso muitas assessorias estão disponibilizando essas lives gratuitamente em suas redes sociais. Mas nesse caso é fundamental entender qual será a contrapartida para os atletas pagantes. 

Lembre-se que são eles quem estão mantendo a fonte de renda da assessoria neste momento e é imprescindível que eles continuem enxergando valor nos serviços oferecidos. Isso pode não acontecer se o acesso aos treinos ou conteúdos for livre para qualquer pessoa. 

Organize desafios para serem cumpridos em casa

Os desafios são uma estratégia interessante para manter o engajamento dos seus atletas. Você pode pensar em metas que eles consigam alcançar com as atividades feitas em casa, ou em outros locais seguros, e fazer disso uma gincana online. 

Para que um desafio dê certo e tenha o engajamento da maioria, é fundamental que ele tenha um prêmio que chame a atenção de todos. Você pode pensar em coisas variadas e que façam sentido para o momento em que estamos vivendo. Por exemplo, dar desconto em algum plano, oferecer equipamentos de exercícios em casa ou um treino exclusivo. 

Procure por parceiros de negócios que irão agregar valor

Este é um momento importante para você repensar o que está oferecendo de valor para os seus atletas e para buscar parcerias de ganha-ganha. Ou seja, pessoas ou negócios que vão agregar valor para a sua assessoria e que também irão ganhar estando com você. 

Para ficar mais claro, segue alguns profissionais ou negócios que podem ajudar:

  • Profissionais da área da saúde: psicólogos, nutricionistas e outros. Lembre-se de que este será um momento difícil para todo mundo e muitos atletas deverão precisar de acompanhamento psicológico para passar por tudo isso. Outra coisa difícil neste momento será manter a dieta em dia, por isso a ajuda de um nutricionista pode ser muito útil. 
  • Empresas do ramo esportivo: muitos negócios podem ajudar a tornar a vida dos seus atletas mais fácil neste momento. E pode ser interessante ter como parceiros empresas de suplementos, de equipamentos esportivos para casa, de entrega, entre outras.

Você também pode pensar em criar serviços em conjunto com outros profissionais, ou até mesmo ter empresas que ofereçam os prêmios para os seus desafios. Enfim, as possibilidades são infinitas, você só precisa ir atrás das oportunidades.

Mantenha sempre um contato próximo com todos

O contato próximo vai ser fundamental para que seus atletas continuem vendo a importância do serviço prestado para as suas vidas. Então tire um momento da sua semana para conversar com todos eles, entender pelo que eles estão passando e como você pode apoiá-los. 

Aproveite também para manter contato com aqueles atletas que, por acaso, precisaram ou decidiram cancelar seus planos. Pode ter certeza de que você não irá perder seu tempo entrando em contato com eles. Lembre-se de que quando isso passar, eles precisam ter você como a primeira opção para retornar aos treinamentos. 

Outras dicas e sugestões importantes

Além de todas essas estratégias para o seu negócio, algumas dicas precisam ser levadas em consideração e colocadas em ação o quanto antes. Então confira:

Seja referência para seus atletas

Lembre-se de que o esporte é um estilo de vida para você e seus atletas, então pode ser que muitos deles se sintam mal por terem que parar ou diminuir a prática. Por isso, é importante que você seja uma referência de como agir, quais cuidados tomar, onde buscar informações confiáveis, como se manter otimista e ativo, etc. 

Então use o influenciador que há dentro de você para compartilhar um pouco de como você está cuidando de si e da sua família, do que está fazendo para se manter ativo e treinando e daí por diante. 

Aqui na Treinus, nós estamos criando vários conteúdos para publicar em nosso blog e Instagram. Sinta-se à vontade para divulgar esses conteúdos para seus atletas ou para usá-los como referência. E se tiver sugestões de temas que você gostaria que a gente abordasse neste momento, basta nos avisar por qualquer canal de contato. 

Cuidado com o uso das redes sociais

Muitos profissionais estão usando as redes sociais para compartilhar seus treinos com os seguidores. Cuidado com isso. Como explicamos nas estratégias acima, esse é o momento de você entregar o máximo de valor possível para os seus atletas pagantes. E eles podem ficar incomodados de ter acesso apenas aos conteúdos que estão disponíveis para todo mundo. Use as redes para divulgar os seus serviços, e não para compartilhá-los de graça. 

Peça feedback dos seus atletas

O feedback é uma ferramenta fundamental para que todos avaliem os resultados das suas ações. Por esse motivo, você deve sempre incentivar que seus atletas deixem um feedback de todos os treinos feitos em casa. Assim fica mais fácil de entender como eles estão se adaptando aos novos treinos e o que precisará ser modificado para os próximos. 

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