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5 dicas imperdíveis de corrida para iniciantes

Mulher iniciantes na corrida praticando o esporte
5 dicas imperdíveis de corrida para iniciantes
Este texto te ajudou?

Você começou a correr a pouco tempo ou quer começar? A atividade de corrida para iniciantes pode ser, muitas vezes e sem trocadilhos, cheia de obstáculos.

Não se preocupe, é completamente normal no início você ter algumas dúvidas sobre o assunto como:

  • Estou correndo do jeito certo?
  • Velocidade é importante?
  • Minha postura esta correta?

Nesse artigo vamos responder essas e outras dúvidas, além de dar algumas dicas para você atleta iniciante correr de forma segura e com treinamento efetivo.

Então, mãos a obra?

Velocidade não é tão importante.

Na corrida para iniciantes, o importante é é conseguir começar a correr, portanto não se preocupe com a intensidade do treino, corra lentamente para conseguir cobrir um tempo maior de corrida.

Muitas pessoas chamam de trote e não corrida, mas não importa o nome que se dê, o que importa é que você vá devagar, respeitando a sua freqüência cardíaca (FC).

Mulher iniciantes na corrida praticando o esporte
Esta na hora de começar os treinamentos…

Siga o tempo não distância!

Outra dica de corrida para iniciantes é manter a calma no que diz respeito ao tempo de exercício.

É comum iniciantes na corrida querer correr 5 ou 8 km. Evite o excesso de volume, que pode ser um fator lesivo a iniciantes e trabalhe por tempo.

Facilmente você pode verificar o seu progresso seguindo o tempo de sua corrida. Inicie com no máximo 40-50 min dependendo do seu condicionamento físico e vá aumentando gradualmente.

Regra dos 10% para iniciantes na corrida.

O controle do seu volume semanal é muito importante…

E não deve exceder 10% de aumento de uma semana para outra, ou seja, se você iniciou seus treinos correndo 30 min 3 X por semana, você cobriu um volume total de 90 min semanais.

Na semana seguinte iniciantes na corrida deve correr no máximo 33 min por treino, respeitando assim a regra dos 10%. Outro detalhe que acompanha esta regra é retroceder 10% do volume semanal na terceira semana de aumento.

Esta involução dá ao organismo um descanso adequado para se recuperar das cargas impostas.

Determinação.

Faltar ao treino é um crime… Neste período inicial a consistência nos treinos é fundamental.

Você só vai melhorar e evoluir sem problemas de lesão se conseguir seguir uma rotina de treinos.

Seja determinado e não falte aos treinos por 3 semanas… após este período sem interrupções o organismo se adapta mais fácil aos estímulos, que no inicio podem gerar desconforto e incomodo.

Mantenha a postura.

Deveria ser lei de corrida para iniciantes. Foco na sua postura vai ajudar seu corpo a melhorar a sua biomecânica de corrida e aproveitar a sua eficiência mecânica.

Não fique obcecado por isso, mas tente correr relaxado e naturalmente, sem tensões.

Cada corredor tem um estilo de corrida diferente, tente perceber se sua corrida gera estresse desnecessário nos joelhos, nos quadris, nos ombros ou nas costas.

Você curtiu estas dicas para iniciantes de corrida? Lembrou-se de outras dicas? Compartilhe o texto nas redes sociais, vai que você consegue despertar o corredor adormecido nos seus amigos?