Para alguns atletas, correr na cidade já não é mais um desafio para superar os próprios limites, então, por que não buscar algo novo, sem perder a essência do esporte? Partindo dessa ideia, surge a corrida de montanha, um estilo alternativo à prática de rua!
Caracterizada pelo terreno irregular, o asfalto não é mais o foco da prática. Os corredores precisam ajustar ritmo e técnica, para assim cumprir um percurso único e radical do planejamento esportivo, mantendo toda a segurança possível.
Se está pensando em entrar no universo da corrida de montanha e quer saber como encarar o desafio sem medo, este conteúdo é dedicado a você!
Características da corrida de montanha
A corrida de montanha (ou trail running) é uma vertente da corrida tradicional, caracterizada por ser uma prática fora dos centros urbanos. A natureza é o ponto de partida, podendo ser praticada em trilhas, florestas, serras, terrenos acidentados e, claro, em montanhas.
Por apresentar desníveis, é uma modalidade que exige equilíbrio do atleta, até porque, para manter a estabilidade no trajeto, é necessário utilizar uma passada mais curta. E por ter subidas e descidas, os membros inferiores precisam estar bem fortalecidos para aguentar a intensidade do treino.
Por fim, a corrida de montanha possui muitas imprevisibilidades. Durante o percurso, podem ocorrer chuvas e é possível esbarrar em troncos ou buracos, além de ficar constantemente com o sentimento de instinto à flor da pele. Ou seja, um esporte que vai te tirar da zona de conforto!
Qual o diferencial da corrida de montanha?
Se a corrida de montanha é uma prática alternativa à corrida de rua, qual seria o grande diferencial dessa modalidade?
A começar pela adrenalina, o corredor aprende a usar esse hormônio de forma positiva, afinal, por viver a sensação de lutar ou fugir, é possível utilizar esse sentimento como energia para continuar o trajeto. Também, é uma forma de amenizar o estresse da rotina, garantindo bem-estar e saúde mental.
Emoção e aventura são outros diferenciais da prática, até porque o percurso é mais interessante do que correr no asfalto. O trail running leva o esporte a outro nível, pois o treino, aliado à paisagem, faz o atleta viver momentos únicos e saudáveis.
Também, a corrida de montanha é uma excelente modalidade para o autoconhecimento. É necessário praticar atenção plena e respiração natural, para tirar o cérebro do automático e ter um treino seguro. Ou seja, um esporte que ajuda na maturidade e adaptabilidade na vida de quem o pratica.
Como se preparar para correr na montanha?
Agora que você já conhece boa parte das características e diferenciais do trail running, está na hora de se preparar para realizar um treino seguro e eficaz. Para isso, confira as dicas a seguir:
1. Estude a rota
Por mais que a corrida de montanha seja considerada um esporte mais radical, ela não deve ser feita sem controle algum. E para começar a se preparar, é importante estudar a rota.
Os locais que possibilitam um treino de montanha têm percursos diferentes, com distâncias variadas. E para reconhecer o caminho, o trajeto costuma ser demarcado para que o corredor não se perca. Se deseja garantir sua segurança, a dica de ouro é conhecer o local da prática.
2. Dê um passo de cada vez
Existem infinitas possibilidades dentro do trail running, porém, não deixe que o ego e a soberba tomem conta!
O esporte é feito para se aventurar, contudo, você precisa reconhecer seus limites. Use uma velocidade média, saiba controlar a respiração nas subidas e descidas, não tenha pressa em terminar e pause o trajeto, se necessário.
3. Carregue uma garrafa d’água
Como dito, a sensação de adrenalina pode ser benéfica para lidar com o desafio, porém, é importante ficar de olho nas necessidades básicas, caso este da hidratação. É comum, durante o trajeto, esquecer de beber água ou realizar pausas para respirar e recuperar as energias.
Por isso, fique atento aos sinais do corpo e jamais esqueça da hidratação adequada durante a corrida.
4. Leve acessórios e suplementos
Também, vale pontuar outros acessórios e suplementos para uma boa prática, então não esqueça:
- Toalha de rosto.
- Tênis esportivo para o terreno de prática.
- Mochila de hidratação.
- Meia térmica.
- Corta-vento.
- Barrinhas proteicas.
- Lanches leves.
5. Seja flexível
Por fim, a dica mais importante: seja flexível!
A corrida de montanha é uma modalidade que pode ter inúmeras mudanças do dia pra noite. O local de treino pode ficar inviável, o clima mudar, além de outros fatores que podem prejudicar a segurança. Sendo assim, sempre analise o espaço para ser versátil na hora de correr.
Pelo constante crescimento de adeptos do trail running, é importante ficar atento aos preparos antes de correr, então esteja pronto para todos os imprevistos que possam surgir, afinal, a modalidade nada mais é que pura resiliência.
Encare um treino de corrida de montanha!
Diferente da corrida de rua, é preciso ter força de vontade para participar da corrida de montanha. Por mais que ela tenha inúmeros benefícios e seja importante para o autoconhecimento, nem todos terão garra e disposição para treinar.
Se você está pensando em encarar um desafio trail running, prepare a mente, analise todos os cenários possíveis e escolha um lugar seguro e agradável para começar. Assim, você pode ir além da corrida convencional, encarando novos desafios na montanha!