Práticas esportivas

O que é a corrida de montanha?

single image

Para alguns atletas, correr na cidade já não é mais um ponto de partida para superar os seus limites, então, o que fazer quando a prática esportiva pede um novo objetivo? É com esse ânimo e descoberta que a corrida da montanha ganha destaque na vida dos corredores!

O asfalto sai e a terra irregular entra, são novas características sutis que os pés não reconhecem, então o ritmo é ajustado, a técnica atualizada e claro, o corredor precisa se adaptar para que a modalidade seja cumprida! Quer conhecer um pouco mais sobre a corrida de montanha e como ela é uma vertente que não deve faltar na sua prática de corrida? Confira.

O que é corrida de montanha?

A corrida de montanha é uma vertente da corrida que é caracterizada por ser uma prática fora do asfalto, ou seja, a natureza é considerada o ponto de partida. Ela pode ser realizada em trilhas, terrenos irregulares e diversos cenários que estão fora do centro urbano e das academias, sendo assim, é um esporte de mudança e que possui imprevisibilidade, pois não é uma prática linear!

Outra característica relevante é que a corrida de montanha possui distâncias variadas, até porque o percurso muda constantemente, sendo assim, não há uma regra bem definida para o trajeto. Mas saiba que ele é marcado para que o corredor não se perca. Essa informação é importante, pois os pés não vão obedecer o mesmo ritmo de uma prática linear, então a velocidade precisa ser ajustada, a respiração trabalhada e o atleta precisa ter em mente que o desafio é feito para superar os seus limites!

Com buracos, troncos irregulares, chuva e a sensação de instinto a flor da pele para manter a consciência no espaço que está se exercitando, a corrida de montanha vai além de uma simples prática, ela coloca o corredor em um novo patamar, além de ajudá-lo a buscar o autoconhecimento em uma nova realidade.

Qual o diferencial da corrida de montanha?

A corrida convencional pode ser empolgante para a maioria, até porque ela tem muitos benefícios e é uma prática maravilhosa, contudo, os diferenciais da corrida de montanha podem ser considerados mais atrativos!

Ela entrega muita aventura e emoção, até porque existe um medo de se lesionar no percurso e a euforia por não saber o que pode acontecer. Esses fatores ajudam não apenas na sensação de adrenalina e ficar atento no percurso, mas também a colocar o atleta em estado de total ciência e adaptabilidade, pois como dito, não é uma prática regular.

Pontuando a velocidade, ela precisa ser lenta para ter segurança no percurso, até para as possíveis pausas. Como terão subidas e descidas, existem momentos em que o apoio em galhos de árvores para descer são importantes, até em momentos para ter outros suportes para subir um morro. Não existe regra, mas existe imprevisto e conhecimento, então esteja preparado para tudo!

Como se preparar para correr na montanha?

Pelo constante crescimento de adeptos da corrida de montanha, é importante ficar atento nos preparos para que você esteja pronto para as variações e imprevistos que podem surgir. Isso ajuda não apenas a te deixar confortável, mas também são cuidados de segurança para que nada saia do controle. Assim, para ter resistência e ultrapassar os limites, as dicas abaixo podem te ajudar:

  1. Seja adaptável: é difícil traçar uma estratégia em terrenos irregulares, ou seja, não é viável definir um pace para realizar o percurso. Para isso, esteja ciente que adaptação é a palavra-chave para realizar a corrida de montanha.
  2. Fique de olho no clima: se tem sol ou chuva, a corrida convencional pode ser executada com segurança, porém, as variações na corrida de montanha precisam ser analisadas para evitar acidentes e lesões.
  3. Leve acessórios e suplementos: não basta uma garrafa d’água e uma toalha de rosto, é importante ter todos os acessórios ideais, como tênis esportivo, mochila de hidratação, meia térmica, casaco corta-vento e suplementos para aguentar o percurso. 

Fique atento, pois todas as dicas são pensadas para que a prática seja segura, saudável e controlada. Caso tenha apoio de um técnico nos treinos, o ideal seria conversar com ele para averiguar equipamentos e ter mais dicas para a prática.

Eu posso participar de uma corrida de montanha?

É preciso ter força de vontade e conhecer um pouco sobre corrida para participar da corrida de montanha, pois ela não é nada igual a convencional.  Ou seja, é importante ter um preparo anterior, conhecer a técnica e treinar a mente para o desafio.

Mas saiba que não é nada impossível, porém, pode ser que demore um tempo. É bom arriscar com segurança do que fazer de qualquer jeito, então, se deseja encarar uma montanha, trilha ou demais locais para a modalidade, tenha o corpo e a mente preparados para o desafio!

E você, já encarou o desafio da corrida de montanha? Compartilhe a sua experiência aqui abaixo nos comentários!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados