Práticas esportivas

Entre correr ou caminhar, qual a melhor opção para você?

single image

Seja para lazer, para a manutenção da saúde ou até para ter bem-estar, praticar esporte é uma das saídas para obter qualidade de vida. Entre as opções, a escolha entre correr ou caminhar é uma dúvida para quem está iniciando no esporte, seja para gastar energia e emagrecer, ou apenas para sair do sedentarismo.

Por parecer semelhante, muitas pessoas acham que o efeito será o mesmo ao praticar ambas atividades, contudo, cada uma servirá para diferentes objetivos. Por acaso você sabe qual opção escolher para a sua rotina esportiva? Continue aqui para saber mais sobre corrida e caminhada e fazer a melhor escolha!

Correr ou caminhar?

O atleta, independente do seu nível de prática, pode escolher entre as duas opções: correr ou caminhar. Contudo, existem diferenças significativas entre cada uma, e seus benefícios serão apropriados para uma certa realidade.

De modo básico, ao comparar a corrida com a caminhada, a primeira opção terá um maior gasto calórico, enquanto a segunda vai ajudar na manutenção da saúde. Ambas ajudam a regular a qualidade de vida, além de prevenir contra doenças do coração e ajudar na queda do estresse.

Porém, se ambas são semelhantes, qual a diferença entre cada opção?

A corrida

Escolha querida por muitos atletas, a corrida pode ter muitas opções. Seja correr na rua ou esteira, no bosque, trilha e até no parque, a escolha pela corrida ajuda no bem-estar e no alívio do estresse, pois é um momento para aquietar a mente e focar apenas no percurso.

Além disso, a prática agrega um conhecimento pessoal muito grande, pois é preciso lidar com impactos nas articulações e controle de ritmo e velocidade. Sendo assim, se deseja ter consciência corporal, a corrida é a melhor escolha.

Por trabalhar muito o corpo, a prática aumenta a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar durante e depois da prática. Sendo assim, a corrida é uma ótima saída para aliviar o estresse ou acúmulo de carga mental durante um dia comum.

Outro ponto é o objetivo, então caso deseje emagrecer ou participar de uma competição, seja ela uma maratona ou corrida de 10 km, a corrida será a melhor opção, pois ela prepara o corpo, diferente da caminhada, que apenas ajuda a deixar a pessoa mais ativa.

A caminhada

Para quem está dando os primeiros passos no esporte, a caminhada é a opção ideal, ainda mais se estiver em quadros de sedentarismo. Se a corrida é o objetivo como esporte, começar caminhando será a solução para você!

Essa é uma opção que também ajuda na produção de endorfina, ou seja, caminhar também trará a sensação de bem-estar. Além disso, ela ajuda na redução do estresse, pois pode acabar sendo uma forma de passeio e lazer.

Para aqueles que gostam de companhia, como o ritmo é mais comum para todos, é uma prática que pode ser feita em conjunto. Sendo assim, se você gosta de andar com amigos e familiares, inclusive com animais domésticos como cachorro, a caminhada será a melhor escolha.

O bom da caminhada é que aos poucos você acostuma seu corpo com a intensidade, então caso deseje evoluir para a corrida, é possível aumentar o ritmo na prática para alcançar o objetivo. O foco, como sempre, é não ficar parado!

Para quem tem histórico de lesão ou já sofreu algum acidente nas articulações inferiores, a caminhada vai ser útil, pois ela oferece estabilidade na prática, além de deixar o corpo ativo e ter sensações semelhantes a da corrida.

Como escolher a melhor opção?

Como visto, ambas as opções terão ótimos resultados, contudo a escolha precisa estar alinhada com seus objetivos no esporte. O que acaba pesando para muitos corredores é a intensidade e cronograma de atividade física, pois muitos pensam que é necessário fazer exercício todo dia.

Não há problemas em movimentar o corpo diariamente, porém não é uma obrigação. Sempre existirão dias de cansaço, o que fará a corrida não ser prazerosa, então intercalar entre corrida e caminhada é uma solução para todos, independente do nível de prática.

Vale ressaltar que existem cuidados maiores ao praticar corrida, pois como pode ser uma opção intensa e que exige muito do corredor, é necessário estar atento na técnica e em uma alimentação saudável e regrada, já que a comida é essencial para manter o corpo funcionando bem.

Outro ponto é prestar atenção nos detalhes de cada opção. É preciso estar com roupas adequadas para cada situação, então tenha tênis e demais acessórios corretos para praticar atividade física. Fora isso, fique atento na respiração, aquecimento e alongamento, pois são grandes pilares para uma boa execução em ambas opções!

E você, prefere correr ou caminhar? Diga aqui nos comentários qual é a sua favorita!

Posts relacionados