Práticas esportivas

Entre correr ou caminhar, qual a melhor escolha?

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Seja para lazer, bem-estar ou apenas manutenção da saúde, incluir atividades físicas no dia a dia é uma ótima solução para buscar qualidade de vida. Nesse cenário, optar por escolhas mais simples, como correr ou caminhar, pode ser o caminho para construir e experimentar hábitos mais saudáveis.

Isso porque, mesmo que sejam consideradas práticas fáceis, elas são aliadas no processo de combate ao sedentarismo, afinal, o objetivo principal delas é gastar energia, evitando que o corpo se mantenha em repouso.

Se você está nessa jornada de escolher uma modalidade de treino e, consequentemente, está em dúvida se deve correr ou caminhar, confira aqui os benefícios de cada prática e quando utilizar cada uma na sua rotina.

Qual a melhor opção: correr ou caminhar?

Movimentar o corpo é uma das atitudes mais saudáveis que você pode fazer por si, afinal, uma rotina ativa garante o combate a doenças, aumenta a expectativa de vida e ainda ajuda a manter a boa forma.

Independente das condições físicas, a corrida e a caminhada são exercícios populares que podem ajudar todos que as buscam para construir uma vida equilibrada

As duas modalidades ajudam a fortalecer a saúde do coração, podem controlar o estresse e ainda auxiliam na socialização, até porque são práticas que permitem o treino em conjunto com alguém. Por isso, veja abaixo quando (e como) usar cada uma das modalidades a seu favor.

Tabela com as vantagens da corrida e caminhada, com o intuito de ajudar aos que desejam adotar uma das práticas

A prática de corrida

Naturalmente, a corrida é um esporte que muitos atletas praticam no dia a dia, pois é possível treinar na rua ou esteira, em praças, parques e diversos outros ambientes. Aqui, a modalidade é uma ótima escolha para quem deseja ter contato com a natureza, ou está buscando por válvulas de escape de uma rotina agitada.

Ao correr, é possível aquietar a mente, focar um pouco em si e aproveitar a paisagem. Resumida em autoconhecimento, a corrida nada mais é do que saber superar seus limites, mas também respeitá-los

Mais um ponto de destaque é o trabalho da coordenação e velocidade, até porque o ritmo precisa ser criado de acordo com as habilidades individuais de cada um. Ou seja, essa atividade é uma forma para conhecer a si e para aprender a ter consciência corporal.

Por fim, a corrida tem um papel fundamental no processo de emagrecimento, já que a prática ajuda a queimar os estoques de energia que estão armazenados no corpo. Com dieta balanceada e treino constante, é possível conquistar muitos objetivos por meio dessa modalidade.

A prática da caminhada

A caminhada pode ser considerada a porta de entrada para uma vida mais ativa, na medida em que, de passo em passo, é possível combater maus hábitos e vencer o sedentarismo! Inclusive, se deseja ser futuramente um(a) corredor(a), a primeira etapa é criar constância com essa atividade.

Caminhar é uma oportunidade simples de mover o corpo, sem levá-lo ao extremo. Quem está criando hábitos saudáveis não deve cometer loucuras de cara (sair correndo em alta velocidade, fazer exercícios de endurance ou treinos de força intensos), e a caminhada é uma ótima escolha para começar com segurança.

Também, se você é uma pessoa que gosta de companhia, talvez seja a chance perfeita para convidar um amigo ou familiar para andar todos os dias e colocar os assuntos em dia. Além de manter o corpo ativo, é possível socializar, ter momentos de lazer e outros diversos benefícios!

Enfim, a caminhada é uma prática simples, mas que pode transformar a sua vida. Aumentando a velocidade aos poucos, em algumas semanas será possível mudar de um simples “passeio” para uma corrida de intensidade moderada

Cuidados importantes antes de correr ou caminhar

Com as devidas explicações de cada atividade, agora é preciso ter atenção a alguns cuidados. De imediato, use roupas leves e confortáveis, tenha sempre consigo uma garrafinha d’água e utilize um tênis esportivo adequado (com amortecimento) para não sobrecarregar as articulações.

Também, fique atento nestas dicas para aproveitar ao máximo a prática e evitar possíveis danos futuros:

  • Faça um breve aquecimento para preparar o corpo para a prática.
  • Evite locais com trânsito intenso (ruas e avenidas) e opte por praças e parques.
  • Tome cuidado com pisos irregulares ou terrenos com inclinações.
  • Faça uma refeição leve antes do treino, evitando comidas pesadas.
  • Por segurança, tome cuidado com a exposição prolongada ao sol.
  • Não se esqueça da hidratação antes, durante e depois da prática.
  • Por fim, não se esqueça de alongar o corpo para um boa recuperação pós-atividade.

Como escolher entre correr ou caminhar?

Como visto, ambas as opções terão ótimos resultados. Mas, se você ainda está na dúvida entre correr ou caminhar, defina com atenção os seus objetivos com a modalidade para depois escolher a atividade que esteja alinhada com as suas expectativas.

Também tenha em mente que, por ser uma prática inicial, você não deve se cobrar em fazê-la todos os dias de forma intensa. Pelo contrário, planeje um cronograma que consiga suprir as diretrizes divulgadas pela OMS (de 150 a 300 minutos de atividade física moderada), sem se sobrecarregar.

Por fim, caso não esteja 100% seguro(a) em começar, busque o apoio profissional de um treinador ou de uma assessoria esportiva para a modalidade. Assim, é possível dar um passo de cada vez, sem medo de treinar, e ter uma vida mais ativa!

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