Posted in:

Correr na rua ou esteira? O importante é se movimentar

Correr na rua ou esteira? O importante é se movimentar
5 (100%) 1 voto

Muitos corredores sempre tem a dúvida e divergências de opiniões sobre onde correr: esteira ou rua.  O local onde praticamos a atividade influencia de forma subjetiva e objetiva nossas práticas de corrida.  O primeiro passo para decidir é levar em consideração que quando corremos na esteira temos controle do piso  e do clima.  Já quando optamos pela rua, estaremos sujeitos a condições climáticas que podem variar.

Prazer e disponibilidade

Primeiro é importante saber o que será mais prazeroso para você: correr na rua ou na esteira. Esse fator é fundamental, pois mesmo que supostamente a esteira seja uma opção de maior controle, de nada adianta escolher essa opção se para você ela não é a melhor.

Muita gente não gosta de fazer exercícios em ambientes fechados e por isso muitas pessoas escolhem a corrida como atividade física principalmente pela possibilidade de realizar os treinos ao ar livre.

Com a rotina cada vez mais corrida, a esteira pode ser uma opção por ser mais acessível uma vez que não muitas vezes não requer deslocamento (se já tiver uma em casa ou no condomínio) e também não há influência do mau tempo (sem desculpa para não correr se estiver chovendo).

Controle do ritmo: escolha esteira

Na esteira é possível controlar a velocidade, a inclinação e a distância. Além disso a maioria das esteiras absorvem melhor o impacto da pisada, já que oferecem um piso plano e preparado para quem está treinando.

Outro fato é que quando se treina na esteira não há a possibilidade de uma série de interrupções que podem acontecer quando se treina ao ar livre: poças de água, interferências externa de outros esportistas, chuva e calor excessivo, por exemplo.

Maior gasto calórico: escolha a rua

Correr na rua pode ser perigoso, por isso é importante buscar parques e ruas mais tranquilas para realizar sua atividade.

Mesmo assim quem treina na rua aumenta o gasto calórico se compararmos com a esteira. Isso acontece por conta do maior trabalho muscular e impactos da resistência que o vento oferece. Outro fator é a variação do solo.

Uma outra vantagem da rua é que você não precisa pagar para treinar. É só colocar um tênis e praticar sua atividade. Lembrando que é sempre importante ter o acompanhamento de um profissional durante a prática esportiva.  

Correr na rua pode diminuir o risco de osteoporose graças ao próprio impacto. Nesse caso, ocorre a criação de mais de massa óssea em relação aos treinos na esteira.

Vantagens e desvantagens da rua e da esteira

Geralmente quando corremos na esteira temos a tendência a superestimar nosso ritmo durante a corrida. Já na rua ocorre a possibilidade maior de controle.

Porém, quando corremos na esteira é pouco provável que ocorra um tropeço ou queda, já que a passada fica mais controlada.

No quesito bem-estar parece óbvio que quem corre ao ar livre fica mais perto da natureza e pode se sentir melhor do que quem treina em um espaço fechado.

Outra vantagem de correr na rua é a maior possibilidade de exposição ao sol, e isso aumenta os níveis de vitamina D.

Afinal: Qual escolher?

Essa escolha é absolutamente subjetiva. Parece óbvio que correr ao ar livre tem muitas vantagens. Além de variações de ritmos e climas a corrida na rua pode ser mais divertida e prazerosa.

Porém, a esteira não deve ser descartada. Principalmente para quem está começando ou treinando para alguma competição. Nesse caso, a maior vantagem dessa prática é o controle que o corredor pode ter e principalmente: a possibilidade de treinar independente das condições climáticas.

E você?! Onde você prefere correr? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.