Práticas esportivas

Entre correr na rua ou esteira, qual a melhor opção para você?

single image

Independentemente de qual seja a modalidade de corrida, uma dúvida comum da população é: “devo correr na rua ou esteira?”. Ambas trazem inúmeros benefícios para a saúde, indo desde aspectos corporais, até o equilíbrio emocional. Dentre eles, os mais comuns são:

Essa lista é basicamente infinita, mas antes de detalhar mais impactos na saúde, vamos entender um pouco mais das corridas. Continue conosco!

Existe diferença entre correr na rua ou esteira?

A resposta é sim! Se ambas tivessem o mesmo impacto, muitos ficariam apenas na academia, evitando o contato ao ar livre com as diferenças climáticas. De forma resumida, a corrida de rua é uma prática que exige treino, além de ter mais gasto calórico e conhecimento corporal. Já a corrida na esteira é mais estática, onde o ‘conforto’ é maior, auxiliando aqueles que são iniciantes.

Contudo, alguns atletas e profissionais acham que ambas compensam e a diferença no resultado final não irá ser tão drástico. De acordo com um estudo feito na Grã-Bretanha, pela Universidade de Exeter, com 9 corredores, a corrida de rua e a corrida na esteira com inclinações diferentes não vão variar muito entre uma e outra. A pesquisa mostrou que esses voluntários podem compensar de forma apropriada o esforço ‘extra’ em relação ao gasto ao ar livre.

Sendo assim, vale a pena pensar qual o seu objetivo e o que deseja com a prática, pois dependendo do caso, o esforço não precisa ser enorme. Mas a decisão também vai da escolha e prazer do atleta, então descubra o melhor para você!

Corrida na rua

A corrida de rua é uma prática extremamente comum, pois necessita apenas do equipamento básico, que seriam as roupas e o par de tênis de corrida, escolhendo o melhor terreno ao ar livre para fazer o exercício.

Ademais, essa é uma prática sem restrição e muitos fazem por prazer ou para sair do estresse das rotinas modernas. Ela pode ser feita tanto sozinha quanto em grupos de corrida. Sendo assim, algumas vantagens e desvantagens podem ser ditas sobre essa modalidade.

Vantagens da corrida de rua

A corrida de rua é de baixo custo, pois a prática é feita em espaço público ou locais que não exigem um pagamento para estar presente, como na academia. Além disso, ela ajuda a aumentar sua resistência, pois é um exercício com fatores climáticos, como vento, chuva e sol.

Ou seja, se você gosta de um desafio e quer ter maior noção de ritmo, a corrida de rua será uma grande aliada. Em adição, por estar em local aberto, as paisagens são maravilhosas, diferente da academia que é um local fechado.

Dentre outras vantagens temos:

  • Percurso personalizado.
  • Maior contato consigo.
  • Ficar um tempo sem utilizar o telefone.
  • Reduzir o risco de câncer.
  • Fortalecer os ossos.
  • Trazer consciência corporal.
  • Deixar o corredor mais feliz.

Deu pra perceber que são inúmeros os benefícios dessa prática, certo?

Desvantagens da corrida de rua

Nem só de alegrias vive uma prática. Como qualquer coisa que existe no mundo, haverá alguma desvantagem, e a corrida de rua apresenta algumas. Mesmo sendo algo acessível e tendo um senso comum que basta apenas correr, a prática ao ar livre precisa de técnica e acompanhamento!

Caso a corrida seja feita por conta própria, lesões no joelho podem aparecer, além do desgaste com o corpo pela não consciência corporal. E ainda, se o corredor for iniciante, não terá um controle da velocidade, oscilando muito no percurso, podendo quebrar o ritmo várias vezes.

Entre outras desvantagens temos:

  • Variação de umidade, clima e solo.
  • Problemas no corpo caso não esteja acompanhado por um profissional.
  • Maior impacto nas articulações.

Viu só como é preciso estar atento aos detalhes para a exercer a prática? Caso queira treinar com qualidade e segurança, busque por uma assessoria de corrida, por exemplo.

vantagens e desvantagens da corrida de rua

Corrida na esteira

Uma prática comum dos amantes da academia, a corrida na esteira é uma saída alternativa para quem está começando ou precisa lidar com o corpo antes de ir para a rua

Ela é uma prática controlada, pois o equipamento auxilia na velocidade, controlando o ritmo do corredor. A esteira também ajuda aqueles que estão lidando com a perda de peso, para sair da obesidade ou do sedentarismo, por exemplo. Ela consegue ter seu destaque, pois como é feita em local fechado e pago, existem profissionais para ajudar com os mecanismos do aparelho.

Vantagens de correr na esteira

Como foi dito, uma das maiores vantagens de correr na esteira é o controle total. O equipamento absorve impactos da pisada, além de dosar muito bem a velocidade do corredor. Vale ressaltar também que, pela absorção do impacto, a prática causa menos lesões no joelho.

Dentre outras vantagens da corrida na esteira temos:

  • Dosagem do tempo.
  • Melhor esforço do corredor.
  • Maior controle dos resultados.
  • Feito de forma individual, no seu ritmo, tempo e necessidade.

Assim como a corrida de rua, correr na esteira apresenta grandes benefícios e resultados!

Desvantagens de correr na esteira

Por ser uma corrida mais estática, a grande desvantagem da esteira é o comodismo. Muitos ficam por semanas na mesma velocidade, ou até diminuem o tempo para correr. 

Isso ocorre, pois o atleta pode achar que ainda não é tempo de evoluir, ou pensa que do jeito que está não precisa melhorar. Contudo, todo treino precisa de uma evolução! Além disso, mesmo com profissionais na academia, se não for um personal trainer, quem está correndo na esteira não tem um acompanhamento 100% focado.

Outras desvantagens comuns dessa prática são:

  • Sem contato com pessoas.
  • Corrida feita em local parado, sem paisagens ou natureza.
  • Falta de acompanhamento em alguns casos.
  • Menor gasto calórico.

Nem tudo será uma grande maravilha, então é bom pensar qual a melhor prática para você. Para escolher e não restar dúvidas, procure auxílio médico!

vantagens e desvantagens da corrida na esteira

Afinal, correr na rua ou esteira?

Primeiro, é importante saber o que será mais prazeroso para você: correr na rua ou esteira. Esse fator é fundamental, pois mesmo que supostamente a esteira seja uma opção de maior controle, de nada adianta escolher ela se não for uma prática feita com vontade e determinação!

Muitos não gostam de fazer exercícios em ambientes fechados e por isso escolhem a corrida de rua como atividade física, pois ela possibilita o contato e a prática ao ar livre.

Com a rotina cada vez mais acelerada e caótica, a esteira pode ser uma boa opção por ser mais acessível, visto que em muitos casos não requer muito deslocamento (academia perto da residência) e também não há influência do clima ruim (sem desculpa para não correr se estiver chovendo).

A escolha é absolutamente subjetiva! Mesmo com vantagens e desvantagens em cada modalidade, não existe receita para dizer qual é a melhor opção. São alguns fatores que precisam ser analisados, então tire um tempo para pensar.

E você, onde você prefere correr? Conta pra gente nos comentários.

Referências

Ciência responde: é melhor correr na esteira ou ao ar livre?

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados