Qualidade de vida

Conheça os biotipos de corpo: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo!

single image

Todo mundo vai ser único em diversos aspectos, e o mesmo ocorre com o corpo humano, vez que ninguém é 100% igual à outra pessoa. Contudo, mesmo que nas suas singularidades, é possível traçar algumas semelhanças ou aspectos que podem ser repetidos como um padrão. Isso acontece, pois existe o biotipo de corpo, com características específicas que são vistas visualmente em cada um.

Por acaso você já ouviu falar sobre biotipo de corpo e sabe qual o seu? Continue conosco para saber mais!

O que é um biotipo de corpo?

O biotipo é a forma física que tem o corpo do ser humano, sendo determinado por alguns fatores que variam de pessoa para a pessoa. Os que são relevantes ao considerar os biotipos são:

  • Constituição dos ossos.
  • Massa muscular.
  • Metabolismo.
  • E muitos outros fatores.

Você já deve ter analisado o perfil das pessoas ao seu redor e percebido que alguns hábitos, seja da prática de exercício físico ou de alimentação, interferem no ‘visual’ dela. O biotipo é responsável exatamente pela forma que o corpo se apresenta perante estes hábitos.

Sabe aquela pessoa magra que tem uma alimentação com muita comida, mas não engorda de jeito nenhum? Conhece alguém que é encorpado, mas na realidade só tem ombros largos? Então, a genética de cada um vai definir esses traços aparentes, o que forma o conjunto que é o biotipo de corpo.

Quais são os biotipos de corpo?

Dentre as características amplas como metabolismo, massa muscular e afins, é possível categorizar três biotipos. É importante conhecer cada um e saber em qual você se enquadra, pois, para quem é atleta, fica mais assertiva a combinação de exercícios e dieta para a sua rotina esportiva. Os biotipos são:

Corpo Ectomorfo

As pessoas de corpo ectomorfo são aquelas com metabolismo acelerado e que quase sempre têm uma grande dificuldade em ganhar peso, pois queimam calorias muito rápido. A aparência do corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.

Os atletas nesta categoria precisam ingerir uma alta quantidade de calorias, vez que para suprir suas necessidades e para ganhar peso o organismo precisa estar bem alimentado para não emagrecer. São aconselhados treinos curtos, porém de alta intensidade para conseguir os resultados esperados.

Corpo Endomorfo

Já quem tem o corpo endomorfo costuma ter as pernas largas e os braços magros, então a região mais tonificada e forte está localizada nos membros inferiores. Neste caso, quem apresenta o padrão citado, normalmente tem um corpo de estética mais redonda, ganham gordura e músculo com facilidade, mas têm dificuldade para perder gordura, pois o metabolismo é lento.

Mesmo com as pernas largas e com grande potência para os exercícios com as pernas, o corpo endomorfo tem dificuldade para definir os músculos. Sendo assim, as atividades recomendadas para um bom desempenho são as modalidades aeróbicas, como corrida ou natação. Elas também podem investir em exercícios com peso, mas o resultado não será o mesmo para quem é mesomorfo, por exemplo.

Uma singularidade para o biotipo endomorfo é que boa parte do peso ganho vem em forma de gordura, por isso é essencial investir em atividades que vão gastar essa reserva de energia. O organismo responde bem à alimentação, então ele consegue assimilar bem as proteínas, o que não faz necessário o uso de suplementos na alimentação.

Corpo Mesomorfo

Por fim, o biotipo dos mesomorfos é caracterizado por ganhar e perder peso muito fácil. São naturalmente fortes, o que ajuda na construção dos músculos, então o destaque vai para atividades como fisiculturismo. O músculo é bem definido, então a característica de corpo atlético surge com esse tipo corporal.

Os mesomorfos respondem melhor aos exercícios com peso, pois vão definir o músculo com facilidade. O corpo é caracterizado por uma formato retangular, além de ser forte. Contudo, como também apresentam facilidade para ganhar peso em forma de gordura, é bom tomar cuidado com a ingestão em excesso de calorias, pois o ganho é mais fácil que os ectomorfos.

Por terem essa última característica em relação ao peso, também são recomendadas atividades cardiovasculares para a resistência, além de ser uma ótima opção para queimar as calorias. 

Como descobrir o seu biotipo de corpo?

Deu para perceber que de uma maneira geral é fácil diferenciar cada tipo de corpo, então não é difícil deduzir em qual está. Contudo, para fins de treinamento e composição do cardápio alimentício, é necessário ter acompanhamento profissional.

Os biotipos, além de mostrarem traços na aparência, dizem muito sobre o metabolismo, então fazer uma avaliação física é essencial para encaminhar os exercícios corretos. Outro ponto é em relação aos alimentos ingeridos, pois, como dito, alguns têm facilidade para o ganho de peso em forma de gordura, mas outros, mesmo que comam bastante, não ganham peso por terem o metabolismo acelerado.

Sendo assim, busque quem é qualificado para identificar com clareza qual o seu biotipo, assim você garante qualidade de vida e não prejudica nenhuma área da sua saúde.

E você, já sabe qual o seu biotipo? Me conta aqui nos comentários!

Posts relacionados