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Biotipo de corpo: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo.

Três homens musculosos, representando cada biotipo de corpo que o ser humano pode ter
Biotipo de corpo: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo.
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Você sabia que existem biotipos de corpo?

Saber disso é importante pois permite entender e identificar qual biotipos de corpo temos, já que cada um exige um tipo e método de treinamento diferentes, além de dietas diferentes e especificas para cada um.

Podemos entender por biotipo de corpo, ou mesmo tipo somático a forma física que tem o tipo de corpo do ser humano.

Tal forma é determinada por vários fatores, dentre eles o metabolismo, a constituição dos ossos, a massa muscular e a tendência a acumular gorduras.

Nesse artigo você poderá conhecer e entender as características físicas  dos três tipos de corpos existentes: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Biotipos de corpo

Ectomorfo

O corpo de um ectomorfo geralmente é magro.

De maneira geral esse biotipo de corpo tem as pernas maiores e magras e seus músculos são mais fibrosos, já os ombros tendem a ser magros e com uma largura reduzida.

Entre as características geralmente apresentadas no biotipos de corpo ectomorfo estão:

  • Ossos pouco densos;
  • Peitoral plano;
  • Ombros curtos, corpo magro;
  • Dificuldades para ganhar peso;
  • Metabolismo rápido.

Por conta do metabolismo rápido as pessoas do tipo ectomorfo quase sempre tem dificuldade em ganhar peso, já que queimam as calorias rapidamente. E é por isso que o ideal para suprir suas necessidades e ganhar peso é necessário que os atletas com esse tipo de corpo precisem ingerir uma grande quantidade de calorias.

A musculação para ectomorfo deve ser de treinos intensos e curtos, com foco principal nos grupos musculares grandes.

Pessoas com esse padrão de corpo devem fazer refeições antes de dormir na intenção de tentar evitar o catabolismos muscular durante o sono.

De forma geral, pessoas com corpo ectomorfos podem perder gordura de maneira muito fácil, por isso para eles ganhar músculos pode se tornar uma tarefa delicada e complexa.

Nos ectomorfos predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos. Mesmo sendo magros por natureza não perdem definição nem condições físicas facilmente quando estão em um período sem praticar atividades.

Sobre os exercícios para ectomorfos é fundamental que aproveitem os treinos com peso para manter o tamanho e a definição de seus músculos.

Nos membros inferiores o aconselhável é fazer: quadríceps na maquina, agachamento são os mais indicados, já nos membros superiores os mais indicados são: leg press elevado, flexões de bíceps sentado e tríceps.

Três homens musculosos, representando cada biotipo de corpo que o ser humano pode ter
Qual o seu tipo de corpo?

Mesomorfo

As pessoas que apresentam um biotipo de corpo mesomorfo tem uma estrutura óssea grande, músculos mais fortes, naturalmente um tipo físico de atleta.

Os mesomorfos apresentam um tipo físico que se encaixa melhor em atividades como o fisiculturismo e muitas outras atividades. Para pessoas com esse tipo de corpo é muito fácil ganhar e perder peso.

São naturalmente fortes, e isso ajuda muito na construção de músculos, o que deixa claro o predomínio dos músculos sobre  tecido adiposo e os ossos.

As características físicas típicas de pessoas com corpos mesomorfo são:

  • Tipo físico atlético;
  • Corpo forte, músculos definidos;
  • Padronagem de corpo de forma retangular;
  • Facilidade para ganhar músculos;
  • Ganham gordura com uma certa facilidade.

Pessoas com biotipo de corpo mesoformo respondem melhor a exercícios e treinos com peso.

A musculação para um mesomorfo é eficaz porque geralmente tem avanços e mudanças de forma muito rápida, principalmente quando iniciam treinos.

Uma desvantagem para pessoas com esse padrão de corpo é que ganham gordura de forma mais fácil que os ectomorfos, por exemplo. Ou seja: isso significa que os atletas mesoformos devem estar atentos ao consumo de calorias, caso não pretendam ganhar peso rapidamente.

De maneira geral uma combinação de treinos com pesos e cardiovasculares, são os mais indicados para os mesomorfos.

Devem treinar duas vezes na semana mesclando trabalhos com exercícios de peso e também cardiovasculares.

Os exercícios mais aconselháveis para pessoas com esse tipo físico são: remo, flexão com barra reta e exercícios que trabalham os ombros.

Endomorfo

O biotipo de corpo endomorfo geralmente apresenta as seguintes características: é suave e flácido e pessoas com corpo endomorfos adquirem gordura facilmente.

Esportistas com corpo endomorfo costumam ter bracos magros e pernas largas, seus músculos são fortes e potentes, especialmente nas pernas.

Por isso, a musculação para  endomorfos naturalmente apresentam maior potencialidade em exercícios que usam as pernas.

Características presentes em pessoas com padrão de biotipo de corpo endomorfo:

  • Corpo com padronagem redonda;
  • Ganham músculos e gorduras facilmente;
  • Dificuldade para perder gordura;
  • Metabolismo lento;
  • Dificuldade para definir os músculos.

Um ponto forte é que assimilam bem as proteínas, por isso geralmente não existe necessidade do uso de suplementos.

Em relação a musculação para endomorfos: geralmente pessoas com esse tipo físico tem facilidade em ganhar peso.

Infelizmente uma boa parte desse peso adquirido vem em forma de gordura, e não de músculos. Por isso, para ajudar no aumento de músculos em relação as gorduras é importante que pessoas com esse padrão de corpo realizem atividades aeróbicas.

Como os endomorfos tendem a ganhar peso, possuem maior quantidade de tecido adiposo em relação aos músculos e aos ossos.

Pessoas com esse biotipo de corpo devem deixar em segundo plano os exercícios com peso e investir em exercícios cardiovasculares. O recomendável seria algo como: dois dias de atividades físicas como corrida mesclados com bicicleta ou natação, por exemplo.

Devem investir em treinos que aumentem os gastos e queimem mais gordura.

Os tipos de corpos geralmente são combinados.

É difícil encontrar sujeitos que pertençam a um único biotipo de corpo.

Isso geralmente só acontece com pessoas que apresentam quadro de obesidade mórbida, que seriam um tipo clássico de endomorfos e as pessoas que apresentam quadro de subnutrição ou magreza extrema, considerados ectormorfos puros.

Geralmente pessoas com um peso normal apresentam a combinação de endomorfo e ectomorfo ou ectormorfo e mesomorfo.

Os endo-mesomorfos, geralmente são meio gordos ou meio atléticos e ganham massa muscular com agilidade.

Para eles o recomendado é um treno de intensidade alta e muita agilidade, ou seja: series gigantes, superseries ou series descendentes.

Não se deve preocupar com o treino excessivo porque geralmente armazenam uma quantidade grande de glicogênio, que acaba se convertendo em gordura.

O melhor para pessoas com esse tipo físico é se basear uma dieta que reduza os carboidratos e aumente o consumo de hortaliças e fibras, sendo que o plano alimentar para eles deve estar baseado em proteínas e gorduras saudáveis, pois só assim irão reter menos liquido.

Podemos pensar em uma variação com metade do consumo diário em proteínas e a outra metade dividida entre carboidratos e gorduras.

Já os ecto-mesomorfos apresentam dificuldade em ganhar músculos, porem um aspecto quase sempre favorável é a  facilidade em se manter definidos.

Treinar com muito peso e repousar bastante, deixando um bom espaço entre as seções e treinos além de estar atentos ao tempo de recuperação.

Uma proposta interessante de alimentação pra eles é: consumir uma grande quantidade de proteínas e outra parte equilibrada dividida entre os carboidratos e gorduras.

Afinal: que tipo de corpo você tem?

Depois de todas essas informações é possível que você já tenha conseguido identificar que tipo de corpo é o seu.

Levando isso em consideração é importante que você tente adaptar seus exercícios e sua dieta na intensão de otimizar seu treino e adptá-lo ao seu tipo de corpo.

Não custa lembrar que o ideal, antes de começar um treino novo ou mesmo uma dieta, é fundamental que essas mudanças sejam feitas com o acompanhamento de um profissional.

Outra questão que devemos ter em conta é que independente de qual for seu tipo de corpo é possível alcançar os resultados que queremos.

Com esforço, determinação e acompanhamento correto até uma pessoa super magra pode alcançar o corpo que deseja.

Ainda que seja mais difícil, quando estamos dispostos a trabalhar arduamente qualquer um pode chegar a alcançar os objetivos desejados.

Descobriu seu biotipo?

Agora que você sabe pode sair da sua poltrona, se exercítar e buscar alcançar o resultado ideal do seu tipo de corpo, sendo que a alimentação é parte importante nesse processo.

Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto Treinus ensina: 10 dicas importantes para sua dieta pré e pós treino e descubra dicas importantes de dieta para o seu treino!