Qualidade de vida

Como se motivar e buscar novos objetivos com o isolamento social?

single image

Provas adiadas, isolamento social, novas mecânicas para fazer exercícios e muita adaptação por conta do coronavírus. Com pouco tempo para resolver tudo, nossas metas e objetivos não contavam com essa nova perspectiva, o que acabou desanimando muitas pessoas. Assim, surge a questão de ‘como se motivar’ para tudo o que havia sido programado, ou como recalibrar as propostas para o ano de 2020.

Desde moldar novas tarefas, passar mais tempo com os familiares, até se permitir a ter mais tempo ou descanso, esses são os novos objetivos de alguns, contudo, muitos ainda não sabem como direcionar seus pensamentos para novos afazeres.

Você sabe como se motivar ainda na quarentena? Continue lendo para ter novas perspectivas!

Como se motivar?

Com o intuito de auxiliar a partir de propostas básicas e até novas descobertas, existem alguns caminhos a serem seguidos para recalibrar as motivações do dia a dia, a rotina e também o restante do ano. Seguem 5 conselhos:

Foque em você!

Para começar bem, novos objetivos requerem um autoconhecimento. Já parou para pensar qual está sendo o seu foco nos últimos dias? Seja em uma organização, um planejamento e até em novos hábitos e na prática de esportes adaptados para casa, o importante é perceber como estimular a sua qualidade de vida e bem-estar.

Muitos gostam de tirar um momento para ler, então, nesse caso, é bom criar um hábito rotineiro de leitura por alguns minutos durante o dia. Em outros casos, o ideal é procurar algo que seja prazeroso, o que vai acabar estimulando parte do seu dia. 

Seguem outras opções para que você possa escolher entre o que mais te agrada:

  • Buscar um novo cronograma
  • Estudar métodos de organização para que seu trabalho se torne mais orgânico
  • Adaptar sua antiga lista de objetivos para coisas que consigam ser feitas em casa.

Com um pouco de criatividade e com foco em você, muitos insights aparecerão para te motivar a seguir suas novas metas!

Tenha rotina

Um dos pontos que muitos estão discutindo é sobre a saúde mental, pois pessoas em isolamento podem desenvolver muito estresse e acabar afetando seu organismo. Para diminuir a rotina agitada, é necessário criar uma nova rotina que seja saudável para si.

Comece com alguns objetivos no dia, seja trabalhar e entregar alguns projetos, fazer atividade física ou cuidar do jardim. O foco é organizar seu tempo para não ficar perdido e também estipular um limite para tudo. Não ultrapasse e nem fique sobrecarregado com serviço, pois seu tempo de trabalho é fixo.

Com a organização, novas tarefas podem ser agregadas na rotina, então você estará apto para concluir tudo em um período de tempo específico. Além do mais, tendo organização você ganha praticidade, então desenvolve uma habilidade que poderá ser praticada quando a situação estiver normalizada.

Invista em habilidades

O conselho direto é focar em um novo objetivo! Um deles pode ser investir em uma habilidade que ainda não possui, sendo para o seu emprego ou para o lado pessoal, você pode escolher onde aplicar o novo conhecimento. Dentre as possibilidades, algumas são:

  • Comunicação não violenta
  • Saber dar e receber feedbacks
  • Estudar uma nova área em que você esteja curioso para investir
  • Fazer um novo esporte com um diferente propósito.

A lista é grande, então saiba em qual nova habilidade você deseja investir!

Seja honesto consigo

Outra dica é ser honesto nesse tempo! Saiba o que está ao seu alcance e não faça nada impossível. O foco aqui está nas pequenas conquistas, então não saia atirando para tudo quanto é lado. 

O momento não é fácil, tanto para adaptação quanto para buscar novos objetivos, sendo assim, saiba mediar a sua realidade com os seus propósitos, agora não é o momento para focar em algo inalcançável. Pode até ser um pouco difícil, mas invista em algo que não gere estresse.

Saia da bolha

Por fim, a dica final é não ficar no comodismo. Algumas pessoas já desistiram dos objetivos e estão levando os dias de forma arrastada. Outro caso são aqueles que não querem novas perspectivas e estão levando as que já tinham como podem.

Assim, saia da sua realidade um pouco e veja como o outro está na situação. Converse com amigos e familiares, veja o que está passando, pois um simples diálogo pode mudar o dia de alguém. Ainda, alguém pode usar você como inspiração, então não deixe a peteca cair e crie novos horizontes.

Se você é uma pessoa que passa por estresse, fazer meditação já é um novo caminho, só basta direcionar corretamente os seus anseios.

Vá para a ação!

Agora já está na hora de calibrar o período que resta de 2020 e fazer com que seu tempo renda e com que você tenha novas experiências, mesmo em casa. Crie novos horizontes, mesmo que simples, e invista na ação. Faça e veja os resultados.

E você, está motivado com a sua rotina? Conta aqui nos comentários!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados