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Treinus saúde: como parar de fumar correndo?

Treinus saúde: como parar de fumar correndo?
Este texto te ajudou?

Você é ou conhece algum fumante? Já ouviu a famosa pergunta: como parar de fumar correndo?.

Já não é de hoje que o cigarro perdeu o status de glamour que um dia teve.

Seus malefícios são amplamente divulgados e existem uma série de ações de governos e entidades de saúde ao redor do mundo para incentivar as pessoas a deixar o vício do tabagismo.

Como parar de fumar praticando esportes? E porque a corrida ?

A prática de corrida e outros esportes podem ajudam a parar de fumar, o sistema transportador de oxigênio é melhor trabalhado na corrida que em outras atividades.

Além disso, o cigarro empoe dificuldades na realização do exercício, o que obriga que o atleta tenha que optar por um dos dois hábitos.

como parar de fumar correndo?
Pare de fumar com a ajuda da corrida!

Se você tem o hábito de correr e fuma já deve ter se dado conta que é no momento da atividade que você mais sofre e sente os efeitos do tabaco e isso pode gerar um aumento na possibilidade do seu organismo conseguir se livrar desse vício, graças ao esforço intenso que é necessário durante a corrida.

Outra questão importante é a prática da corrida está associada a outros hábitos de vida saudáveis, que exige que o atleta não beba álcool, coma de forma correta e balanceada e pratique atividades ao ar livre.

O Cigarro é um dos principais problemas de saúde pública.

A maioria dos que se interessam em como parar de fumar, conseguem sem nenhuma ajuda externa, apenas com força de vontade, porém é uma pequena parcela que consegue permanecer por mais de 12 meses com abstinência ao vício.

A utilização de exercícios físicos pode ser essencial para quem quer saber como parar de fumar e nunca mais voltar porque também reduz os riscos cardiovasculares. Além disso, a corrida é um exercício muito apropriado para abandonar o cigarro por se tratar de uma modalidade aeróbica, o mais associado com a proteção do coração.

Parando de fumar e começando a correr

Para atingir uma adaptação plena aos exercícios é preciso que a pessoa inicie os treinamentos pouco a pouco.

Para adaptar nosso corpo a nova atividade é necessário tempo, que normalmente pode demorar uma média de três meses, dependendo das características físicas de cada pessoa.

Nessa fase de adaptação não é bom que o foco seja a corrida de velocidade, o melhor mesmo é ganhar fôlego e preparo para logo após poder enfrentar uma corrida completa.

Para atingir esses objetivos o ideal é um treino combinado entre corrida e caminhada. Pode ser, por exemplo, dedicando-se a três minutos de caminhada e um de corrida ao longo de meia hora. Assim, pouco a pouco aumentando a carga de corrida, e diminuindo a de caminhada.

Uma observação importante: contar com um acompanhamento profissional pode te ajudar a alcançar seus objetivos de forma mais eficiente.

A medida que passar o tempo já é possível ir ganhando forca e resistência, isso auxilia a aumentar o tempo de corrida até que seja possível aguentar um treino de uma hora seguida, ou até mesmo melhorar a forma física para chegar a correr distancias maiores como a de dez quilômetros, ou até mesmo uma meia maratona. Já escrevemos (ou escrevi)  sobre esse tipo de prova aqui.

Assim o organismo já estará desintoxicando de todos os resíduos que o cigarro pode ter deixado. É só eliminando a nicotina que será possível que cada sujeito deixe de sentir a necessidade de fumar.

O processo físico que elimina os resíduos que o cigarro deixo no corpo é até relativamente rápido (algumas mudanças podem ser sentidas em poucas horas após o abandono da pratica), mas o psicológico pode demorar muito mais para se acostumar a nova rotina.

A corrida e uma das melhores maneiras de esquecer o vício de fumar, visto que ajuda a encontrar o melhor de si mesmo durante o treino, além de ser uma boa forma de se desconectar e acabar com a ansiedade que pode aparecer com a falta das substancias que o fumo possui.

Depois de vencida essa primeira fase e encontrando o melhor de si mesmos praticando esportes não se sente mais a necessidade de voltar a fumar. Forca e foco, sempre!