Qualidade de vida

Como é possível melhorar o humor com a prática esportiva?

single image

Praticar exercício físico por lazer e ter qualidade de vida ou investir para virar atleta profissional? Em ambos os casos, a atividade física vai impactar positivamente na sua rotina, e uma das áreas afetadas é a disposição no dia a dia. Para perceber os seus benefícios, é necessário entender como o esporte afeta o humor e como é possível garantir uma melhora na saúde, seja da mente ou do corpo, com a frequência na rotina esportiva.

Deseja saber de que jeito o esporte afeta o humor e como ter aquele gás diário para ter um dia ativo? Então continue aqui para saber como!

Como o esporte afeta o humor?

O humor pode ser definido como as emoções que irão ser sentidas durante o dia, ou seja, se você está atarefado e com a cabeça cheia de informação, é bem provável que no final do dia esteja com estresse e bem cansado, ainda mais se o trabalho drenar a sua energia. Como impacto, a produtividade pode cair e o seu sono pode ser afetado por não conseguir desligar um pouco as informações que passam na sua cabeça.

E como o esporte pode auxiliar nestes casos? A rotina esportiva tende a amenizar a carga de pensamentos, então ela ajuda a afastar as preocupações do seu trabalho, focando apenas no que está acontecendo no momento da prática. Por acaso você já viu um corredor ou ciclista fazendo os exercícios com a cara brava?

Isso acontece, pois os esportes que foram citados podem ser feitos em contato com a natureza, então terão paisagens para apreciar, além de poder realizar os exercícios com música, o que ajuda a passar o tempo. 

Outro fator é que, durante a prática, os atletas irão começar a ter a sensação de bem-estar e isso acontece porque o cérebro está liberando alguns hormônios na corrente sanguínea, o que causa essa surpresa ao movimentar o corpo.

Ou seja, se você tem uma rotina agitada e seu humor varia muito, praticar algum esporte pode ser a solução ideal para mudar alguns hábitos!

Os hormônios e a relação com o humor

Um dos pontos principais ao relacionar o esporte com o humor é sua ligação com os hormônios, vez que praticar atividade física implica em uma produção e liberação hormonal no organismo. Como impacto, a sensação de bem-estar chega durante e depois de praticar exercício, como foi dito logo acima.

Essa liberação hormonal vai impactar diretamente a sua vida, desde a melhora da concentração e da memória, até ficar bem humorado. Sabe aquelas pessoas que começam trabalhando com um sorriso no rosto? É bem possível que elas amanheçam investindo no exercício físico ou alguma prática que ajuda no controle do humor, como a meditação.

Em todos os casos, a sensação de felicidade é garantida com o esporte, então se deseja ter essa disposição, além de melhorar a autoestima e reforçar a imunidade, invista numa prática esportiva que seja viável e prazerosa para você!

Relações com a saúde mental

Um dos hormônios que serão liberados durante a prática esportiva é a endorfina, sendo responsável por regular as emoções e melhorar a disposição física. Além disso, a endorfina ajuda na motivação e performance do atleta, o que faz com que ele continue na atividade. Ou seja, está diretamente ligada com a sensação de realização!

Outra relação é o combate de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão. Ao ter uma rotina esportiva regular, o corpo vai reagir de maneira mais saudável, o que ajuda a evitar esses tipos de problemas, auxiliando no controle da saúde mental do atleta.

Você pode conferir um pouco mais da relação entre a endorfina e o corpo no infográfico abaixo: 

O humor no dia a dia

Percebeu que o esporte influencia diretamente no seu humor e que é possível ter uma rotina mais ativa e sem estresse movimentando o corpo? Uma rotina de atividade física frequente vai garantir não apenas uma melhora na qualidade de vida, mas também irá impactar diretamente nas suas relações nos espaços que frequenta. Ou seja, você terá mais paz e cabeça para lidar com tudo que acontece.

Não só o esporte vai entregar esses benefícios, mas investir em certas atividades garante que você tenha mais resistência durante o dia, evitando os cansaços ou a falta de produtividade. Realizar exercícios que aumentam a frequência cardíaca é uma boa opção!

E não pense que só esportes de alta intensidade terão resultados! Caso a sua realidade seja fazer algo mais calmo e que gere resultados, praticar yoga, por exemplo, será uma ótima opção para evitar estresse e melhorar a qualidade do sono.

Em resumo, invista no esporte para melhorar o humor!

Espero que tenham gostado do conteúdo. Para receber artigos semelhantes, é só assinar a nossa newsletter!

Referência

Os oito principais benefícios mentais do esporte


Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados