Práticas esportivas

5 dicas essenciais para melhorar o desempenho na corrida!

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O sonho de muitos corredores é, na medida do possível, aumentar seu pace, melhorar a resistência nas provas e claro, ser reconhecido pelo seu talento. Contudo, muitos não sabem como melhorar o desempenho na corrida.

Separamos então 5 dicas essenciais para te ajudar a melhorar o desempenho na corrida. Porém, vale lembrar que as dicas não substituem o auxílio de um treinador de corrida!

Como melhorar o desempenho na corrida?

É importante ter em mente que não existe fórmula milagrosa para melhorar o desempenho na corrida, mas sim adaptações para a sua rotina de exercícios. Sendo assim, seja uma alimentação mais adequada ou sono regular, o foco é ter concentração e pé no chão para conseguir os resultados.

Aquecimento dinâmico

Muitos nem ao menos alongam quando fazem a prática de corrida. O erro já começa por aqui! O recomendado são os aquecimentos dinâmicos, pois eles ajudam na flexibilidade da fibra muscular, além de auxiliar na transição entre corpo inativo (sem fazer algum exercício) para a prática em si. Eles ainda promovem o aumento de amplitude e velocidade do corredor, ajudando ‘acordar’ o corpo do atleta. 

O alongamento é uma parte fundamental para aumentar seu desempenho, pois além de ‘esquentar o corpo’, ele já prepara ou dá um ânimo inicial para seu treino, além de auxiliar na prevenção de lesões.

Contudo, muitos optam pelo alongamento estático, fazendo uma sequência parada, podendo não realizar de maneira adequada. Veja com o seu treinador qual a melhor saída para o seu treino.

Correr sempre em ritmo confortável

Alguns corredores iniciantes, ao darem seus primeiros passos excedem os limites dos seus corpos, correndo em velocidade superior que suportam. Esse excesso, ainda mais para quem não possui conhecimento corporal, começa a machucar o organismo e o corpo em diversas formas, como o cansaço, estiramento muscular, lesões no joelho e por assim adiante.

Antes de mais nada, busque auxílio profissional para saber se correr é o melhor exercício para você. Em segundo, corra em ritmo confortável para melhorar o desempenho na corrida.

Escolher um tênis confortável e adequado

Basicamente a melhor dica de como melhorar o desempenho! Escolher um tênis de corrida adequado para o seu treino é essencial. Seja para correr na rua ou na academia, um par ideal precisa ser confortável para realizar as atividades.

O impacto desse instrumento é tão grande, que muitas das lesões que a corrida ocasiona podem ser evitadas com um tênis confortável e adequado.

Usar roupas adequadas

Outro tópico que pode parecer besteira, contudo necessita ser dito. Usar roupas adequadas para correr é muito importante, tanto para evitar atrito, como para ajudar a render e não cansar rápido. Não tente correr com tecidos pesados como o jeans. Ele não é recomendado, além de, em pouco tempo, prejudicar seu desempenho nos treinos.

Opte por tecidos leves e próprios para a prática esportiva, tanto na blusa como no short, o conforto é essencial. Não pense que para correr é necessário estar com roupas bonitas, pois a prática não tem esse foco!

Dosar a velocidade

Mesmo tendo como uma das dicas correr em ritmo confortável, nem sempre terá que ser assim! Para ter um maior desempenho, é necessário aumentar a velocidade, mas essa evolução deve ser feita aos poucos e, se possível, acompanhado por um profissional, como um assessor de corrida.

De nada adianta saber que é necessário evoluir mas não conhecer seus limites e também não saber como está seu rendimento. É por essa necessidade que correr em ritmo confortável é recomendado, para assim não prejudicar seu corpo. Contudo, para aumentar técnica e se destacar, é necessário novas doses de velocidade!

Vamos melhorar o desempenho na corrida?

Aqui estão as 5 dicas que achamos essencial para melhorar o seu desempenho na corrida, seja ela de rua ou não! Estar ciente das ações é importante, então corra de forma saudável e regular, para ter melhores hábitos de vida. Sempre busque o auxílio profissional, seja por uma assessoria ou um médico para regular ao menos sua dieta. 

Estar correndo já é incrível, mas ter um desempenho adequado é sensacional!

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