Qualidade de vida

5 dicas de sucesso que vão te ensinar a como melhorar a imunidade!

single image

Vida agitada, falta de planejamento e poucas refeições de qualidade, uma hora ou outra, as defesas do organismo podem enfraquecer, gerando possíveis doenças ou infecções. Pensando nisso, qual seria o caminho para aprender a melhorar a imunidade e evitar problemas futuros?

O sistema imune, caracterizado por proteger o corpo contra ameaças externas, precisa de força para combater agentes invasores. E para ajudá-lo, todos podem realizar boas práticas para que ele esteja fortalecido, garantindo, assim, saúde e bem-estar.

Por isso, se você quer saber como melhorar a imunidade de forma eficaz para se prevenir de possíveis enfermidades, fique aqui para descobrir! 

O que caracteriza o sistema imunológico?

O sistema de defesa corporal nada mais é que uma série de mecanismos que visam a proteção do organismo contra ameaças, sendo vírus, bactérias, substâncias tóxicas e células nocivas as mais comuns. Também, ajudam no combate de radicais livres, moléculas que envelhecem o corpo de dentro para fora.

Para isso, é preciso seguir algumas boas práticas para que ele esteja regulado, logo, hidratar o corpo com frequência, utilizar protetor solar, comer bem e se exercitar são alguns fatores que ajudam no devido funcionamento da imunidade.

Isso porque, com a manutenção adequada das defesas internas, é possível manter as funções biológicas em alto nível, ou seja, recuperar o corpo de áreas lesionadas por agentes patógenos e células cancerígenas. Assim, pode-se garantir a homeostase e evitar as seguintes doenças:

  • Amigdalite.
  • Estomatite.
  • Gripes e resfriados.
  • Herpes.
  • Infecções gerais.
  • Otites.

É possível adquirir imunidade?

Por mais que bons hábitos sejam essenciais para manter a imunidade em dia, saiba que ela pode ser adquirida de outras formas.

Naturalmente, existe a defesa inata, que é desenvolvida desde o nascimento. Ela serve para gerar uma resposta ampla ao organismo, porém, não garante proteção contra todas as formas de infecções que temos no mundo. 

Para resolver esse problema, existe a imunidade adquirida, um modo de criar anticorpos contra uma ameaça patógena. A forma mais comum é a vacina, que expõe o organismo a uma baixa dose desse agente, para, assim, gerar uma resposta lenta de defesa organismo, garantindo a proteção da saúde.

Baixa imunidade

Como visto, existem uma série de fatores que podem determinar a qualidade das defesas do corpo. Contudo, é preciso estar atento a outros precedentes, pois existem origens socioculturais e econômicas que afetam o organismo, gerando a famosa baixa imunidade. As mais comuns são:

  • Falta de uma alimentação rica em nutrientes e minerais.
  • Ausência da higiene do sono.
  • Muitas cobranças no trabalho e na vida pessoal.
  • Excesso de serviço.
  • Demandas feitas sob estresse.
  • Falta de hobbies e atividades de lazer.
  • Sedentarismo.
  • E outros fatores.

Ou seja, para aprender a como melhorar a imunidade, é importante ter um olhar geral da vida, para, assim, respeitar os limites e buscar boas práticas que evitem a autossabotagem. A prevenção sempre é o melhor remédio!

Como melhorar a imunidade?

Existem inúmeras maneiras para melhorar o desempenho do sistema imunológico. Desde ter o cartão de vacina em dia, até uma boa noite de sono, são diversos fatores que ajudam a otimizar a defesa do organismo, e abaixo você confere 5 práticas que vão transformar a sua rotina:

Fundo amarelo com círculo violeta dividido em 5 partes, contendo passos simples para melhorar a imunidade

1. Tenha uma rotina esportiva ativa

Não é segredo que o esporte transforma a vida de todos que começam algum exercício físico. E claro, a melhora da imunidade não iria ficar de lado!

Ao manter-se ativo, o metabolismo responderá melhor, afinal, ele irá liberar uma série de moléculas que estimulam a produção de anticorpos, logo, é possível proteger o corpo contra agentes invasores, além de combater de vez o sedentarismo!

Também, a prática contínua melhora a relação consigo, pois além de enxergar a si mesmo com mais beleza, você passa a tomar conta de toda a saúde, afinal, está com mais consciência sobre cuidados pessoais básicos.

2. Consuma alimentos de A a Z

Em paralelo com o primeiro item, uma alimentação completa, saudável e equilibrada é a chave do sucesso para melhorar a imunidade. Isso porque, por consumir todos os macro e micronutrientes necessários no dia, o organismo consegue aproveitar ao máximo todas as fibras, proteínas e minerais presentes nas comidas.

Por outro lado, alimentação saudável não quer dizer restrição! Boa parte das pessoas que consomem industrializados com frequência podem apresentar inflamações por causa da ingestão exagerada de embutidos e ultraprocessados, ocasionando em problemas frequentes, como a baixa imunidade.

O ideal é ter acompanhamento profissional, para que, assim, consuma os alimentos de A a Z, mas que também mantenha no cardápio aquela comida que não pode faltar para te fazer feliz!

3. Carregue consigo uma garrafa d’água

De nada adianta comer bem e fazer exercícios físicos se a hidratação não estiver em dia! 

A água é um elemento essencial quando se trata de como melhorar a imunidade, afinal, ela é a grande responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as células. Ou seja, com esse líquido presente no corpo nas devidas proporções, é possível ter saúde e equilíbrio.

4. Crie hábitos saudáveis

Hobby e lazer são sinônimos de boa imunidade, afinal, com um cérebro equilibrado e sem estresse, é possível ter qualidade de vida!

É comum no imaginário corporativo descansar apenas se possível, mas, se você deseja ter produtividade, precisa aprender a descansar a mente e não guardar emoções negativas para si. O ideal é ter acompanhamento psicológico, mas saiba que pequenas atitudes já podem trazer bons resultados. Você pode, por exemplo:

Inclusive, hábitos saudáveis dizem respeito a como você trata o seu corpo, então não fume, beba moderadamente, evite ficar parado e não passe muito tempo em frente a telas eletrônicas!

5. Faça a higiene do sono

Por fim, a dica de ouro que muitos ignoram é a higiene do sono, que nada mais é do que uma série de hábitos noturnos que garantem a boa recuperação do corpo e cérebro.

Se você apresenta dificuldades na hora de dormir e já acorda com indisposição, o ideal é buscar ajuda de um médico neurologista para analisar as possíveis causas deste problema e, assim, otimizar as defesas do corpo. 

Contudo, se quer aprender desde já a como melhorar a imunidade, adote as práticas a seguir:

  • Durma pelo menos 8 horas por dia.
  • Pare de usar dispositivos eletrônicos 1 hora antes de dormir.
  • Não tenha televisores no quarto que descansa.
  • Evite o consumo de bebidas e alimentos psicoestimulantes.
  • Não se automedique.

Como visto, é possível cuidar da saúde de forma simples, desde que esteja disposto a investir em hábitos que beneficiam a qualidade de vida. Espero que tenha gostado do conteúdo!

Referência

O que fazer para aumentar a imunidade? Entenda aqui!