Transpire | Blog Treinus

Dicas sobre treinamento esportivo, saúde, qualidade de vida e muito mais

Como incluir a academia na rotina

Início de ano e a gente sempre planejando as mudanças que queremos para nossa rotina, não é verdade?! Seja para começar uma atividade física no próximo ano, ou mesmo para adicionar a academia a sua rotina de exercícios, é importante sempre ter foco e saber esperar os resultados. Mas afinal, o que devemos saber para colocar a academia na nossa rotina e principalmente manter essa atividade física como uma constante em nosso cotidiano?
Conte com o apoio de um profissional.

Não é simplesmente colocar uma roupa de academia e ir malhar. É normal que a gente se sinta um pouco perdido quando vai iniciar uma nova atividade, por isso é sempre importante contar com um profissional. Além da motivação que ele te dará para realizar as atividades, o monitoramento de quem está qualificado impede que haja lesões e outros problemas que podem decorrer nesse tipo de prática. Procure esse profissional e avise sobre seus objetivos com aquela atividade (emagrecer, ganhar massa, tonificar, enfim). Siga as dicas e tenha foco no seu objetivo. No começo é mais difícil, mas depois você acostuma e a atividade pode (e deve!) se tornar prazerosa.

Não tenha vergonha ou pense que os outros estão te olhando.

Quando a gente chega em qualquer ambiente novo a tendência é sempre pensar que estamos sendo reparados ou ficar inseguros com a nova atividade física. Mas não pense que as pessoas vão estar te olhando para reparar como você faz cada exercício. Apenas o profissional contratado que fará isso, e é bom que ele faça. Geralmente esses sentimentos de que estamos sendo vigiados são neuras. As pessoas da academia estão ali para fazer o mesmo que você: treinar. E raramente ficam reparando no modo como as outras estão se exercitando: a não ser que esteja rolando um flerte.

Não tenha pressa.

É fundamental que você entenda que nosso corpo precisa de tempo de adaptação e que a progressão só se efetivará se você cumprir os seguintes pontos: treinar corretamente de forma ordenada e organizada, obter uma boa nutrição através da sua alimentação e descansar o suficiente. É muito provável que se você não cumprir com alguns desses pilares não consiga ver seus objetivos. Não dá para confundir ou misturar objetivos também: ganhar massa e eliminar gordura com o mesmo tipo de série, por exemplo. Para cada objetivo deve existir um plano de treinamento específico.
Aproveite o seu treino.

É fundamental que a gente aprenda a aproveitar cada treinamento que a gente for fazer. Dia após dia é importante tentar ao máximo fazer com que essa rotina seja prazerosa. Ou seja: aproveita cada dia, cada treino e também o seu tempo ocioso, pois eles serão fundamentais para que a cada dia você esteja mais próximo da sua meta.
Escolha a melhor academia para você.

A academia deve ser um lugar onde você se sinta bem. Afinal: o objetivo é frequentá-la com frequência e disciplina. Por isso escolha de forma adequada onde irá treinar: leve em consideração a estrutura e o espaço, a distância da sua casa ou trabalho, os valores e a equipe de profissionais que trabalham nela. Não adianta nada escolher uma academia que ache bacana, mas que a distância seja muito longa e o trajeto acabe te desestimulando, não é verdade!? Ou mesmo escolher um lugar de julgou bacana, mas, depois de três meses perceber que as mensalidades estão prejudicando seu orçamento.

Tenha iniciativa!

Essa não deve ser uma meta só para o início do ano, muito menos somente para a atividade física, mas para toda a vida. Sem iniciativa não chegamos a nenhum lugar. Tomar a decisão de fazer algo pelo seu corpo, sua saúde e por uma mudança na qualidade de vida é uma decisão pessoal que deve ser tomada não como uma obrigação, mas como um desejo sincero de mudança de vida.

Sobre o autor: treinus