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Como evitar lesões no joelho

Nesse artigo você entenderá como desgastar os joelhos o mínimo possível durante a atividade física.

Como evitar lesões no joelho
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Quando praticamos exercícios podemos ter como objetivo melhorar nossa força, velocidade, potência, resistência, agilidade, perder peso e muitas outras finalidades.

Porém, quase nunca nos lembramos de partes do corpo que são fundamentais pra nossa mobilidade. O joelho é uma delas e geralmente só nos atentamos a ele quando sentimos dores ou até mesmo sofremos alguma lesão.

É comum darmos atenção ao quadril, ao bíceps, aos braços, pernas e costas e todas as regiões que queremos tonificar e trabalhar. Porém, quase nunca nos lembramos das articulações que são peças chaves para nossa movimentação, e o joelho é uma delas.

Nesse artigo você entenderá como desgastar os joelhos o mínimo possível durante a atividade física.
 

Exercício físico e bem-estar 

A gente já sabe que praticar exercícios físicos faz muito bem para saúde. E os benefícios de uma vida saudável (que incluem a alimentação saudável e a pratica de atividades físicas) são evidentes para todos.

Porém, antes de estarmos completamente adaptados a rotina de exercícios temos que ter ciência que praticar algumas atividades de forma intensa podem trazer alguns riscos para a saúde. Alguns esportes e praticas de atividades físicas acabam submetendo algumas partes do corpo ao desgaste.

 

Cuidando das articulações 

Se você deseja cuidar das articulações, músculos e tendões é importante combinar esportes aeróbicos com exercícios de força e atividades que melhorem a resistência dos tendões e ligamentos.

Desse modo você fortalece suas articulações, o sistema muscular e esquelético.
 

É fundamental não esquecer os alongamentos e aquecimentos 

Eles devem fazer parte da sua rotina habitual de treino, principalmente se você deseja prevenir lesões. O acompanhamento de um profissional que fará observações e estudos biomecânico do tipo de exercício que você esta realizando (tanto na intensidade como na duração) também garantirá que você não fique sobrecarregado durante a atividade física.

 

Principais lesões nos joelhos 

O joelho em perfeito estado é peça fundamental para caminhar, pedalar, correr, nadar, pular, agachar e muitas outras atividades corporais. Porém, essa é uma das partes mais delicadas do nosso corpo, por conta  da sua estrutura e tamanho.

As lesões no joelho podem se originar por motivos variadas e são desde simples incômodos até dores intensas que podem necessitar inclusive de intervenção cirúrgica.

Essas lesões vem de sobrecargas nos exercícios (produzidas pelo uso excessivo do tecido que vai desde o quadril até o joelho) ou mesmo por tendinites, que são inflamações ou degenerações nos tendões.

O que pode ser mais grave são as lesões dos ligamentos, que podem inclusive se romper. Essas lesões são produzidas pois os joelhos são uma das partes mais expostas do nosso corpo durante a realização das atividades, seja por acidentes, mal uso das técnicas de treino ou escolha de tênis inadequados para as praticas esportivas.

Saiba mais como escolher um tênis adequado para a corrida
 

Como prevenir lesões nos joelhos 

As lesões mais difíceis de se prevenir são as causadas por acidentes. Já que nesse caso algo não planejado causa o incomodo ou dor.

Porém, de modo geral há incômodos e mal-estares podem ser prevenidos com algumas precauções:

– Faça o aquecimento de forma correta antes de praticar esportes

–  Pratique sempre exercícios de fortalecimento dos músculos das pernas (como caminhadas, subidas em escadas ou mesmo a bicicleta).

– Aumente de pouco em pouco a força e a intensidade das atividades

– Utilize tênis adequado para cada tipo de prática

– Pratique exercícios como natação ou ciclismo de forma adequada (já que essas atividades evitam o impacto que os joelhos podem sofrer)

– Trabalhe os joelhos com foco no fortalecimento e equilíbrio

Deu para perceber que o joelho é uma parte do corpo que está propícia a sofrer durante nossas atividades. O mais importante para evitar qualquer problema mais grave é não sentir dores ao realizar os exercícios. Caso elas apareçam, o recomendável é consultar um especialista para identificar qual é o problema real que seu corpo está sofrendo.

Gostou desse texto e tem alguma dica pra evitar dores nos joelhos? Conta pra gente nos comentários!

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