Transpire | Blog Treinus

Dicas sobre treinamento esportivo, saúde, qualidade de vida e muito mais

Sou iniciante em corrida, como escolho a minha primeira prova?

A corrida é sem sombra de dúvidas uma das modalidades esportivas que vem ganhando cada vez mais adeptos e para você que se interessa escolher a primeira prova de corrida pode ser um desafio.

Se você pensa em começar esse tipo de atividade continue lendo e veja algumas dicas importantes para escolher sua primeira prova.

A escolha da primeira prova é fundamental para que a experiência seja satisfatória e não traumática.

Por isso, não deixe a emoção atrapalhar a sua escolha. Antes de escolher é importante analisar o ritmo, a estratégia, a logística e até mesmo a organização do evento.

Existem vários tipos de provas, que vão desde corridas amadoras até maratonas, é importante saber por onde começar e traçar uma meta real, por isso, veja os tipos de prova no artigo publicado aqui no blog sobre como se preparar para a primeira maratona.

Um bom começo é ir se preparando bem, porque o treinamento é uma etapa fundamental antes da escolha da prova.

Não faz nenhum sentido correr 2 quilômetros no treinamento e escolher uma prova de 10, não é mesmo!? Além disso, é fundamental ter roupas e tênis adequados para a atividade.

Varias pessoas correndo sua primeira prova de corrida

Como escolher minha primeira prova de corrida?

Escolha uma competição bem organizada para sua primeira prova de corrida.

A estrutura de apoio, com acompanhamento médico, hidratação no trajeto, percurso sinalizado e a competência da organização da prova devem ser considerado como fatores muito mais decisivos que as belas fichas de identificação e boas camisas numeradas para o percurso.

Uma outra dica é escolher a primeira prova de corrida que aconteça em uma cidade com clima e condições geográficas parecidas com a que você realiza seu treinamento.

Afinal, os fatores climáticos e a topografia podem ser decisivos para que não aconteçam imprevistos depois que for dada a largada.

Além disso, o deslocamento para uma cidade vizinha e o fato de provavelmente ter que dormir fora de casa, ou acordar muito mais cedo podem aumentar a insegurança e o nervosismo.

A identificação do corredor com a primeira prova de corrida e a logística.

Tenha em conta que sua primeira prova de corrida deve ser amigável, afinal, é bem provável que os corredores fiquem nervosos e ansiosos, até porque é a primeira prova!

Por isso, quando mais divertida e leve a primeira prova de corrida for, maiores são as chances da primeira experiência em corrida ser agradável e motivante para as corridas seguintes.

Sobre a logística: é quase regra que escolher uma primeira prova de corrida mais simples, em terrenos planos, pode ser o mais aconselhável, viável e até menos exaustivo fisicamente e emocionalmente.

Esse fator fica mais evidente se você está se preparando para essa primeira prova de corrida sem o apoio de uma equipe para dar suporte e orientação.

Monte um bom cronograma de treinamento.

Busque um bom profissional, ou uma boa assessoria esportiva e planeje-se bem até o dia da prova, afinal o acompanhamento até o inicio da prova é fator decisivo.

Converse com seu treinador para que vocês possam adequar sua planilha de treinamento de acordo com a sua meta.

Pense na ideia de conversas com outros competidores, tanto os que já correm a mais tempo, como os que participaram de outras edições da prova que você deseja correr.

Ainda que não seja uma tarefa fácil administrar o grande número de corredores nas provas, o mercado conta com empresas que tem cumprido essa tarefa muito bem.

Foi dada a largada. E agora?!

Antes da largada esteja alimentado de acordo com sua dieta, e bem hidratado. Não se esqueça de se hidratar também durante o percurso, por mais que ele seja reduzido.

O aconselhável para a primeira prova é optar por percursos de 5km, seja caminhando, ou correndo.

Não desespere! Não dispare se por algum motivo perceber que está fora do seu tempo, siga seu ritmo para seu corpo aguentar concluir o percurso. Se durante o treinamento você caminhou mais que correu, repita isso na hora da prova.

O que você achou das dicas para sua primeira prova? Gostou? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também aprendam sobre o assunto!