Práticas esportivas

Tudo o que você precisa saber para escolher uma assessoria esportiva

single image

Ter acompanhamento profissional é uma necessidade no meio esportivo. Desde um nutricionista para regular a alimentação até um profissional da Educação Física que guie os treinos, a assistência garante que não haja carências na rotina do atleta. Entre as opções e demais investimentos, é essencial saber como escolher uma assessoria esportiva.

Ela, além de garantir supervisão, vai auxiliar o atleta em muitos quesitos. Por acaso você sabe como escolher uma assessoria esportiva e quais os benefícios de estar sendo acompanhado por uma? Fique aqui para saber mais!

O que é uma assessoria esportiva?

Uma assessoria esportiva é um meio de acompanhar o atleta e suprir as carências de um treino, seja pelo devido acompanhamento ou pela otimização da rotina esportiva. Sendo assim, ela vai assessorar alguém de acordo com seu perfil e objetivos.

Entre as características mais comuns, temos o treino personalizado, objetivos definidos de acordo com a individualidade de cada atleta e até o acompanhamento presencial para não ter nenhum tipo de lesão. Além disso, o treinador que ajuda neste processo garante um conhecimento da técnica, então não há sobrecarga no atleta.

Benefícios de uma assessoria esportiva

Uma assessoria vai entregar muitos benefícios, que vão desde o acompanhamento personalizado até suprir a carência do treino. É essencial entender que a assessoria será um meio, então o trabalho não é feito apenas por ela. O atleta, ao contratar o serviço, também precisa fazer sua parte para ter os benefícios.

Um dos principais pontos é a técnica apurada do treinador, pois como o foco da assessoria, em sua maioria, é apenas uma modalidade esportiva, a equipe vai conhecer nos mínimos detalhes o que deve ser feito, o que é necessário evitar e como evoluir na prática. Sendo assim, conforto e segurança são alguns dos benefícios ao contratar uma assessoria.

Fora isso, ela ajuda o atleta com motivação e treino personalizado, então a prática vai estar de acordo com seu perfil e necessidade, não sendo genérico, o que garante bem-estar e a sensação de eficácia em cada treino.

A lista de benefícios é enorme, contudo cada atleta vai perceber as vantagens quando tiver o devido acompanhamento. E, para isso, é necessário saber como escolher uma assessoria esportiva!

Como escolher uma assessoria esportiva?

Se a sua dúvida é sobre como escolher uma assessoria esportiva, aqui vão 6 dicas para te ajudar no processo. Vale lembrar que buscar um profissional e equipe adequados é o mínimo para o seu desempenho como atleta, então exija qualidade e segurança ao escolher a melhor opção para você.

Seguem as 6 dicas para te ajudar a escolher uma assessoria esportiva:

1. Verifique os planos

As assessorias esportivas irão variar bastante os preços, ainda mais se a região em que você vive tiver uma demanda alta. Sendo assim, além do espaço e os profissionais estarem de acordo com as suas necessidades, um primeiro passo é averiguar se a mensalidade ou os planos vão caber no seu orçamento.

Vale ressaltar que estar em uma assessoria é investir um dinheiro que em médio e em longo prazo terá um retorno, então além de verificar a melhor opção (ou as melhores opções), tenha em mente que o gasto monetário é essencial. O investimento também terá impacto na sua carreira esportiva!

2. Saiba o tipo de modalidade

Mais um ponto necessário antes de ingressar na assessoria é saber o tipo de modalidade que irá fazer. Será corrida com foco na prática em rua, acompanhamento em exercícios voltados para o bem-estar ou deseja ter um profissional do seu lado porque vai participar de uma maratona?

Cada assessoria terá um foco para os atletas, então além de verificar o espaço e os planos ofertados, é essencial conhecer as modalidades que são o foco do local. Assim você garante otimização na rotina esportiva, além de ter em mente que está no espaço ideal para as suas necessidades.

3. Conheça o profissional!

O ponto mais importante nas buscas em como escolher uma assessoria esportiva é conhecer o profissional, isso é de extrema necessidade para a sua evolução! Como o investimento é feito para a sua carreira e o acompanhamento é feito para evitar lesões e evoluir na prática, faça uma busca dos profissionais das assessorias que estão chamando a sua atenção.

Verifique se o treinador é um profissional da Educação Física, qual o estilo de treino e as competências que chamam atenção ao contratar os serviços dele. Só assim você consegue garantir qualidade pelo que está pagando.

Se o objetivo de uma assessoria é cuidar do atleta e acompanhar os treinos para evitar lesões, veja se o treinador está apto para suprir as necessidades básicas, tanto do serviço como as suas.

4. Entenda as prescrições dos treinos

Cada assessoria ou treinador terá um modo para passar a planilha de exercícios, e claro que cada uma vai chamar a atenção de certos grupos. Se o seu foco é agilidade e adaptação fácil nos treinos, as assessorias que utilizam algum aplicativo para a prescrição dos treinos vão chamar a atenção, pois além do conforto é de fácil acesso.

Contudo, caso não se importe com algo mais otimizado e deseja apenas um disparo, seja por e-mail ou telefone, é só buscar as assessorias que trabalham com esse método. O foco, além da comodidade, é contratar um serviço que seja de fácil leitura ao treinar. Sendo assim, escolha a melhor opção de acordo com a sua realidade.

A única ressalva para os modelos de prescrições não digitais vai para o atraso do treino ou a não entrega das prescrições, então caso a assessoria não utilize um app ou programa para facilitar as planilhas, veja se ela entrega nas datas corretas os treinos de cada atleta da assessoria.

5. Exija acompanhamento

Na sua busca de como escolher uma assessoria esportiva, além de conhecer o profissional, é essencial saber as características do acompanhamento. O treinador realiza anamnese e demais testes de avaliação física? Ele corrige erros como a passada durante um treino supervisionado? Por acaso oferece treinos coletivos com os demais atletas da assessoria?

É importante ter estes pensamentos, pois assim você garante que o acompanhamento está sendo eficaz. A assessoria é um investimento para evoluir no esporte, trazendo autoconhecimento e demais benefícios e, para isso, o acompanhamento é necessário para perceber todas essas questões. Não tenha medo de pedir e exija a devida assistência profissional!

6. Seja honesto

Por fim, um pilar importante na relação com a assessoria é a comunicação clara e honesta. O acompanhamento é para melhorar o rendimento e, por isso, você também precisa cumprir com o seu papel.

Seja honesto, fale das suas dificuldades e também diga quando não for treinar, pois a planilha é pensada no rendimento ao longo dos treinos. Caso haja algum imprevisto, seja pessoal ou não, avise e reponha o treino posteriormente.

A evolução vai além do acompanhamento profissional, ela também depende da sua dedicação com a modalidade escolhida.

Agora é com você!

Agora que já sabe como escolher uma assessoria esportiva, basta investir e começar a perceber os benefícios na sua rotina. O acompanhamento é essencial para evoluir no esporte, então lembre-se dos demais profissionais durante a sua carreira.

Busque um nutricionista para não ter nenhuma carência alimentícia, faça exames regulares para saber como está seu organismo, além de consultas frequentes com fisioterapeutas caso tenha algum histórico de lesão. Siga firme e com acompanhamento.

E para mais conteúdos semelhantes, não esqueça de assinar a nossa newsletter!


Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados