Posted in:

Treinus Ensina: Saiba como escolher um tênis para correr

Pessoa correndo depois de escolhe o melhor tênis para correr de acordo com seus parâmetros
Treinus Ensina: Saiba como escolher um tênis para correr
Este texto te ajudou?

A febre da corrida está aumentando em todas as cidades do Brasil e do mundo, independente de condição social, sexo ou faixa etária. Na hora de correr é muito importante estar equipado da forma correta, por isso, saber que tipo de tênis para correr é o melhor para você é fundamental.

Pessoa correndo depois de escolhe o melhor tênis para correr de acordo com seus parâmetros
Qual devo escolher?

A escolha correta de um tênis é primordial na hora de dar a passada inicial no mundo da corrida.

Os especialistas recomendam realizar um estudo de pisada com a finalidade de determinar que tipo de calçado necessita o nosso pé para evitar lesões. Algo que muitos iniciantes acabam esquecendo durante seus primeiros meses e quilômetros como atletas amadores.

Além de evitar as lesões e os traumas, a escolha de qual tênis  para correr deve acontecer de acordo com o seu tipo físico, de passada e de atividade que deseja realizar como corredor. Isso pode influenciar diretamente na sua performance, como também no seu desempenho e resultados.

O peso do atleta, o tipo de percurso que qual iremos correr e a experiência como corredor, também são importantes para determinar o Melhor tênis para correr nossos circuitos.

Sem dúvida, o tipo de pisada é sempre mais importante.

Entendendo os tipos de passada/pisada. 

Pronador : quando corremos e o pé gira para dentro

Supinador: quando os pés se movimentam para fora durante a corrida

Pisada neutra: quando se realiza a pisada central, essa é a mais correta.

Conheça seu histórico

O fato de já ter tido lesões é outro dado que deve ser levado em conta na hora de escolher seu tênis para correr.

Da mesma maneira que existem muitos tipos de lesões, existe muita oferta de tênis para correr adequados de acordo com elas. Um exemplo: se teve alguma complicação no joelho, o mais indicado é procurar um modelo de tênis que possibilite maior estabilidade para essa parte do corpo.

Ou seja: para cada tipo de lesão há sapatos com características concretas que certos modelos possuem e que, mesmo que não solucionem o seu problema, certamente irão contribuir para que ele não se agrave ou retorne.

Esses são dados importantes e ambas características podem (e valem a pena) serem observadas na hora de identificar e decidir porque um modelo de tênis para correr, e não um outro.

Pessoas com menos flexibilidade e que não estão na forma física adequada costumam praticar a corrida com menos técnica.

Por isso, solas maiores e com maior capacidade de estabilidade e amortecimento serão os melhores modelos para essa classe de corredores.

Já os que têm a forma física e condicionamento em dia, ainda mais os que têm costume, hábito e prática continua com a corrida e/ou algum tipo de envolvimento com outras atividades físicas, possuem um corpo mais preparado para o uso de calçados com uma sola menor, mais rápida e mais flexível.

Resumidamente é dizer que: há probabilidade de uma corrida mais eficiente para esse tipo de corredor, podendo inclusive utilizar tênis com menor solado e amortecimento.

A popularização da corrida vem provocando a aparição de cada vez mais e mais marcas no mercado, lançando modelos de tênis muito atrativos para corredores e muitas vezes com um bom preço.

Por isso é importante saber que nem sempre é necessário esvaziar a conta bancária, ou mesmo comprometer o orçamento para ter um tênis de corrida adequado.

O ideal também é esquecer tendências de moda e ate mesmo padrões de gosto que temos na hora de escolher nossas roupas e calçados para outras atividades.

Vale à pena abdicar da estética em prol de uma corrida saudável e prevenida.

Ao mesmo tempo, com tantas marcas e modelos disponíveis é praticamente improvável não encontrar em alguma loja um tipo que seja ideal para seu treinamento e que também agrade os seus olhos.