Quer perder peso, mas não sabe em qual modalidade esportiva investir? Nesse caso, a natação se destaca como uma ótima opção, mas, para usá-la corretamente, é preciso entender como emagrecer nadando.
A prática, que oferece um ambiente favorável ao emagrecimento, trabalha o corpo todo e pode ser a solução de que você precisa para perder peso.
Então, se você está em busca de novos estímulos para manter a rotina ativa e ainda reduzir a gordura corporal, veja como a natação pode ser uma escolha inteligente para alcançar esses objetivos!
Por que é possível perder peso com a natação?
Você sabia que nadar é um bom caminho para perder peso? Durante 30 minutos de aula, é possível queimar entre 200 a 450 calorias, dependendo das condições de treinamento.
A prática, apesar de ser um exercício de baixo impacto, vai oferecer uma resistência natural, devido à densidade da água. Com isso, ela irá trabalhar todos os músculos do corpo, sem causar danos nas articulações.
Também, nadar pode ajudar no processo de emagrecimento ao diminuir a retenção de líquidos. Ao estimular os membros inferiores durante a prática, promove-se uma melhora na circulação sanguínea, ajudando a prevenir os inchaços.
No geral, além de fortalecer os músculos e melhorar a resistência cardiovascular, a natação se destaca como uma excelente aliada na qualidade de vida.
Como cada nado pode influenciar no processo de emagrecimento?
Saber como emagrecer nadando pode ser a solução para alcançar seus objetivos. Cada estilo de nado oferece uma oportunidade para promover a perda de peso, desde que você saiba utilizá-los a seu favor. Por isso, entenda abaixo as particularidades de cada metodologia no emagrecimento:
Crawl
O crawl, também conhecido como nado livre, é vantajoso para perder peso, devido ao uso constante dos braços e das pernas para impulsionar o corpo através da água, promovendo o alto gasto calórico.
Em 30 minutos, com intensidade moderada, é possível queimar de 300 a 350 calorias.
Borboleta
O borboleta é um dos estilos mais desafiadores, exigindo força e coordenação. Ele trabalha os músculos do tronco, dos braços, dos ombros e das pernas de forma intensa, o que pode levar a uma queima calórica mais rápida.
Na prática, durante uma sessão de 30 minutos, é possível gastar até 450 calorias.
Peito
O nado peito é conhecido por seu ritmo mais lento, mas ainda pode contribuir para a perda de peso. Isso porque ele envolve movimentos amplos que trabalham diversos grupos musculares, queimando cerca de 200 a 250 calorias, ao nadar por aproximadamente meia hora.
Costas
Já no caso do nado de costas, ele também pode ser benéfico para quem quer perder peso, já que trabalha os músculos das costas, dos braços e das pernas, proporcionando um treino completo.
Dependendo da intensidade, em 30 minutos de treino, é possível queimar cerca de 300 calorias.
E como emagrecer nadando?
Se você deseja saber como emagrecer nadando, é fundamental adotar estratégias para alcançar (e manter) os resultados desejados.
Embora a natação seja uma excelente modalidade, alguns ajustes podem potencializar o emagrecimento. Desde estabelecer metas realistas até variar os tipos de treino, veja abaixo 4 dicas para você aplicar no dia a dia:
1. Faça da prática um hábito
Manter a consistência é a chave para o sucesso, portanto, faça da prática um hábito. O recomendado é treinar de 2 a 3 vezes por semana, com sessões de aproximadamente 40 minutos. Mas, vale ressaltar que a frequência pode variar dependendo de vários fatores, incluindo os objetivos individuais, a intensidade dos treinos e o nível de condicionamento físico de cada pessoa.
2. Alie treino com uma alimentação nutritiva
A natação é uma excelente opção para quem busca eliminar gordura corporal, mas, apesar disso, é preciso destacar que a atividade física por si só não é suficiente. Em conjunto com a prática, siga uma dieta balanceada para ter uma perda de peso saudável e contribuir para a manutenção dos resultados desejados.
3. Alterne com treinos de força
Alternar a natação com treinos de força é uma ótima estratégia para potencializar seus objetivos de emagrecimento. Isso porque nadar é um exercício aeróbico, que auxilia no gasto calórico e melhora a resistência cardiovascular, enquanto a musculação ajuda a construir massa muscular.
4. Trabalhe a respiração
Aprender a sincronizar a respiração com os movimentos da prática traz benefícios significativos. No geral, desenvolver essa habilidade possibilita a realização de treinos mais intensos, resultando em um maior gasto calórico.
Também, outras iniciativas podem ser essenciais para começar a ver os resultados, como:
- Alternar os estilos de nado.
- Aumentar gradualmente o tempo de cada treino.
- Manter uma boa hidratação.
- Descansar adequadamente.
Natação, uma grande aliada na perda de peso!
Sem dúvida, a natação pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento, afinal, sua capacidade de proporcionar um treino completo do corpo, combinada com sua acessibilidade e com o baixo risco de lesões, fazem dela uma escolha inteligente para qualquer pessoa.
Por isso, agora que você já entendeu como emagrecer nadando, aplica essas técnicas para ter uma vida saudável. A prática vai te ajudar a diversificar a rotina de treinos e você estará mais próximo de atingir seus objetivos de perda de peso!