Qualidade de vida

Conheça as 7 dicas essenciais para evitar retenção de líquido

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Sabe aquele dia atípico que você se sente inchado e não sabe o motivo? Às vezes pensa até que ganhou peso e a roupa ficou apertada, mas chega o próximo dia e está tudo bem? O que pode estar acontecendo é o acúmulo excessivo de líquidos no organismo, conhecido popularmente como retenção de líquido.

Por acaso você já vivenciou esse inchaço e não soube o motivo? Ou melhor, por acaso sabe como eliminar a retenção de líquido? Fique aqui para descobrir um pouco mais sobre o assunto e quais as dicas para evitar esse acúmulo no corpo!

O que é retenção de líquido?

A popular retenção de líquido é um tipo de edema no organismo (acúmulo de fluídos no corpo), que pode surgir por causas naturais ou de forma patológica. Ambas conseguem ser tratadas, contudo, o aparecimento dela vai depender do seu estilo de vida ou condições da saúde do organismo.

De forma natural, a retenção de líquido pode acontecer pela dilatação das veias em épocas de clima quente ou temperaturas elevadas. Já como patologia, normalmente é causada por problemas circulatórios, insuficiência cardíaca, doenças hepáticas e renais. Mas saiba que é possível cuidar desse problema em ambos os casos, basta o auxílio de profissionais da saúde!

Quais os sintomas da retenção de líquido?

Independente do tipo da retenção de líquido (natural ou patológica), os sintomas são bem parecidos. É comum perceber um aumento de peso sem explicação, inchaço na região dos joelhos e nas pernas, além de uma possível queda do trabalho do sistema urinário, aliás, o líquido no corpo está retido.

Essa retenção será mais frequente em pessoas de idade mais avançada, porém não é incomum que apareça em adultos, jovens e adolescentes. Todos podem algum dia ter um certo grau de edema, e cabe a cada um perceber e investigar as causas do acúmulo de água no corpo!

Como saber se estou com retenção de líquido?

Existe um exercício rápido e fácil para descobrir se está retendo líquido no corpo. Ele é bem simples e rápido, basta identificar a região que está inchada e pressionar com o dedo polegar por mais ou menos 30 segundos. Se a região ficar marcada por alguns segundos, é bem provável que você esteja retendo líquido no corpo.

Vale ressaltar que esse é um teste trivial para ver no dia a dia se você pode estar com acúmulo de água no corpo. Caso não esteja com segurança se está ou não retendo líquidos, busque um profissional, como um nutricionista para verificar as origens e possíveis orientações.

O que causa retenção de líquido no corpo?

Foram apresentados dois tipos de retenção que podem acontecer no organismo, mas afinal, qual a causa de cada uma? É necessário dizer que o inchaço pode aparecer por muitos motivos, mas a maioria está relacionada com a qualidade de vida do indivíduo.

Para pontuar algumas questões rotineiras, abaixo mostramos causas breves no homem, na mulher e na relação com a alimentação. Caso a sua realidade seja por problemas patológicos, é necessário consultar um especialista para saber as possíveis causas e como tratar!

No homem

Na maioria das vezes, a retenção de líquido no homem está relacionada com hábitos alimentares não saudáveis, como o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos industrializados e por assim adiante. Outro fator é o sedentarismo, então, como no Brasil ainda há uma taxa relevante de pessoas que não movimentam o corpo, é bem possível que muitos homens tenham retenção de líquido em algum momento da vida.

Na mulher

Já na mulher, o caso pode variar, pois algumas causas hormonais podem ter relação com a retenção no corpo. Uma das causas é a gravidez, pois no seu período final, o corpo está mais cansado e parado, então pode acontecer que o corpo retenha água.

Outro fator é a menstruação, pois neste período a barriga da mulher pode ficar inchada, o que altera o peso para um número maior, chegando perto de dois quilos de diferença no período de alguns dias antes da menstruação acontecer.

Na alimentação

Por fim, a alimentação é uma causa a ser analisada, pois maus hábitos contribuem para o corpo reter líquido. Alimentos que tenham corante, com muito sódio, conservantes, químicos e aditivos são responsáveis por essa causa.

Além disso, quem não consome água no nível ideal para o seu corpo e substitui por refrigerantes e outras bebidas também terá inchaço no corpo, então é necessário verificar todos os hábitos alimentares para evitar a retenção de líquido.

Como evitar e eliminar retenção de líquido?

Algumas boas práticas podem ser adotadas no cotidiano para evitar a retenção de líquido. Se você tiver disposição para algumas dicas que estão logo abaixo, é bem possível que não tenha mais esse tipo de problema. Confira:

1. Beba mais água no dia a dia

A água é um componente essencial quando se trata da retenção de líquido no corpo, além de manter o corpo hidratado, terá um organismo equilibrado e com suas funções vitais funcionando sem problemas.

Invista no comum de 2 litros de água por dia, ou caso não tenha o costume de beber muito líquido, busque alternativas como chás e sucos naturais, ou tente consumir aos poucos, estando sempre com uma garrafinha de água ao seu lado!

2. Invista em alimentos diuréticos

Além de ajudar no emagrecimento, os chás diuréticos são ótimas opções para regular o organismo, pois quanto mais água ingere, maior a produção de urina. Ou seja, tomar chá verde, de hibisco, gengibre e demais opções pode ser uma das soluções diárias para não reter mais líquidos.

Outro ponto são as frutas com ação diurética, como abacaxi, limão, melancia, mamão, pera e afins. Faça sucos naturais diuréticos para uma boa eficácia do seu organismo!

3. Evite muito sal nas refeições

O sal é feito a partir de sódio e cloreto e, no funcionamento do corpo humano, o sódio faz ligação com a água no corpo para manter o equilíbrio dos fluidos, tanto dentro como fora das células. Porém, quando há excesso de sal no corpo, o organismo começa a reter líquido.

Ou seja, para conseguir regular o seu interior, evite sal, seja nas refeições diárias ou nos alimentos industrializados, pois grande parte das refeições prontas têm uma fonte alta de sódio, o que ocasiona a retenção.

4. Coma alimentos rico em potássio

Sendo um mineral, o potássio tem grandes funções importantes no corpo humano, como beneficiar a saúde do coração. Além disso, ele é responsável por diminuir os níveis de sódio e aumentar a produção de urina.

Caso queira uma alimentação eficaz e que ajude a não reter líquidos, busque comer frutas como banana e melão, tome água de coco e invista em outros alimentos, como abacate, tomate, feijão preto, abóbora entre outros.

5. Evite carboidratos refinados

Comer alimentos que tenham farinha branca como os biscoitos, ou consumir salgadinhos e demais alimentos semelhantes faz com o corpo tenha pico de glicose (açúcar) no sangue e com isso ele precisa lidar com esse volume liberando uma dose alta de insulina, o que pode trazer alguns problemas.

Altos níveis de insulina fazem com que seu organismo retenha mais sódio, o que gera o aumento de fluídos do corpo que não são liberados, Desse modo, o inchaço pode aparecer em você, e pode ser evitado diminuindo o consumo de carboidratos refinados.

6. Fique de olho no rótulo

As dicas anteriores falam muito do controle da alimentação, então para agregar tudo de uma vez, fique atento aos rótulos dos produtos que anda ingerindo. Se consumir sal, alimentos processados e alguns tipos de carboidratos auxiliam na retenção de líquidos, fique de olho nas embalagens e verifique os valores nutricionais para evitar problemas com seu corpo.

7. Faça exercício físico com frequência 

Por fim, a dica-chave para uma vida ativa, saudável e com resultados benéficos para o corpo é a prática regular de exercícios. Invista em modalidades leves e de acordo com seu perfil, pois o organismo irá responder melhor de forma natural, além de ajudar no aumento da imunidade.

Sendo assim, além de evitar a retenção de líquidos, o corpo vai produzir mais hormônios, entregando a sensação de bem-estar, vai ajudar na estética do corpo, caso seja um benefício importante para você, além de sair do sedentarismo, uma das causas para o inchaço corporal.

Espero que as dicas tenham sido úteis e que tenham aproveitado o conteúdo. Para artigos semelhantes, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!

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