Sem sombra de dúvida, você já teve retenção de líquido alguma vez na vida, afinal, a sensação de inchaço sem motivo aparente é recorrente para algumas pessoas. Em paralelo, estar com o corpo desinchado dias depois pode gerar dúvidas, até porque é comum não entender o que está acontecendo.
Isso ocorre pelo simples fato do organismo estar com certo acúmulo de fluidos dentro dele, gerando sensações como aumento de peso, inchaço nas regiões dos membros inferiores e queda do trabalho do sistema urinário.
Como impacto, o corpo começa um processo de retenção de líquido, sendo necessário investigar as possíveis causas para que esse problema não vire um transtorno de saúde!
A seguir, você confere as causas e sintomas da retenção de líquido, além de dicas de sucesso que irão te auxiliar a combater de vez o problema. Acompanhe!
O que é retenção de líquido?
Num breve resumo, a retenção de líquido é um tipo de edema no organismo, ou seja, é caracterizada por acúmulos de fluidos no corpo que podem surgir de formas naturais e/ou patológicas.
De forma natural, a retenção de líquido pode acontecer pela dilatação das veias em épocas de clima quente ou temperaturas elevadas. Ou seja, a vasodilatação pode gerar certas consequências, sendo o inchaço em partes do corpo o mais comum.
Já como patologia, a retenção de líquido pode ser causada por:
- Problemas circulatórios.
- Insuficiência cardíaca.
- Doenças hepáticas e/ou renais.
Para identificar a origem deste problema, é importante analisar o estilo de vida e condições de saúde da pessoa em conjunto com um médico especialista.
Em ambos os casos, existem tratamentos e cuidados para combater (ou amenizar) o problema, para assim viver com saúde e bem-estar.
Quais os sintomas da retenção de líquido?
Por mais que existam duas origens para a retenção de líquido (natural ou patológica), os sintomas são bem parecidos. Logo abaixo, você pode conferir alguns sinais desse problema no seu dia a dia:
- Aumento de peso significativo sem explicação.
- Inchaço nas mãos, pernas e joelhos.
- Queda do trabalho do sistema urinário.
A retenção de líquido costuma acometer a população com mais de 60 anos, porém, as causas naturais são comuns para qualquer faixa etária. Novamente, o estilo de vida impacta significativamente no aparecimento dos sintomas, então não os ignore!
Saiba se você está com retenção de líquido
Caso seja de seu interesse descobrir se está retendo líquido, existe um exercício simples e rápido que pode te ajudar.
Basta pressionar a região inchada com o dedo polegar por aproximadamente 30 segundos. Se o local pressionado ficou marcado por alguns segundos, é bem provável que você esteja retendo líquido no corpo.
IMPORTANTE: esse é apenas um teste trivial para que você perceba fisicamente os sintomas da retenção de líquido. Ele não substitui o devido auxílio médico!
O que causa retenção de líquido no corpo?
Foram apresentados dois tipos de retenção que podem acontecer na vida das pessoas, mas afinal, qual a causa de cada um? É importante dizer que o inchaço pode surgir por diversos motivos, mas a maioria está relacionado com a qualidade de vida do indivíduo.
A seguir, você confere algumas causas no homem, na mulher e na alimentação que podem ocasionar a retenção de líquido de forma natural. As de origem patológica só podem ser diagnosticadas por profissionais qualificados.
No homem
Na maioria dos casos, a retenção de líquido no homem está relacionada em seguir hábitos não saudáveis, sendo os mais comuns:
- Falta de proteína na alimentação.
- Excesso de bebidas alcoólicas.
- Consumo frequente de alimentos ultraprocessados.
Na população masculina, uma causa frequente da retenção de líquido é o sedentarismo em conjunto com alimentação desequilibrada. Como impacto, é comum que haja má circulação sanguínea, podendo acometer os problemas descritos anteriormente.
Na mulher
Já na mulher, as causas podem variar, afinal, o uso de remédios hormonais reguladores podem ter impacto significativo na retenção de líquido. Contudo, isso não é uma regra!
O período menstrual também pode impactar significativamente na retenção, podendo ter dentro do período: inchaço generalizado e aumento do peso corporal.
Por fim, o período gestacional também pode estar ligado à retenção de líquido, afinal, pelo corpo estar cansado e com pouco movimento, pode acontecer retenção de água.
IMPORTANTE: os hábitos não saudáveis apresentados na população masculina também são fatores de retenção de líquido nas mulheres. Contudo, os homens apresentam mais sintomas em relação a elas.
Na alimentação
Por fim, a alimentação é uma causa a ser analisada, pois maus hábitos contribuem para que o corpo retenha líquido. Alimentos que tenham corante, excesso de sódio, conservantes químicos e aditivos são responsáveis por este problema.
Além disso, quem não consome água em quantidade suficiente para manter o nível de hidratação adequado pode ter inchaços, logo, é importante analisar todo o contexto que a pessoa está inserida para identificar as possíveis causas da retenção de líquido.
Como evitar a retenção de líquido?
Ao adotar boas práticas no dia a dia, você pode evitar de vez a retenção de líquido. Caso deseje mudar a sua vida, confira logo abaixo 7 dicas de sucesso para começar a combater hoje mesmo esse problema:
1. Beba bastante água
A água é uma bebida indispensável para seu corpo. Além de mantê-lo hidratado, o organismo garante o bom funcionamento das funções vitais, sem desequilíbrios ou problemas.
Lembre-se que o simples funciona, então tome pelo menos dois litros de água por dia. Caso tenha dificuldade, deixe ao seu lado uma garrafa d’água para beber aos poucos, ou busque por aplicativos que te notifiquem quando tomar.
2. Invista em alimentos diuréticos
Além de ajudar no emagrecimento, os chás diuréticos são ótimas opções para regular o organismo, pois quanto maior a ingestão de líquidos à base de água, maior a produção de urina. Ou seja, tomar chá verde, de hibisco, gengibre e demais opções pode ser uma das soluções diárias para eliminar a retenção de líquidos.
Outro ponto são frutas com ação diurética, como abacaxi, limão, melancia, mamão e pera. Faça sucos naturais com esses alimentos para uma boa eficácia do seu organismo!
3. Diminua o sal nas comidas
O sal é feito a partir de sódio, e o mesmo faz ligação com a água no corpo para manter o equilíbrio dos fluidos, tanto dentro como fora das células. Porém, quando há excesso de sódio no corpo, o organismo começa a reter líquido.
Para evitar esse problema, o consumo de sal precisa ser moderado. Também é importante evitar industrializados, pois grande parte desses alimentos têm alta concentração de sódio.
4. Consuma alimentos ricos em potássio
O potássio é um mineral muito importante para o corpo humano, pois além de beneficiar a saúde do coração, é o responsável por diminuir os níveis de sódio e aumentar a produção de urina.
Se você deseja ter uma alimentação equilibrada e que possa te ajudar a evitar de vez o problema em questão, invista nas seguintes opções:
- Abacate.
- Abóbora.
- Água de coco.
- Banana.
- Feijão.
- Melão.
- Tomate.
- Entre outros.
5. Evite carboidratos refinados
O excesso de farinha branca pode ocasionar picos de glicose no sangue. Como impacto, o corpo precisa lidar com esse volume de açúcar e, para isso, ele libera altas doses de insulina, podendo acarretar a retenção de líquido.
Ou seja, excesso de biscoitos, salgadinhos, bolos e derivados podem ocasionar inchaço pelo consumo exagerado de alimentos industrializados. Para não ter esse problema, coma com responsabilidade!
6. Fique de olho nos rótulos
Reunindo todos os tópicos de alimentação num só, fique de olho nos rótulos, até porque é neles que as informações nutricionais estarão disponíveis.
Fique atento aos níveis de sódio, quantidade de açúcar e de carboidratos, assim, será possível escolher alimentos de qualidade que não vão te causar problemas!
7. Faça exercício físico com frequência
Por fim, a dica-chave para uma vida ativa, saudável e com resultados benéficos para o corpo é a prática regular de exercícios. Invista em modalidades leves e de acordo com seu perfil, pois o organismo irá responder melhor de forma natural.
Também é importante investir em profissionais qualificados para te ajudar nesse processo, logo, se possível, busque um(a) nutricionista para que você evite de vez a retenção de líquido!