Alimentação

Como diminuir o percentual de gordura?

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Muitas pessoas que emagrecem acabam cometendo um grave erro na hora de diminuir o percentual de gordura: se baseiam apenas no peso.

O fato é que se você perde peso e também perde gordura, isso indica que você está no caminho certo.

Do contrário é melhor ficar atento, perder massa muscular só faz diminuir o metabolismo e isso impede o processo de perda de gordura corporal.

Como perder peso
Como alcançar o percentual de gordura ideal?

O processo para perda de percentual de gordura não acontece de uma hora pra outra, e para realiza-lo é necessário que o atleta tenha uma alimentação saudável, combinada, é claro, com treinos adequados.

A seguir veja algumas dicas de alimentos e dietas que vão te ajudar a diminuir o percentual de gordura:

Mito: não consumir carboidratos.

Os carboidratos são a única fonte de energia pra nosso cérebro, por isso, se tiramos eles de nossa dieta vamos perder energia, ou mesmo forcar o organismo a utilizar as proteínas como fonte de energia, e não para formar nossos músculos.

Outra questão é que o corpo acaba ficando mal acostumado e isso pode ocasionar muitos efeitos negativos em nossa saúde, bem-estar e também na condição física.

O ideal então não é eliminar os carboidratos da dieta e sim começar a consumi-los em uma quantidade menor, fazendo boas escolhas.

Então, o que fazer para perder gordura?!

Escolha os alimentos de maneira adequada, afinal existem alimentos que ajudam na diminuição de gordura corporal, e outros que acabam induzindo o aumento da gordura.

Nutrientes que contribuem para o aumento da gordura corporal.

Evite gorduras saturadas.

Elas são de origem animal e podem ate mesmo aumentar nossos níveis de colesterol ruim, porque diminuem o de colesterol bom. Esse tipo de gordura se transforma facilmente em células de gordura, e por isso devemos diminuir seu consumo se o objetivo e baixar nosso percentual de gordura.

Nesse caso o melhor e optar por cortes de carne que sejam mais magros: como o peito de frango sem pele, peixes e frutos do mar e laticínios desnatados.

Por isso o ideal é evitar produtos como: manteiga, creme de leite, pele de frango e alimentos embutidos.

Farinhas refinadas.

As farinhas refinadas pertencem a um grupo de alimentos que esta no topo da pirâmide alimentar, ou seja: devemos evitar.

O problema maior é que elas provocam picos nos níveis de glicose e insulina, e isso produz um aumento do apetite e ansiedade.

Quando a insulina, apresenta níveis alterados acaba induzindo ao armazenamento de gordura corporal.

As grandes fontes de farinhas refinadas são: pães e arroz branco, trigo, biscoitos e doces. Por isso o melhor é optar por: arroz e pães integrais e aveia nos grupos dos grãos. Frutas, feijão, lentilha, ervilha.

Caso queria comer biscoitos e cereais escolha produtos com mais de 3 gramas de fibra.

Açúcar

O recomendável e diminuir o consumo de açúcar, bebidas açucaradas, sucos artificiais e outros produtos com alto teor de açúcar.

O motivo principal e que eles contem muitas calorias e seu efeito e muito similar ao das farinhas refinadas no nosso corpo.

Nutrientes que ajudam a perder percentual de gordura

Proteínas magras.

Proteínas magras ajudam a acelerar o metabolismo em 1/4 e proporcionam saciedade, o que ajuda muito no controle do peso, afinal são elas que vão ajudar a manter e aumentar a massa muscular.

Imagine que os músculos pesam mais que as gorduras, mas eles também queimam de forma mais fácil que elas.

As melhores fontes nesse caso são:

  • Ovos cozidos
  • Peito de frango sem pele,
  • Carnes com baixo índice de gordura
  • Peixes, frutos do mar
  • Queijos com baixos índices de gordura
  • Laticínios desnatados
  • Proteína de soja ou produtos que sejam a base de soja mas com baixos índices de gordura (batidas, tofu, sementes, leite e iogurtes).

Ácidos graxos essenciais

Ácidos graxos essenciais: o Omega-3 e o omega-6 são gorduras que podem auxiliar a queimar gordura.

Possuem ácidos eicosapentaenoicos e ácidos docosaexaenoicos, que melhoram a resposta da insulina, além do acido linoleico conjugado pode ajudar a transformar as células de gorduras em músculos.

Já foi constatado que tem efeitos positivos quando consumido nas seguintes dosagens: 2 a 3 gramas por dias.

As fontes de ômega- 3 e ômega-6 são:

  • Peixes de cor (como o salmão, truta, sardinhas e atum)
  • Óleos de soja, semente de linhaça
  • Nozes em geral
  • Ovos.

Essas são apenas algumas dicas para você que quer perder percentual de gordura. Alguma delas serviu para você? Compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais, assim todos vão saber como perder aquela gordurinha que incomoda e além de tudo te deixa menos saudável.

 

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