Qualidade de vida

O estresse pode ser evitado? Aprenda a controlar e combater esse problema!

single image

Excesso de trabalho, pouco lazer e muitas cobranças. Você já deve imaginar que o resultado final dessa combinação é irritabilidade, certo? Infelizmente, as rotinas modernas acabam prejudicando a saúde mental de todas as pessoas, sendo assim, é necessário aprender a como controlar o estresse.

Por acaso esse é um problema na sua vida? Mau humor, falta de disposição e até problemas na saúde que podem gerar burnout, o estresse é um dos motivos para o desequilíbrio pessoal no Brasil, pois, de acordo o ISMA (Associação Internacional do Controle do Estresse), o país é o segundo do mundo com maior índice de pessoas que sofrem com o estresse.

Para representar melhor, 70% da população ativa já apresentou sintomas relacionados ao problema, sendo assim, é extremamente necessário aprender técnicas e cuidados que irão auxiliar no combate ao estresse. Para ficar por dentro do assunto, confira o conteúdo a seguir!

O que é estresse?

Segundo a Secretaria de Saúde, o estresse “é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras”. Sabe aquela sensação de luta ou fuga, parecida com a ansiedade? O estresse leva o organismo a uma série de adaptações para que ele entenda o que está acontecendo, sendo assim, respostas fisiológicas como batimentos cardíacos e respiração acelerada são comuns nessa situação.

Em adição, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já informou que pelo menos 90% da população mundial sofre com estresse, então é quase certeza que esse problema já apareceu alguma vez na sua vida. Além da sensação de luta ou fuga, o corpo começa a passar por reações de tristeza, desesperança e desamparo, pois como ele está em alerta, não é possível pensar positivo ou agir de forma mais controlada.

Para compreender melhor o estresse e aprender a combatê-lo, você precisa conhecer as possíveis causas, pois são inúmeros os gatilhos que podem surgir no cotidiano para disparar o estresse no seu corpo. Você sabe quais são as fontes desse problema? Veja a seguir.

Quais as causas mais comuns do estresse?

Problemas pessoais, profissionais, familiares, trânsito com frequência, alimentação desequilibrada, acidentes, uso excessivo de álcool e demais situações instáveis são fatores comuns que desencadeiam o estresse. O problema pode ser manifestado por várias razões, pois ele está relacionado ao dia a dia, com responsabilidades e com as demandas profissionais.

Saiba que existe tratamento para o estresse. Normalmente o indicado é terapia e mudança de hábitos para que você consiga perceber como está reagindo aos acontecimentos da vida. Esse problema precisa ser evitado, pois a sua saúde depende do equilíbrio. Como o estresse pode desencadear a liberação de hormônios que o deixam em alerta, o excesso pode gerar danos. Fique atento, saiba se prevenir e não deixe que ele prejudique a sua rotina!

Como controlar o estresse?

Aprender a controlar o estresse não é fácil, mas o primeiro passo é muito importante: escute seu corpo! Não chegue no limite e nem deixe que sentimentos ou atitudes adversas tomem conta de você, pois isso é sinal que o problema tomou conta da sua vida e, consequentemente, da sua saúde.

De forma simples, é possível controlar o estresse investindo em hobbies, regrar a alimentação com horários e refeições caseiras, ter uma boa noite de sono e investir, inicialmente, na prática regular de atividades físicas. Em adição, não se cobre em excesso e não seja rude consigo, pois isso pode agravar a situação.

Não se esqueça de ter acompanhamento psicológico, invista em atividades semelhantes à meditação e ao yoga, além de reformular a rotina para ter hábitos saudáveis. Se o seu emprego é estressante, por exemplo, veja as possibilidades para contornar o problema.

Por fim, saiba planejar o tempo do dia e não sobrecarregue a semana com excesso de tarefas. É importante não se autossabotar no processo, então, mesmo que difícil no início, seja uma pessoa persistente para que o estresse não vire mais um problema.

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Referências

Estresse

OMS estima que estresse atinge cerca de 90% da população mundial; saiba como combatê-lo

Posts relacionados

Carregue Mais