Exercitar o corpo regularmente não é um hábito do brasileiro. Segundo o levantamento feito pelo Serviço Social da Indústria (Sesi, 2023), cerca de 52% da população não pratica atividade física regularmente. Em hipótese, um dos motivos é que muitos não sabem como começar a praticar esportes com segurança.
Criar uma rotina de treino não é um processo fácil, até porque é preciso adaptação, constância e prazer em praticar a modalidade. Pensando nisso, confira a seguir os 5 passos que vão te ajudar a começar no esporte, prezando conforto e bem-estar.
Como começar a praticar esportes?
Ainda de acordo com a pesquisa do Sesi, a relação de gênero e esporte é um fator de peso. Entre as mulheres, 45% não realizaram nenhum exercício físico em 2023; já entre os homens, essa taxa é de apenas 32%.
No geral, apenas 22% dos brasileiros se exercitam diariamente, número baixo, considerando o tamanho da população. Para inspirar você e outras pessoas que desejam aprender a como começar a praticar esportes com segurança, confira abaixo as dicas que vão ajudar a reverter esse dado:
1. Busque auxílio profissional
De início, o importante é buscar um médico que analise as condições de saúde e as limitações do corpo, para ter ciência das atividades permitidas. O mais indicado é consultar um cardiologista e fazer exames de rotina, tudo com o objetivo de prevenir problemas futuros e já ter um diagnóstico precoce.
Agora, se houver histórico de lesões, o recomendado é passar por um ortopedista ou neurologista para analisar possíveis barreiras com o esporte. E isso vale para outros problemas, como diabetes e disfunções hormonais, buscando auxílio de um endocrinologista.
2. Faça uma avaliação física
Em seguida, o ideal é buscar um treinador, afinal, você não deve começar sem a devida supervisão!
Nesse caso, ele irá conduzir a anamnese e a avaliação física para conhecer seu corpo e, consequentemente, estruturar um planejamento de atividades.
Também, esse profissional poderá ajudar a definir as melhores estratégias e opções de modalidades esportivas para que você varie o cronograma de treinamento.
3. Escolha uma atividade prazerosa
Talvez a dica principal para alguns que desejam aprender a como começar a praticar esportes encontra-se em seguir uma atividade física que seja prazerosa. E, para escolher a melhor, você precisa testar!
Faça aulas experimentais, converse com atletas, busque referências na internet, enfim, procure conhecer cada modalidade que chame sua atenção para decidir a melhor no atual momento da sua vida.
Também tenha em mente que o mundo esportivo é flexível, com inúmeras possibilidades. Abaixo, veja algumas referências:
- Treinos em casa
- Funcional, HIIT e aeróbicos.
- Treinos em grupo
- Corrida de rua, beach tennis, natação, dança e luta.
- Treinos flexíveis
- Yoga e spinning.
- Treinos de força
- Musculação e crossfit.
4. Defina um cronograma de treino
Para manter a saúde do corpo em dia, é importante seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde. Segundo ela, o recomendado é de 150 a 300 minutos de atividade física por semana, em intensidade moderada para alta.
Ao conversar com o treinador que te acompanhará, avise-o sobre a disponibilidade de tempo na semana. Será todos os dias? 3 vezes por semana? O importante é adequar a prática para que, além de evitar o sedentarismo, você também consiga atingir seus objetivos fitness.
5. Torne a prática um hábito
Por fim, a dica de ouro é viver o esporte como parte da rotina, e não como uma obrigação. Conciliar as atividades do dia a dia com a modalidade praticada é uma tarefa que exige atenção, e torná-la um hábito é um dos caminhos para não desistir dos treinos.
Também, a constância ajuda a refinar suas habilidades no esporte, conseguindo progredir com segurança, no devido tempo. Dessa forma, você entende que nenhuma transformação acontece da noite para o dia, e que, aos poucos (e com persistência), é possível se tornar um grande atleta!
Os benefícios de uma rotina esportiva ativa!
Como visto, começar a praticar esportes é uma tarefa que exige estudo e dedicação. Durante a sua trajetória, desafios irão surgir, mas, desde já, o foco é manter constância e criar disciplina para não deixar o esporte de lado.
Para te inspirar, veja o que acontecerá na sua rotina ao praticar ao menos um esporte:
- Melhora da segurança e da autoestima.
- Possibilidade de emagrecimento e/ou de hipertrofia.
- Socialização com novas pessoas que têm objetivos em comum contigo.
- Melhora do sistema imunológico e cardiorrespiratório.
- Combate às doenças mentais.
- Mais disposição e menos cansaço.
- Aumento da produtividade.
Com maturidade e perseverança, é possível ser um grande atleta, buscando sempre saúde, bem-estar e qualidade de vida!
Referência
Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros não praticam exercícios físicos