Práticas esportivas

Está com dificuldades para começar no esporte? SAIBA AQUI o passo a passo para iniciar!

single image

No Brasil, fazer exercício físico não é tão valorizado, mas é possível reverter a situação e buscar meios para aprender a como começar a praticar esportes. O corpo ativo, além de melhorar a qualidade de vida, garante uma série de benefícios no dia a dia.

Mesmo que a atividade física seja positiva, as rotinas atuais não garantem tempo de lazer e disposição para que o mundo esportivo seja uma prioridade na vida das pessoas. Em 2015, o IBGE realizou uma pesquisa e mostrou que, entre 161 milhões de brasileiros com mais de 15 anos, apenas 37,9% praticavam algum tipo de esporte.

Em adição, no ano de 2019, apenas 30,9% dos brasileiros estavam na faixa recomendada de atividade física pela OMS. Ou seja, além do sedentarismo e possivelmente a obesidade serem as atuais realidades do país, é mais que necessário levar incentivos para que a população conheça meios de como começar a praticar esportes!

Como começar a praticar esportes?

É extremamente importante incentivar a população a manter o corpo ativo, pois o IBGE ainda divulga que 40,3% da população está classificada como “insuficientemente ativa”, pois não seguem as recomendações mínimas de execução de atividade física semanal para não estarem no sedentarismo.

Sendo assim, caso você seu desejo seja começar a praticar esportes, abaixo estão algumas dicas importantes que irão ser suas aliadas para um bom desenvolvimento pessoal no mundo esportivo.  E para ter resultados mais eficazes, não esqueça de ter um profissional da educação física ao seu lado para te auxiliar no processo!

Infográfico com 5 dicas de como começar a praticar esportes

1. Escolha algo que goste

Dica principal que precisa de atenção para TODAS as pessoas que estão começando no mundo esportivo. É comum optar pela modalidade que queima mais calorias, porém, o caminho que você precisa seguir é outro!

Existem diversos tipos de exercícios que irão estar de acordo com o seu perfil, então pesquise, faça aulas experimentais e saiba qual a melhor opção para você. Isso evita que ocorra desistência logo no início e ainda garante disposição para treinar.

Desde treinos em casa, na academia ou em espaços abertos, é possível escolher um esporte perfeito para você e que esteja de acordo com seus objetivos e capacidades corporais. Abaixo você pode se inspirar com algumas práticas:

2. Torne um hábito

O próximo passo é tornar a prática um hábito, ou seja, o esporte precisa estar na sua rotina!

Para isso, é importante que não falte aos treinos, dê o melhor de si e que tenha em mente que no primeiro momento pode ser um período difícil de adaptação. Em conjunto com a dica 1, escolher uma prática que esteja de acordo com o seu perfil facilita que ela se torne um hábito, ou seja, faça o esporte se gostar da modalidade!

3. Faça planejamento

Organização é a palavra aliada de todos os atletas, então tenha em mãos papel e caneta e defina os dias de treino, qual o horário disponível para a prática e persista em realizar a rotina esportiva dentro do que foi planejado. Assim, é possível persistir e não ter dor de cabeça!

4. Defina um ambiente 

Essa dica é válida para aqueles que se importam com o local da prática, ou seja, qual o melhor ambiente para treinar: em casa, na academia, no parque ou na floresta? Existem diversos locais que estão de acordo com o esporte escolhido, então se precisa de incentivo visual, o ambiente é um peso que precisa ser considerado!

5. Não desista

Por fim, é importante ter ciência que o resultado não acontece da noite para o dia, ou seja, se você pensa que com 1 semana de treino o seu corpo já vai estar com grandes diferenças, é melhor não criar expectativas, pois a frustração é certeira!

Saiba que o esporte é um processo de adaptação e que seu corpo não é uma máquina, sendo assim, acalme a ansiedade e respeite seus limites. Levando em conta essas considerações, fica mais fácil levar o esporte adiante e não desistir na primeira dificuldade!

Por que você deve praticar esportes?

Agora que você já sabe como começar a praticar esportes, é legal receber alguns incentivos extras e buscar ainda hoje uma modalidade que seja prazerosa e positiva para você! Por acaso já analisou os motivos para ter o corpo ativo com a prática esportiva?

Além de melhorar a autoestima e melhorar as respostas imunológicas do corpo, o esporte vai te proporcionar novas realidades: você irá conhecer novas pessoas e ainda vai ter bem-estar e qualidade de vida!

Com as rotinas de serviço e cuidados da casa, parece impossível ter tempo ou ânimo para começar a treinar, mas saiba que, se você quer mudar de vida, basta dar pequenos passos que a mudança será gigante!

Ainda é possível com o esporte:

  • Regular a saúde física, mental e emocional.
  • Promover autoconhecimento.
  • Reconhecer seus limites.

Não esqueça de realizar uma avaliação para verificar suas condições de saúde e tenha aval médico para iniciar na atividade física. É possível aprender a como começar a praticar esportes, mas também é importante ter ciência que seu corpo precisa estar apto para a prática!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Referência

IBGE: 100 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não praticam esporte no Brasil