Qualidade de vida

Como combater o cansaço? 6 hábitos primordiais para a sua qualidade de vida!

single image

Falta de disposição e produtividade, insônia, queda da imunidade e outros fatores que desandam o dia de qualquer pessoa. Às vezes, o cansaço corporal fala mais alto e não é possível ter um dia com qualidade de vida, sendo assim, é necessário entender os motivos desses sintomas e os caminhos de como combater o cansaço.

As rotinas modernas causam certos níveis de estresse, então pode ser que gere mau humor, fadiga, ou reflexos nas emoções. No aspecto físico, o cansaço pode causar dor de cabeça e tontura, enquanto no mental as consequências são a dificuldade de tomar decisões, lentidão e por assim adiante. Por acaso você apresenta algum desses sintomas?

São com essas considerações que te faço a seguinte pergunta: como combater o cansaço para ter qualidade de vida, disposição e bem-estar? Como resposta, veja logo abaixo os 6 hábitos que irão ajudar no combate do cansaço, além de pequenas práticas que irão otimizar o seu dia. Segue o fio!

Como combater o cansaço?

Para te ajudar no combate desse grande problema que é o cansaço, veja os 6 hábitos que você pode inserir na sua rotina e ganhar mais qualidade de vida!

Pratique atenção plena

Conhecido como mindfulness, a atenção plena ajuda a reduzir a carga de pensamentos e te coloca em contato com o momento presente. Ou seja, se um dos gatilhos que te causam estresse é o excesso de informação ou as projeções que faz para o seu futuro, a prática da atenção plena será um hábito incrível na sua vida.

Ela é um estilo de meditação, contudo não é feita parada como as mais tradicionais, então se deseja otimizar a rotina e deixar o cansaço de lado com pequenas práticas, invista na técnica do mindfulness, você terá grandes resultados!

Regule o sono

Pode parecer genérico, mas dormir bem vai impactar diretamente na disposição do dia, ou seja, se você não consegue regular o sono, o cansaço estará presente na sua rotina. Seja por uma falta de planejamento, excesso de trabalho em casa, muito tempo em frente ao celular ou até insônia

São vários fatores que contribuem para uma noite de sono mal dormida, então tente ao máximo evitar práticas e hábitos que dificultem as suas horas de descanso, como por exemplo:

  • Brilho do telefone alto e muito tempo nesse dispositivo;
  • Televisão no quarto, o que dificulta um ambiente propício para dormir;
  • Consumir alimentos pesados ou descansar pouco tempo depois de ter comido.

Alguns hábitos precisam ser revistos, e como dormir é a ação para recuperar as energias e descansar o corpo, evite práticas que contribuem para o cansaço corporal. Caso os problemas continuem, não se esqueça de consultar um médico!

Regre a alimentação

Outro ponto importante que muitas pessoas ignoram, a alimentação é extremamente importante para cuidar da saúde e qualidade do corpo, além de ser a responsável por garantir energia e todos os nutrientes e minerais para o nosso organismo.

Ou seja, coma bem, em quantidade suficiente e não pule nenhuma refeição! Esses passos garantem disposição, energia e o cansaço fica em segundo plano. Regrar a alimentação garante que você não coma em excesso e nem na hora errada, além dela ser responsável por melhorar a qualidade de vida.

Tenha o devido acompanhamento, busque ajuda de um nutricionista, veja se precisa de alguma suplementação na rotina e deixe de lado os alimentos industrializados e fast foods, trocando pelas opções caseiras. Esse é um dos meios de como combater o cansaço!

Beba água

Já parou para pensar que a água afeta quase tudo na sua vida? Para combater o cansaço não seria diferente, pois a desidratação afeta partes do corpo, então não ingerir água pode causar falta de desempenho físico, humor e por assim adiante.

Já quando você bebe regularmente, o corpo está mais limpo de toxinas, reduz a sensação de sonolência, além de impactar muitas funções do organismo. Sendo assim, sempre carregue uma garrafinha d’água consigo.

Pratique exercício físico 

Você pode até não gostar ou não ter ânimo para praticar exercícios físicos, mas o esporte ajuda (e muito) no combate ao cansaço. A atividade física faz com quem esteja disposto, ajuda na produtividade e faz com que saia do sedentarismo, então não deixe de criar uma rotina esportiva!

Você terá muitos benefícios, além de poder escolher a melhor opção. Pode ser yoga para os mais calmos, corrida de rua para quem é acelerado, ciclismo para quem gosta de andar de bicicleta e por assim adiante. O foco é não ficar parado!

Invista em hobbies

Por fim, a última dica que deixo de como combater o cansaço é investir nos hobbies que gosta. Muitas pessoas ficam com fadiga, pois o estresse diário não é escoado, e isso pode ser amenizado com uma prática do cotidiano.

Seja escutar uma playlist com as melhores músicas, caminhar por 20 minutos, ler um livro e até sentar para conversar. Pequenos hábitos já ajudam no combate do cansaço, então começar aos poucos vai te trazer bons resultados.

O cansaço é algo trabalhoso para lidar, mas caso você invista em algumas ferramentas, o bem-estar vai estar na sua rotina. Espero que tenham gostado do conteúdo!

E para artigos semelhantes, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!


Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados