Práticas esportivas

Clima quente, quais a recomendações seguir na hora de correr

single image

Chegada a primavera já sentimos o forte calor em várias regiões do Brasil, acompanhada dessa massa de ar quente a umidade relativa do ar está muito baixa, o que dificulta um pouco a respiração. Você que é corredor não pode deixar de continuar correndo certo? Então confira as dicas que preparamos para você seguir com os seus exercícios normalmente.

Acostume seu corpo ao calor, programe um plano de treino “corrida” adaptado, para acostumar-se ao calor do verão. A estação primavera é ideal, com seus dias de muito sol como estamos vivendo.

Quanto ao vestuário, sempre use roupas amplas e transpirantes. Durante a atividade, em tempo quente, seu corpo poderá resfriar-se mais facilmente.

Antes de correr, você poderá resfriar seu corpo tomando um banho morno. Isso permitirá abaixar a temperatura de seu corpo, principalmente se você correr à noite, depois de um dia de trabalho. Durante a corrida, se você sentir muito calor, umidifique suas roupas e molhe seus cabelos.

Em qualquer estação, um corredor deve pensar sempre em hidratar-se durante a corrida, assim como fora dos períodos de treino. De fato, durante a atividade, a hidratação é incompleta, o organismo deve ter um capital hídrico importante antes da atividade.

Proteja sua pele e olhos do Sol. Proteja o rosto, os braços e as pernas com um protetor solar, com índice de proteção elevado.

Como o restante do corpo, os olhos são submetidos aos raios agressivos do Sol, sendo assim durante suas corridas, use óculos de Sol adaptado à sua vista. Você evitará dor de cabeça e deficiências visuais.

Não se superestime, aos primeiros sintomas de insolação, pare sua atividade!

Insolação pode trazer consequências graves para a saúde do corredor. O calor e a umidade são os primeiros fatores que acarretam uma elevação da temperatura do corpo. Qualquer corredor deve saber reconhecer os primeiros sintomas de insolação (náuseas, vertigens, dor de cabeça, desorientação, fadiga brutal e parar sua atividade de imediato, ficando na sombra.

Essas são algumas dicas para que você possa realizar sua atividade em dias quentes.

Henrique Souza
Treinus

Posts relacionados