Práticas esportivas

Ciclo menstrual e o treino de corrida para as mulheres

single image

Cada dia que passa as mulheres buscam se cuidar mais, tanto no aspecto de ter mais saúde quanto no de ficar mais bonita e em forma. A corrida de rua é uma modalidade que está atraindo cada vez mais este grupo, pois é uma atividade excelente para quem quer atingir esses objetivos. Podemos observar que as empresas que organizam as provas de corrida já fazem circuitos somente para elas.

Quando falamos em treinamento de corrida para mulheres devemos levar em consideração a individualidade biológica, pois elas são diferentes dos homens. Quando comparamos “eles” x “elas” podemos observar que elas em sua maioria são mais baixas, mais leves, tem massa gorda superior, menos massa magra, massa óssea mais leve e mais porosa, menos força, coração menor e a pelve mais larga.

É muito comum em mulheres que correm a dúvida sobre como adequar as fases do ciclo menstrual ao seu programa de treinamento. Embora muitas sintam um desconforto maior durante os dias mais críticos da menstruação e experimentem uma queda no rendimento, nem sempre é preciso deixar de treinar por conta disso.

O ciclo menstrual é uma das presenças mais marcantes do sexo feminino. Por isto, a prescrição de treino deve ser bem planejada levando-se em consideração cada atleta.

As fases menstruais são:

– Menstruação (do primeiro ao quarto dia)

– Pós-menstruação (do quinto ao décimo primeiro dia)

– Intermenstrual (do décimo segundo dia até o vigésimo segundo dia)

– Pré-menstrual (do vigésimo terceiro dia até o vigésimo oitavo dia)

Segundo Machado A. F (2014) na fase pós-menstrual o desempenho é otimizado, na fase intermenstrual é normal, na fase pré-menstrual é debilitado. Na fase menstrual, vai contar a individualidade de cada uma, pois em algumas atletas o desempenho pode melhorar ou piorar.

Alguns tipos de treinamentos exigem mais ou menos das atletas e eles devem ser distribuídos de acordo com o ciclo para otimizar a performance. Exemplo: no período pré-menstrual é indicado uma redução da carga de treinos devendo ajustar na programação treinos regenerativos.

Se você é mulher e pratica a corrida de rua já deve ter observado o seu rendimento nos treinos e/ou provas quando está em cada fase do seu ciclo menstrual. Converse com seu treinador e/ou procure um profissional de educação física e/ou uma assessoria esportiva especializada para lhe atender e ajustar melhor seus treinamentos.

Por: Celso Junior

Posts relacionados