Práticas esportivas

O que você precisa saber para praticar ciclismo na cidade?

single image

Para quem está começando nas práticas do ciclismo, na primeira oportunidade de pedalar já corre para pegar seu equipamento. São nesses momentos que o esporte cresce na cidade,  trazendo grandes impactos econômicos, ambientais, sociais e, claro, na saúde!

Ao olhar na sua totalidade, esse esporte agrega inúmeras expectativas, haja visto que é uma atividade que causa redução de carros nas rodovias (caso o ciclista utilize a bicicleta para o trabalho) e aumenta a construção das ciclovias. Sendo assim, vale a pena investir na prática! 

E você, já se interessou pelo assunto? Continue conosco para receber dicas para ser um ótimo ciclista e quais cuidados necessários ao pedalar nas cidades!

O ciclismo na cidade

Com a era moderna, tendo grandes construções e o desejo por automóveis potentes, a sociedade como um todo não percebe os impactos de uma grande quantidade de carros nas ruas, por exemplo. O número de poluentes no ar aumenta, causando danos no meio ambiente e agravando o aquecimento global, além de prejudicar as pessoas por inalar a fumaça com toxinas, podendo elas ser cancerígenas ou não.

Esse impacto, por ser comum, acaba não sendo relevante no cotidiano pelo costume da população, contudo, ao ler as pesquisas realizadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 9 em cada 10 pessoas respiram ar contaminado no mundo.

Assim, utilizar um meio com menos impacto ambiental chama atenção de muitos, o que é o caso da bicicleta e dos praticantes de ciclismo. Com o aumento deste veículo nas ruas, cresce também a construção de ciclovias e ciclofaixas para equilibrar o tráfego, além de criar uma rota segura para os ciclistas. Ou seja, toda uma cadeia produtiva é impactada de forma benéfica, além da redução de custos com o combustível, por exemplo!

Cuidados necessários para praticar ciclismo na cidade

Visto que há um crescimento eminente dessa atividade, tanto para lazer como para o esporte, são necessários alguns alertas e cuidados para realizar a prática de forma segura. Segue então alguns conselhos para o ciclismo na cidade!

Use equipamentos adequados

Saia do senso comum! Para praticar ciclismo na cidade são necessários alguns equipamentos para garantir sua segurança. O principal é a bicicleta, pois sem ela não há prática.

Em relação aos demais materiais, busque por roupas esportivas, sendo elas uniformes ou não, pois existem características específicas para essa atividade. Por ser uma prática intensa, a roupa tem que regular a temperatura corporal, por exemplo.

Para a proteção, use luvas para as mãos, evitando alguns atritos no guidão, além do capacete para, caso caia, não sofrer uma concussão.

Ande pelas ciclovias (e ciclofaixas)!

Antes de mais nada, vamos saber o que é uma ciclovia e uma ciclofaixa! Ciclovia é a via exclusiva para os ciclistas, com rota grande e variável. Já a ciclofaixa é uma faixa vermelha pintada junto à via dos veículos motorizados.

A importância desses meios para os ciclistas é impactante, pois garante a segurança de quem está usando esse veículo para mobilidade. Essas construções são soluções sustentáveis para diminuir o trânsito, além de ajudar na redução de acidentes, incentivando novas pessoas a usarem, pois é uma rota segura!

Se você já é um ciclista ou está começando, sempre pense em fazer suas rotas utilizando as ciclovias e ciclofaixas, pois é necessário para a sua segurança!

Sinta-se à vontade

Lembre-se que você está lidando com meios movimentados. A cidade é uma grande loucura, então caso queira fazer a prática do ciclismo na cidade, esteja confortável e à vontade para realizar a prática.

Não queira sair pedalando se a situação não está favorável para você. Acostume-se com a sua rota e aos poucos vá pedalando, pois assim o costume e o medo vão embora.

O mesmo vale para quem já está pedalando. Faça suas rotas de forma amena e aproveite a paisagem ao seu redor.

Iluminação importa!

Não pense que a iluminação para os veículos são apenas para os motorizados! Quem é ciclista deve também ter a sua iluminação para as práticas noturnas. De nada adianta querer ter atitudes mais saudáveis e evitar o mínimo de segurança.

A iluminação vai servir para enxergar melhor o trajeto, além de ver se alguma pessoa estará no seu percurso. Além disso, a luz vai evitar que passe por buracos na rota, auxiliando também a ver outros veículos!

Esteja sempre ciente e busque os acessórios ideais para a sua segurança!

Dicas para a prática adequada do ciclismo na cidade

Com alguns cuidados em mente para a prática, como usar equipamentos necessários e usar a via adequada para pedalar, vamos te dar algumas dicas para andar com sua bicicleta pela cidade. Elas valem para todos os níveis de praticantes!

Respeite as leis de trânsito

Como cidadão numa sociedade, cabe a qualquer pessoa entender sobre a legislação para ocupar as vias de uma cidade. E isso não seria diferente para quem está utilizando uma bike

A primeira dica é conhecer as leis de trânsito e respeitá-las, pois é o mínimo que qualquer ciclista deve saber ao utilizar alguma via. 

Como a bicicleta é um veículo, ela também possui regras para o meio urbano, dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro. Algumas especificidades são ditas no código, como a utilização das ciclovias e locais onde a bicicleta pode circular.

Fique de olho na hidratação

Para muitos pode não parecer importante, mas é necessário ingerir a quantidade ideal de água para não prejudicar seu treino. Essa prática alguma das vezes pode ser muito intensa, ainda mais se for em dia de sol quente!

Faça da água sua melhor amiga, tomando esse líquido em tempos regulares. Uma alimentação saudável também é essencial para ter energia no percurso. Caso esteja em nível mais profissional, procure o auxílio de um nutricionista esportivo, por exemplo.

Pedale com postura correta

Por incrível que pareça, sentar no banco da bicicleta e sair pedalando não é o ideal. Existe técnica correta e postura para pedalar. O banco do veículo é regulável, por exemplo, sendo ajustável para o seu tamanho.

Além disso, ter o guidão alto ou baixo também influencia na sua postura, podendo ou não machucar as suas costas. Busque o auxílio para ver a ergonomia ideal para o seu tamanho e peso.

E caso você seja profissional, mas ainda está com algumas dificuldades com a postura, o recomendado é buscar novas técnicas ou auxílio para o seu treino, tornando sua pedalada mais eficiente!

Evite desconfortos nessa prática.

Respeite seu corpo

Como última dica, dê ouvidos ao seu corpo. Não pense que treinar intensamente por 7 dias terá um resultado eficaz! O corpo precisa de um descanso para ter o resultado do treino, então não exagere na prática, isso evita grandes cansaços e lesões no joelho, por exemplo.

Com o tempo o rendimento e resistência aumentam, então não fique querendo nada ‘para ontem’, pois esse pensamento não gera nenhuma evolução, apenas traz frustrações.

Cada um apresenta uma adaptabilidade para o seu corpo, então conheça o seu e foque naquilo que ele consegue fazer. Desse modo, novo desafios podem ser buscados!

Agora é só pedalar com segurança!

Com as dicas, cuidados e todo um conhecimento básico para o ciclismo na cidade, você pode pedalar com segurança. Invista nessa prática, pois ela traz grandes impactos, tanto para a sua saúde como para a natureza.

Não adie novas atitudes e tente começar o mais cedo possível.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de comentar aqui embaixo e compartilhar o texto nas redes sociais!

Referências

CTB Digital – Código de Trânsito Brasileiro

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados