Qualidade de vida

Conheça 6 causas da insônia e saiba como combater esse problema!

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Vez ou outra acontece de dormirmos mal, seja por pensar demais, uma preocupação em excesso ou até pelo sono estar desregulado, porém, existem casos que vão além de questões rotineiras. Ter ansiedade, idade avançada ou transtornos são causas da insônia, o que atrapalha não só uma boa noite de sono, mas a qualidade de vida como um todo.

Ter esse distúrbio do sono não é algo considerado bom, pois quem tem insônia normalmente pode ter o dia afetado, seja com falta de disposição e produtividade, ou com alterações no humor, entre diversas outras coisas. Sendo assim, é necessário conhecer as possíveis causas da insônia e como é possível acabar com ela de uma vez por todas!

Quer descobrir como isso é possível? Então continue lendo que irei te dizer!

As 6 causas mais comuns da insônia

As causas da insônia são enormes, porém existem origens desse problema em questões mais comuns do dia, como o estresse e o uso em excesso do celular. Logo abaixo você confere as 6 causas mais comuns da insônia:

conheça as possíveis causas da insônia

1. Ansiedade

A ansiedade é um transtorno que afeta uma grande parte dos brasileiros, segundo a OMS, em 2020, a taxa da população com o transtorno da ansiedade chegou a 9,3%. O país é o que apresenta o maior número de ansiosos no mundo! Com isso, além de ser um problema de saúde pública, a ansiedade vai gerar alguns impactos na população em geral, como preocupação em excesso e a perda da qualidade de sono, o que causa a insônia.

Sendo assim, para quem tem ansiedade, preocupações da rotina como situações de casa, do serviço, estudos e projeções do futuro são gatilhos que podem tirar a tranquilidade da pessoa e gerar insônia como uma das consequências.

2. Depressão

A depressão afeta 5,8% da população brasileira, então assim como a ansiedade, a doença vai impactar a qualidade do sono de muitos. Ou seja, quem apresenta sintomas ou é diagnosticado com a doença tem grandes problemas para pegar no sono, e muitas das vezes não conseguem dormir.

Em todos os casos, a ajuda de um especialista da saúde é o recomendado, pois existe tratamento e acompanhamento para combater a doença. Todos merecem qualidade de vida, então busque o devido apoio para combater a insônia.

3. Idade avançada

A insônia é uma consequência comum para os idosos, pois os mesmos têm dificuldade para pegar no sono e manter ele constante. Quando chegam à idade avançada, as causas da insônia estão ligadas com as alterações biológicas causadas pelo envelhecimento, ou seja, também é necessário o devido acompanhamento médico para melhorar a qualidade de sono.

4. Dores crônicas

Quem tem dores crônicas, como artrite, pode ter a qualidade de sono afetada, pois no geral, quem sofre com essas dores terá certos incômodos na hora de dormir. Nessas situações, caso seja diagnosticado, o devido tratamento é necessário para evitar demais problemas.

A dor crônica pode piorar certos problemas como ansiedade e depressão, então todo o cuidado é necessário. Nesse caso, não é apenas a qualidade de sono que está em jogo, mas, sim, a saúde e bem-estar.

5. Dispositivos eletrônicos

Pode não parecer, mas usar muito o celular ou ficar horas na frente da televisão são possíveis causas da insônia, principalmente quando está perto da hora do descanso. Tal problema pode acontecer, pois esses dispositivos eletrônicos emitem um certo tipo de luz que dificulta a produção de melatonina, hormônio que é responsável por causar o sono. 

Para conseguir dormir, o cérebro precisa de um ambiente favorável (escuro) para realizar a produção do hormônio, porém, com a luz do telefone celular, por exemplo, o tempo de reação aumenta, o que ocasiona na insônia ou em demais problemas para pegar no sono.

Ou seja, evite utilizar eletrônicos antes de dormir, pois assim você pode combater a insônia!

6. Estresse

Ter muitas preocupações no dia é um fator para dormir mal e até gerar insônia. Chegar em casa, tentar descansar e na hora de pegar no sono pensar nos problemas do serviço ou ter questões não resolvidas são fatores que geram estresse, e, como consequência, acaba sendo uma das causas da insônia.

Existem técnicas que ajudam no controle do estresse, como o foco na respiração, mas é necessário entender as possíveis origens desse problema e se é possível controlar sozinho. Caso não seja, busque apoio profissional para conseguir dormir bem.

Como combater a insônia?

Exposto algumas possíveis causas da insônia, saiba que é possível combater esse problema. Algumas práticas são simples e podem gerar resultados positivos, mas se o seu caso for mais severo, não esqueça que os profissionais da saúde serão os responsáveis para te auxiliar a não ter mais insônia. Seguem 3 dicas para combater a insônia:

como combater a insônia?

1. Foque em técnicas de relaxamento

Se a insônia é causada pelo estresse, por exemplo, é possível amenizar ou combater de vez com técnicas de relaxamento. Utilizar a meditação é uma ótima opção para controlar o excesso de pensamento e conseguir amenizar os pensamentos e preocupações, além de ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida.

Você pode também investir em hobbies ou técnicas de respiração, pois no momento que seu foco é o controle do ar que entra no seu corpo, o estresse consegue ser controlado. Ou seja, busque a melhor técnica e evite a insônia na rotina!

2. Evite o uso em excesso de eletrônicos

Evitar o uso excessivo de eletrônicos é algo essencial para combater a insônia. Se você possui distúrbios do sono e usa o telefone ou assiste televisão antes de dormir, a qualidade do sono será reduzida, então para além do excesso, crie hábitos saudáveis para conseguir ter o sono regulado.

Outras práticas que podem ser evitadas:

  • Ingerir cafeína à noite;
  • Cochilos no período da tarde;
  • Ter televisão no quarto.

3. Faça uso de medicamentos

Por fim, se as técnicas acima não foram suficientes e você ainda apresenta problemas com o sono, é extremamente necessário ir num médico para verificar a sua saúde. Existem tratamentos com pílulas para ajudar no combate da insônia, mas isso deve ser recomendado unicamente por um especialista.

Os remédios serão utilizados para ajudar no controle do sono, mas serão úteis apenas se não provocarem dependência química, sendo assim, não busque remédios milagrosos ou opções na internet, quem deve auxiliar neste caso é unicamente um especialista! 

Foque na qualidade de vida e descubra as possíveis causas da insônia na sua rotina. Caso consiga combater com técnicas simples, invista, mas se o seu caso for mais severo, um profissional é o mais indicado.

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Referência

Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMS

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