Para se inspirar

A corrida foi o início de uma nova vida para Cássia Moreira!

single image

A história de Cássia Moreira começa, como tantas outras, com um capítulo marcado pelo sedentarismo e uma busca por mudanças. O que torna sua trajetória singular não são apenas as conquistas que colecionou ao longo do tempo, mas a forma com que transformou um momento de desconforto em um marco de superação pessoal e transformação. 

Para ela, cada quilômetro percorrido não apenas mudou seu corpo, mas também redefiniu sua visão de vida. A corrida definitivamente muda a gente, tanto dentro quanto fora das provas. Pude transferir muitas lições do esporte para o meu dia a dia”, relata a atleta. 

O caminho para a mudança é logo ali

Cássia Moreira sempre teve a atividade física presente em sua vida, especialmente por sua profissão como fisioterapeuta, trabalhando com pilates desde 2011. No entanto, apesar de estar imersa no universo do movimento e do bem-estar, ela ainda se via em um ciclo de sedentarismo

Como muitos, a rotina agitada e as demandas diárias acabavam colocando a prática de exercícios em segundo plano. “A atividade física era muito esporádica na minha vida. Estava praticamente sedentária, com uma alimentação muito ruim e deixando de lado todos os hábitos saudáveis, conta.

Foi nesse cenário que ela se deu conta de que, para mudar sua vida, era preciso ir além dos ensinamentos que passava para os outros. Mesmo com o conhecimento adquirido ao longo dos anos, ela percebeu que não bastava estar apenas cercada pela teoria do movimento — era necessário viver na prática aquilo que ensinava. 

Diante disso, o crossfit foi o primeiro passo decisivo na jornada de Cássia Moreira para mudar a situação em que vivia“Aos 31 anos, comecei a praticar crossfit, que foi a única atividade física que consegui manter de forma constante. Desde então, me tornei uma pessoa ativa. Ao longo desse tempo, também pratiquei musculação, mas nunca me apaixonei de verdade por esses esportes. Apenas fazia para me manter ativa”, compartilha a atleta. 

A corrida como combustível para a transformação pessoal

O grande divisor de águas ocorreu com a chegada da pandemia de Covid-19, que obrigou todos a repensarem suas rotinas e estilos de vida. Para Cássia Moreira, o confinamento representou não só o distanciamento social, mas uma chance de encarar seus próprios limites. “Fiquei muito parada e isso me fez enlouquecer. Então, quando vi uma foto minha, me assustei e decidi mudar meu estilo de vida”, relembra a atleta. 

O medo de não conseguir lidar com a própria saúde e qualidade de vida foi o combustível necessário para que ela fizesse uma mudança verdadeira. Antes de começar a correr, ela não imaginava que esse esporte faria parte da sua rotina. 

Com o fechamento das academias, a corrida de rua se apresentou como a única opção para continuar cuidando do corpo e alcançar seus objetivos. E foi nesse cenário desafiador que ela viu a virada de chave para transformar sua vida.

Através do estímulo de um amigo, ela começou a correr nas ruas. “No início eu não conseguia correr nem 1km contínuo, mas fui evoluindo aos poucos. Outros amigos me motivaram, e outros brincavam comigo, porque eu era muito lenta. Mas mantive a atividade de forma constante e fui evoluindo de maneira progressiva, relata.

O maior desafio para ela não foi apenas começar a correr, mas, sim, manter-se persistente. Nos primeiros momentos, parecia que os resultados não vinham rapidamente, o que a tornava desmotivada. No entanto, ela sabia que o caminho para o sucesso estava na constância. 

O objetivo não era alcançar grandes resultados de imediato, mas transformar a corrida em um hábito diário, algo que fizesse parte de sua rotina. Essa persistência foi, sem dúvida, o que a ajudou a continuar em frente.

O despertar para maiores desafios 

Ainda durante esse período de restrições, Cássia Moreira decidiu levar a corrida mais a sério, impulsionada pela vontade de mudanças e superação. E foi nesse momento desafiador que ela tomou a decisão de se inscrever em sua primeira prova e correr 10 km. 

Essa experiência, apesar de complexa, foi um marco em sua jornada. A partir dali, ela buscou se aprimorar ainda mais e entrou para uma assessoria esportiva. “Com o acompanhamento profissional, passei a seguir uma planilha de treinos. Com isso, consegui fazer minha melhor marca pessoal nos 10km: 1 hora!”, conta a atleta. 

Após esse primeiro grande salto, Cássia Moreira não parou. Ela estabeleceu novas metas e se lançou em um novo desafio e decidiu participar de meias maratonas. “Mudei de assessoria e entrei para a BV Run & Tri, onde descobri que, ao completar três meias maratonas no ano, ganharia um troféu. Esse incentivo despertou em mim o interesse por me desafiar ainda mais!”, compartilha.

O incentivo da equipe a motivou a seguir em frente, e o desejo de completar a meta a fez alcançar novas marcas. Em 2022, ela esteve em sua primeira meia maratona, no Rio de Janeiro, e apesar de não alcançar seu objetivo pessoal, completou a prova. 

Esse não seria, contudo, o ponto final para a atleta. Apesar de sua maior dificuldade ser conciliar os treinos com sua rotina de trabalho, ela não se deixou desanimar. Em 2023, se sentiu pronta para dar o próximo passo: correr 42km. “Já tinha completado várias meias maratonas e fui para Buenos Aires, onde fiz minha estreia na maratona”, conta.

Esse foi um momento de celebração em sua trajetória esportiva. “Em vez de me preocupar com tempo, decidi aproveitar a prova. Conversei com as pessoas, filmei e tirei fotos, mas também quis correr de verdade”, relata a maratonista.

Para Cássia Moreira, a plataforma Treinus é uma grande aliada na sua jornada esportiva!

Cássia Moreira é a prova viva de que a vida pode ser transformada em qualquer fase. Hoje, a atleta está focada em ir além. “Comecei a correr em montanhas este ano e quero participar de algumas provas. Vou me desafiar em algumas competições e melhorar meu tempo na meia-maratona. Também tenho o objetivo de correr outra maratona e tentar o sub-4″, revela.

No meio de toda essa trajetória, a maratonista virou avó. Com a chegada de seu neto Lucca, ela descobriu uma nova motivação para continuar sua rotina de treinos. “Desde que ele tinha 3 meses, comecei a correr com ele no carrinho durante meus treinos. Levá-lo para as corridas foi uma forma de estar com ele e, ao mesmo tempo, seguir me dedicando ao que eu amo”, afirma a maratonista. 

Outro aspecto importante na sua evolução foi o suporte técnico que ela recebeu ao longo de sua jornada. Ao contratar uma assessoria esportiva e utilizar o nosso sistema, ela conseguiu ajustar seus treinos de acordo com suas necessidades e objetivos. “Acho a plataforma Treinus muito prática. Por meio dela, o treino vai direto para o meu relógio. Isso facilita muito na hora de correr. Com a sincronização, fica mais fácil executar o treino, acompanhar a evolução ao longo do ano e garantir que estou cumprindo o que foi proposto. É uma forma muito eficiente para organizar e monitorar minha performance!”, compartilha.

Para Cássia Moreira, o maior desafio foi acreditar que ela seria capaz de alcançar seus objetivos. Por isso, ela compartilha um conselho. “Se você está começando, minha dica é curtir a jornada e não querer correr rápido demais. Vá por etapas, aproveite cada uma delas, para só depois passar para a próxima. Viver apenas de desafios pode ser muito desgastante. Corra para alcançar seus objetivos, mas corra também por diversão, com amigos, e por outros motivos além de ganhar pódios ou bater recordes. Se conecte com os outros e com o seu corpo. O resto vem com o tempo”, finaliza.

Sobre a atleta

Atleta Cássia Moreira

Cássia Moreira é fisioterapeuta, trabalha com fisioterapia esportiva, pilates e reeducação postural. Gosta muito de correr e de passear com seu neto. Acredita que a vida deve ser equilibrada, sendo possível fazer um pouco de tudo. Além disso, para ela, devemos viver de forma mais leve, sem tanta cobrança, aproveitando cada processo.