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4 dicas importantes para montar um cardápio para atletas

A alimentação é o combustível para nossa vida. O modo como montamos cardápio para atletas ou pessoas normais, é o que definirá como nosso corpo ira funcionar durante as atividades do nosso dia-a-dia.

No nosso caso, sabemos que os atletas precisam estar ainda mais focados na alimentação, não é mesmo?!

Atletas utilizam o corpo como objeto que realiza as atividades, devem ter atenção redobrada, já que na maioria das vezes precisam de mais energia do que quem não pratica atividade física.

Nesse artigo separamos tudo que você precisa alimentação balanceada para atletas.

cardápio para atletas

Mitos da ausência de carbo-hidratos.

É muito comum montarmos cardápio para atletas que apresentam um grande aporte e ingestão de proteínas.

Isso nem sempre é correto, já que mais da metade da energia deve vir de alimentos que sejam ricos em carboidratos.

Ou seja: são os alimentos tipo arroz, pão, massas, cereais, batatas e frutas que posteriormente se transformarão em glucose, e logo depois, em energia.

Necessidades nutritivas do cardápio para atletas

 

  • Alimentação antes da atividade física
    Necessária para garantir os aportes energéticos necessários.
  • Alimentação durante a atividade física
    Nem sempre é necessária, porém alguns tipos de esportes de longa duração necessitam.
  • Alimentação depois da atividade física.
    Será ela que dá os aportes para a recuperação energética após a prática.

O peso ideal de um atleta

Para os atletas é fundamental controlar o peso.

É importante lembrar que é impossível definir um peso ideal, visto que cada tipo de esporte vai necessitar um tipo de corpo. Para isso, é importante contar com o acompanhamento de profissionais.

Os atletas que contam com acompanhamento profissional certamente conseguiram mantes o peso ideal a partir de um cardápio para atletas balanceado.

As necessidades de cada tipo de pessoas são diferentes. A nutrição do cardápio para atletas deve ser pensada levando em conta a idade, altura o peso e o tipo de esporte que cada um pratica.

De modo geral é necessário que haja a reposição do número de calorias que o atleta gasta diariamente.

Montando cardápio para atletas: que alimentos consumir?

Verduras

Elas contem uma grande quantidade de vitaminas, minerais fibras e água.

A maioria das verduras são alimentos de baixa caloria, ou seja, oferecem saciedade com poucas calorias, por isso elas ajudam de maneira eficiente a perder peso e desintoxicar nossos organismos.

Frutas

Assim como as verduras, as frutas são alimentos pouco calóricos e com muitas vitaminas e minerais antioxidantes que ajudam a mante o organismo em ordem.

Cereais Integrais

Essas podem ser as principais fontes de energia da alimentação de um atleta.

As fibras em grande quantidade que optam são nutrientes que ajudarão a desintoxicar e regular o organismo, que auxiliam para manter e consegui tonos e forma muscular.

Nesse grupo estão incluídos os pães integrais e o arroz integral.

Carnes

Para uma boa nutrição esportiva as carnes mais indicadas são as que contem um teor de gordura baixo como carnes brancas como o frango e o peixe.

Elas são consideradas as melhores porque o tipo de proteínas que nos oferecem é de alto valor biológico, que nos ajudam na recuperação de massa muscular.

Os peixes brancos, são os tipos de peixe ideal, pois possuem a mesma fonte de proteínas. O peixe é ainda mais indicado pois é uma carne com de digesta mais fácil.

Produtos lácteos desnatados

Tanto o leite como os iogurtes desnatados estão nesse grupo de alimentar.

Os queijos brancos de baixa gordura também. Para os intolerantes a lactose uma opção pode ser os derivados da soja.

Os alimentos desse grupo são fonte tanto de proteína de alto valor biológico como de vitamina D e cálcio. Eles são essenciais para um bom funcionamento muscular e ósseo.

Além disso, são alimentos fundamentais para a perda de peso, já que o cálcio é um grande ajudante na diminuição de acumulo de gorduras.

Viu só?! A alimentação balanceada é essencial para seus resultados como atleta.

É importante sempre estar em dia e acompanhado por um profissional que olhe diretamente para o seu caso e seus objetivos.

Acha que esse texto vai ser útil para seus amigos atletas?! Compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais atletas a adequarem sua alimentação!