Alimentação

Confira a lista com 41 carboidratos refinados e aprenda a substituir por 16 opções integrais!

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Você já deve ter ouvido a frase “os vilões da dieta são os carboidratos”. Contudo, não podemos generalizar esse macronutriente tão importante para a vida humana. Nesse caso, quando o assunto é alimentação desequilibrada e pouco nutritiva, o que atrapalha a qualidade de vida é o consumo excessivo dos carboidratos refinados!

Açúcar, biscoitos e massas, essas opções são altamente processadas e com baixo valor nutricional. E mesmo que saborosas, podem causar efeitos que não são positivos a longo prazo. Entre os impactos, o envelhecimento da pele é uma consequência que chama atenção, pois segundo uma pesquisa feita na Holanda, realizada pela Universidade de Leiden, o consumo excessivo de carboidratos refinados pode acelerar o processo de envelhecimento cutâneo. Ou seja, o surgimento de rugas e flacidez.

Saiba o que são carboidratos e carboidratos refinados

Antes de entender com detalhes o que são carboidratos refinados, é importante conhecer o carboidrato. Ele é um dos três macronutrientes presentes na natureza que formam a base da alimentação humana, responsável por dar energia ao corpo, contudo, caso os grãos e/ou cereais fontes desse nutriente passem por refinamento, eles podem se tornar extremamente prejudiciais.

Isso porque, pela energia do corpo ter origem através da glicose (açúcar), o organismo acaba liberando um hormônio conhecido como insulina, que é responsável por controlar o açúcar no sangue. Contudo, o excesso faz com que o corpo armazene a energia em forma de gordura, e ela será usada como combustível quando necessário. 

Porém, caso haja excesso de carboidratos no corpo, o organismo não terá usabilidade do nutriente, pois os estoques de glicogênios estão completos e, como consequência, problemas como aumento de gordura corporal ou obesidade aparecem.

Ou seja, se você acha que os carboidratos são os vilões da alimentação, você está com o pensamento equivocado. Os macronutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo, contudo, é importante ficar de olho nos carboidratos refinados, pois eles sim apresentam problemas para a alimentação!

No estado natural e completo, os grãos possuem 3 partes: o farelo (que contém fibras e minerais), o germe (que contém carboidratos, proteínas, gorduras e minerais) e o endosperma (que contém amido). No caso das opções integrais, o alimento mantém a forma natural completa, o que é bastante nutritivo, porém, se ele passa por refinamento, o que costuma restar é o amido, que serve unicamente para energia, sem nutrientes ou fibras.

Confira a lista com 41 alimentos que contêm carboidratos refinados

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de carboidratos, é importante conhecer quais opções passaram pelo processo de refinamento e que devem ser evitados para manter uma alimentação balanceada e saudável!

Abaixo, você confere a lista de alimentos que contêm carboidratos refinados:

  1. Açúcar refinado.
  2. Alimentos empanados.
  3. Arroz Branco.
  4. Balas de goma.
  5. Barras de cereais e/ou barras energéticas (exceções: fits e naturais).
  6. Biscoitos.
  7. Bolacha recheada.
  8. Bolachas e torradas.
  9. Bolos em geral.
  10.  Caramelos.
  11.  Chocolate quente.
  12.  Chocolates (exceções: as que são sem açúcar). 
  13.  Comidas enlatadas.
  14.  Cremes.
  15.  Geleias.
  16.  Iogurtes e demais produtos lácteos adocicados.
  17.  Ketchup.
  18.  Leite condensado.
  19.  Leites e derivados com adição de açúcar.
  20.  Licores.
  21.  Molho barbecue.
  22.  Molho de tomate industrializado.
  23.  Molhos para salada.
  24.  Molhos picantes.
  25.  Mostarda (condimento).
  26.  Muffins.
  27.  Panquecas.
  28.  Pão feito com farinha branca.
  29.  Pão Francês.
  30.  Pizza.
  31.  Pudim.
  32.  Refrigerantes.
  33.  Salgadinhos de milho.
  34.  Salgadinhos.
  35.  Sementes torradas com mel ou açúcar.
  36.  Sobremesas doces.
  37.  Sorvetes.
  38.  Todos os tipos de massas (à base de farinha branca).
  39.  Tortas.
  40.  Vinhos doces.
  41.  Waffles.

Substitua os carboidratos refinados pelas 16 opções a seguir

Um sentimento que deve ter surgido por causa da lista é espanto ou surpresa, afinal, a maioria dos alimentos podem estar diariamente nas suas refeições. Porém, saiba que é possível mediar a ingestão desses com opções integrais, pois os grãos, caso estejam inteiros, não sofreram alterações para se tornarem carboidratos refinados.

Assim, é possível obter fibras, minerais, gorduras saudáveis, vitaminas e proteínas. De base, qualquer alimento em versão integral deve ser o ideal, e você pode optar por essas 16 opções na lista abaixo. Confira:

  1. Alimentos derivados da farinha integral.
  2. Arroz integral.
  3. Aveia.
  4. Banana.
  5. Batata.
  6. Batata doce.
  7. Feijão.
  8. Grão-de-bico.
  9. Inhame.
  10.  Lentilha.
  11.  Maçã.
  12.  Macarrão Integral.
  13.  Mandioca.
  14.  Manga.
  15.  Pão Integral.
  16.  Pêra.

A lista pode dobrar de tamanho, desde que invista em tubérculos, leguminosas e raízes. Ainda é possível substituir o açúcar refinado pelo mascavo, demerara ou por outros diversos tipos de adoçantes que são saudáveis!

Tabela com alimentos permitidos e proibidos para ter boa alimentação

Vale ressaltar que os alimentos integrais são extremamente benéficos para o corpo humano, pois além de diminuir e ajudar no controle do colesterol e diabetes, também é possível perder peso caso a alimentação esteja aliada com a prática regular de atividade física, além de melhorar a flora intestinal.

Descubra os efeitos ao consumir carboidratos refinados em excesso

A vida é feita de adaptações e, com certeza, você deseja viver bem e com saúde! 

Mesmo que os alimentos refinados sejam saborosos, o consumo precisa ser equilibrado, pois o excesso pode levar a sérios problemas de saúde. De acordo com a Universidade de Simon Fraser (Canadá), se uma pessoa consome mais de 7 porções de carboidratos refinados, existe o risco de derrame, morte precoce e doenças cardíacas.

É importante falar sobre o envelhecimento da pele, chances de obesidade e demais problemas na saúde, sendo assim, busque o devido apoio de um nutricionista para que você tenha um cardápio personalizado e mantenha a saúde do corpo e da mente em dia!

Referência

Consumo de carboidratos refinados pode acelerar envelhecimento

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