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5 características de empreendedor para aprender com seus concorrentes

Exercitar a capacidade de aprendizagem é um dos pilares para desenvolver características de empreendedor.

Empreendedores de sucesso reconhecem que estão aprendendo a todo o momento e que podem aprender ainda mais a cada dia.

Por isso, uma característica de empreendedor é estar disposto e disponível para aprender e escutar, sem negar nenhuma oportunidade. 

5 caracteristicas de empreendedor para aprender com os concorrentes

Entenda como seu concorrente funciona e melhore o seu próprio negócio!

No mundo do empreendedorismo existem muitas formas de aprender. A internet, por exemplo, é uma fonte inesgotável de dicas. Também existe uma série de livros sobre a temática e uma infinidade de cursos oferecidos tanto de forma presencial, como online.

O que muita gente não pensa é: também podemos aprender com nossos concorrentes.

Sim, é isso mesmo! Uma análise crítica de uma pesquisa das empresas concorrentes pode nos dar muitas pistas de como melhorar nossos próprios negócios.

É fundamental identificar os concorrentes da sua empresa, sejam eles diretos ou indiretos. Além disso, você deverá buscar informações complementares nas pesquisas de mercado e nas observações.

Por isso, algumas questões fundamentais devem ser levantadas nessa busca: Quais são meus concorrentes? Onde eles estão? Quantos são? Qual a participação deles no mercado?

Esse tipo de trabalho que observa e busca informações em empresas que trabalham com o mesmo segmento tem o proposito de saber melhor sobre nossas práticas.

A esse tipo de trabalho damos o nome de benchmarking e diz justamente sobre como utilizar seus concorrentes como fonte de aprendizagem.

Com o Benchmarking podemos evitar perder dinheiro e tempo com erros que poderíamos cometer se não tivéssemos essas informações.

Separamos 5 coisas sobre características de empreendedor que você pode aprender com seus concorrentes

Características de empreendedor: Buscar alcançar resultados observando a concorrência.

Observe bem os resultados dos seus concorrentes. Eles podem estar disponíveis em reportagens sobre a empresa em jornais, por exemplo.

Uma ótima característica de empreendedor é que eles são pessoas práticas que acreditam que podem controlar seu próprio destino e tomar decisões que levem a ações objetivas para alcançar resultados.

Para isso, além de pesquisar muito sobre a empresa concorrente é necessário planejar seus objetivos corretamente.

Só assim você saberá se esta ou não conseguindo os resultados esperados para atingir características de empreendedor. 

 

Criatividade e inovação.

Você já deve ter ouvido aquela frase: hoje em dia nada se cria, tudo se copia. A lógica não é bem a da cópia, mas essa é uma premissa válida para se pensar.

Pense nas ações do seu concorrente e se inspire nelas para criar estratégias e ações ainda mais inovadoras.

Utilizar os produtos e serviços do seu concorrente como referencias para criar os seus pode ser um grande saldo para sua empresa e para o desenvolvimento das suas características de empreendedor.

Uma característica de empreendedor de sucesso é conseguir colher material de outras fontes e criar produtos e serviços ainda melhores. 

Observação atenta dos concorrentes maiores (e dos menores também!).

Mesmo que seu negocio não tenha a dimensão nem os investimentos das melhores empresas do segmento que você trabalhar vale a pena estudar esses casos de sucesso.

Observe quais estratégias do seu concorrente você tem condições de adotar dentro da sua empresa.

As vezes algo simples, como por exemplo o modo como ele utiliza e faz a comunicação com o cliente, pode ajudar muito no seu negocio.

O mesmo vale para empresas menores: não devemos subestimar o potencial dos nosso concorrentes menores e as estratégias positivas dessas empresas também devem ser observadas.

Aprendendo com os erros.

Uma característica de empreendedor é conseguir observar os erros para modifica-los.

Por isso, da mesma forma que podemos aprender com os casos de sucesso, também podemos (e devemos) aprender muito com os erros.

Observe o que não funciona tão bem no seu concorrente para não repetir isso dentro do seu negócio.  

Essas são algumas dicas para percebermos que a observação dos processos e o exercício da pesquisa dos nossos concorrentes pode permitir o levantamento de informações importantes sobre nossas estratégias.

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