Práticas esportivas

O que é calistenia e quais seus benefícios?

single image

Já pensou em exercícios funcionais que entregam muitos benefícios, mas sem a utilização de equipamentos? Existe uma prática esportiva voltada para a consciência corporal que impacta positivamente na rotina, desde melhorar a qualidade de vida até a resistência muscular. Conhecida como calistenia, essa modalidade está crescendo o número de adeptos por sua eficácia e resultados incríveis!

Você conhece essa prática, treina calistenia ou ainda não sabe como ela funciona? Em todos os casos, confira abaixo um pouco mais sobre a modalidade, como é possível conquistar os benefícios a partir da rotina de treinos e como começar nesse esporte.

O que é calistenia?

Calistenia é uma atividade física que usa o peso do próprio corpo para alcançar diversos resultados, desde a perda de gordura corporal até a tonificação dos músculos. Ou seja, a partir de uma série de exercícios característicos da prática, é possível ter uma rotina ativa e qualidade de vida!

Em sua origem, calistenia significa beleza da força, ou seja, adaptando o termo para o esporte, é a execução dos exercícios de maneira correta através do domínio da técnica com a prática regular. É a perfeição ao realizar cada atividade, a beleza pelo desempenho e o cuidado com o corpo.

Como o objetivo é utilizar o peso do corpo, não há custos com equipamentos para a prática, mas existem casos em que se utiliza o mínimo possível para executar o esporte, como bastões e barras fixas. Elas auxiliam na atividade como um suporte, mas não são uma necessidade.

O impacto é que, além de não ter custo e ser acessível para boa parte da população, a calistenia trabalha o desenvolvimento de diversos músculos, usando agachamento, abdominal e saltos, através de repetições ou esforço máximo dentro das capacidades de cada um. Em adição, a prática ajuda a desenvolver habilidades corporais e motoras, além de auxiliar na fisionomia, pois os exercícios facilitam a perda de peso e o aumento da massa muscular. 

Benefícios da calistenia

Por ser um esporte que chama atenção por entregar custo-benefício, ele tem grande alcance, assim como muitas vantagens para quem pratica. Os impactos vão além de um corpo ativo e saudável, é possível ter melhoras até no âmbito social, então confira abaixo 5 benefícios da calistenia:

1. Sem custo

A prática de calistenia não tem custo, pois utiliza o peso do próprio corpo. O único diferencial e que pode ocasionar algum gasto é a compra de barras ou bastões para alternar em alguns exercícios, mas tirando essa exceção, o custo é zero!

Como é uma prática versátil, ela pode ser feita em casa, na academia ou na rua, ou seja, em qualquer lugar. A única alteração será quando a calistenia for feita em estúdio ou local semelhante para treino, gerando assim algum custo, mas, nesses casos, ainda se ganha como bônus a sociabilidade com os outros atletas praticantes desse esporte.

2. Fácil aprendizagem

Calistenia é uma progressão, então não existe “eu não sei fazer”, mas sim “eu irei aprender”. Ou seja, cada treino terá uma carga alta de aprendizagem, pois exige o máximo do praticante, vez que a técnica, quando adquirida, vai gerar a perfeição (ou beleza) da prática.

Para além, como são exercícios corporais, o mínimo necessário é saber a base para cada atividade e como será a repetição, dessa forma, o aprendizado é facilitado. Como impacto, evolução, progressão, intensidade dos exercícios e performance podem ser vistas na prática de calistenia. 

Outro fator da aprendizagem é que não há necessidade de pressa, pois, em comparação a uma academia, o estímulo não é feito com peso de equipamentos. Como nesse esporte a prática exige somente o manuseio do corpo, não é necessário impor um ritmo alto ou acelerado, vez que o cansaço do corpo de cada um é individual!

3. Trabalha muitos objetivos

É possível alcançar muitos objetivos com a calistenia, ou seja, quem faz os exercícios pode querer aumentar a força, emagrecer, tonificar o músculo, ter mais flexibilidade, aumentar a coordenação motora ou apenas querer seu bem-estar. Ela vai trabalhar de acordo com o desejo de cada um, indo além dos benefícios citados, entregando, também, como um dos principais focos, a consciência corporal!

Na calistenia você entende e respeita os seus limites, então, aos poucos, você supera as suas capacidades e consegue evoluir sem gerar lesões, impactos nas articulações e problemas a longo prazo.

4. Impacta as emoções

Como a calistenia exige o máximo do corpo, ao conseguir superar os seus limites, você terá uma grande realização, não apenas de superação, mas sim de ânimo para continuar nos treinos. Você vai entender que tem disposição e capacidade na sua rotina e no seu dia a dia, e que os exercícios dessa modalidade estão disponíveis para buscar em cada prática o autoconhecimento!

5. Reduz doenças mentais

O esporte por si só é um auxílio na queda das doenças mentais, como ansiedade e depressão. A prática moderada e nas devidas proporções são estímulos para uma melhora da mente, emoções e do próprio corpo. Como impacto, o organismo responde melhor às atividades, além de proporcionar disposição e até otimização do humor. Isso acontece, pois uma substância chamada endorfina é liberada na corrente sanguínea, então é possível ter a sensação de bem-estar e felicidade.

E o mesmo não seria diferente com a calistenia, pois é um método de exercício como as outras práticas. Se você está estressado ou com ansiedade, a prática pode ser um meio de distração e um suporte para aliviar esses sentimentos, já que a mente não irá focar nos problemas da rotina.

Como começar a praticar calistenia?

Muitos atletas acham que a calistenia é algo difícil, sendo necessário ter um preparo anterior para começar. Porém, esse pensamento deve ser revisto, pois todos podem (e devem) praticar este esporte independentemente do nível da prática e condicionamento físico!

Para isso, busque um profissional ou alguém que já esteja dentro da modalidade, pois assim será possível começar com conforto e confiança. E caso esteja inseguro e queira ter um treino personalizado e no seu nível de condicionamento, o link abaixo é o que vai te ajudar!

Exercícios de calistenia

Muitos conhecem os exercícios de calistenia, pois eles são comuns em muitas práticas.  O diferencial está na repetição e esforço, já que não há outros pesos além do corpo para executar as atividades. Você pode conferir uma breve lista logo abaixo:

  • Prancha e suas variações.
  • Abdominais e suas variações.
  • Agachamento.
  • Flexão de braços.
  • Puxada alta (com barra).

Caso você ainda não pratique calistenia, é só ficar atento nas atividades que já faz, pois encontrará em alguma delas o mesmo princípio dos exercícios feitos nessa modalidade!

Quais os requisitos para praticar calistenia?

Segundo a School of Calisthenics (Escola de Calistenia), não há pré-requisitos para a prática. Todos são bem-vindos para a modalidade, e como ela só vai utilizar o peso do corpo, não há desculpas para não tentar. Todos que buscam a prática irão progredir respeitando seu tempo e limite, ganhando todos os benefícios citados acima.

E mesmo não tendo pré-requisito, a única dica é ficar de olho na execução dos exercícios, então por precaução busque auxílio de um profissional para evitar lesões!

Referências

Os Benefícios do Exercício Físico na Saúde Mental

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados