Práticas esportivas

O que é calistenia e quais seus benefícios?

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Já pensou em exercícios funcionais que dão inúmeros benefícios, mas sem a utilização de equipamentos, só o corpo como instrumento? Existe uma prática esportiva voltada para a consciência corporal que entrega inúmeros benefícios, desde qualidade de vida, até resistência muscular. Essa modalidade é conhecida como calistenia!

Você conhece essa prática? Então continue com a gente para saber mais sobre a calistenia!

O que é calistenia?

Calistenia é uma atividade física que usa o peso do próprio corpo para alcançar diversos resultados, desde a perda de gordura corporal até a tonificação dos músculos.

Na origem da palavra, calistenia significa beleza da força, ou seja, traduzindo para o esporte, é a execução dos exercícios de maneira correta com o domínio através da prática. A formação do sentido da calistenia é a perfeição ao realizar o exercício e também a beleza pela execução e o cuidado ao corpo.

Como o objetivo é utilizar o peso do corpo, não há custos com equipamentos para a prática, mas existem casos que se utilizam o mínimo possível para executar o esporte, como bastões e barras fixas. Elas auxiliam na atividade como um suporte, não uma necessidade.

O impacto é que, além de não ter custo e ser acessível, a prática de calistenia trabalha o desenvolvimento de diversos músculos, usando agachamento, abdominal e saltos, através de repetições ou esforço máximo dentro da capacidade de cada um.

Fora isso, a prática ajuda a desenvolver habilidades corporais e motoras, além de auxiliar na fisionomia, pois os exercícios facilitam a perda de peso e o aumento da massa muscular. Esses são alguns dos inúmeros benefícios que a prática pode entregar para qualquer pessoa. 

Benefícios da calistenia

Por ser um esporte que chama atenção por ter um bom custo benefício, ele tem um grande alcance, assim como muitas vantagens para quem pratica. Seguem 5 benefícios:

1. Sem custo

A prática de calistenia não tem custo, pois utiliza o peso do próprio corpo. O único diferencial e que pode ocasionar algum gasto é a compra de barras ou bastões para alternar em alguns exercícios, mas tirando essa exceção, o custo é zero.

Como é uma prática versátil, ela pode ser feita em casa, na academia ou na rua, sendo assim, é feita em qualquer lugar. A única modificação vai ser quando feita em um estúdio ou local semelhante para treino, gerando assim algum custo, mas ainda ganha como bônus a sociabilidade com os outros atletas praticantes de calistenia.

2. Fácil aprendizagem

Calistenia é uma progressão, então não existe “eu não sei fazer”, mas sim “eu irei aprender”. Ou seja, cada treino terá uma carga alta de aprendizagem, pois exige o máximo do praticante, vez que a técnica, quando adquirida, vai gerar a perfeição (ou beleza) que tem como significado na origem da palavra.

Para além, como são exercícios corporais, o mínimo necessário é saber a base para o exercício e como será a repetição, dessa forma o aprendizado fica facilitado. Como impacto a evolução, a progressão, a intensidade e a performance podem ser vistas na prática do esporte. 

Outro fator da aprendizagem é que não há necessidade de pressa, pois, em relação a uma academia, o estímulo é feito com peso do corpo. Como nesse esporte a prática exige somente o manuseio do corpo, não é necessário impor um alto ritmo, vez que o cansaço do corpo de cada um é individual e não esquematizado.

3. Trabalha muitos objetivos

A calistenia tem vários focos, ou seja, quem faz os exercícios pode querer uma força maior, emagrecer, tonificar o músculo, ter mais flexibilidade, aumentar a coordenação motora ou apenas querer seu bem-estar. Ela vai trabalhar de acordo com o desejo de quem a procura, indo além dos benefícios citados, entregando também, como um dos principais focos, a consciência corporal!

Na calistenia você entende e respeita o seu máximo, então aos poucos você supera os seus limites sem gerar lesões ou problemas com impactos a longo prazo.

4. Impacta as emoções

Como a calistenia exige o máximo do corpo, ao conseguir superar os seus limites, você terá uma grande realização, não apenas de superação, mas sim de ânimo para continuar nos treinos. Você vai entender que tem disposição e capacidade na sua rotina e no seu dia a dia, e os exercícios dessa modalidade estão disponíveis para esse autoconhecimento.

5. Reduz doenças mentais

O esporte por si só é um auxílio na queda das doenças mentais como ansiedade e depressão, pois a sua prática moderada e nas devidas proporções são estímulos para uma melhora da mente. Como impacto o corpo responde melhor às atividades, além de proporcionar disposição e até uma melhora de humor. Um dos responsáveis é a endorfina, substância química que traz a sensação de bem-estar, liberada ao realizar atividade física.

E o mesmo não seria diferente com a calistenia, pois é um método de exercício como as demais outras práticas. Se você está estressado ou com ansiedade, a prática pode ser um meio de distração e ajudar a aliviar os sentimentos, já que a mente não terá o foco em problemas, mas sim na sua capacidade evolutiva nos exercícios.

Esses são alguns dos benefícios de uma grande lista. A calistenia vai entregar resultado e performance, podendo atingir todos em diferentes níveis. Dentre outros benefícios, temos:

  • Aumento da força física.
  • Auxilia a coordenação motora.
  • Melhora na mobilidade, equilíbrio e flexibilidade.
  • Queima de calorias.
  • Promove saúde e bem-estar.

Exercícios de calistenia

Muitos conhecem os exercícios de calistenia, pois eles são comuns em muitas práticas, como o aeróbico ou treinos da academia. O diferencial está na repetição e esforço, pois não há outros pesos além do corpo para executar as atividades.

Dentro dos exercícios mais comuns da calistenia, temos:

  • Prancha e suas variações.
  • Abdominais e suas variações.
  • Agachamento.
  • Flexão de braços.
  • Puxada alta (com barra).

Caso você ainda não pratique calistenia, é só ficar atento nos exercícios que já faz, pois encontrará em alguns deles o mesmo princípio dos exercícios feitos na calistenia.

Requisitos para calistenia

Segundo a School of Calisthenics (Escola de Calistenia), não há pré-requisitos para a prática. Todos são bem-vindos para a modalidade, e como ela só vai utilizar o peso do corpo não há desculpas para não tentar. Todos que buscam a prática irão progredir respeitando seu tempo e limite, ganhando todos os benefícios citados acima.

E mesmo não tendo pré-requisito, a única dica é ficar de olho na execução dos exercícios, então por precaução busque auxílio de um profissional para evitar lesões.

Espero que todos tenham entendido o assunto!

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Referências

Os Benefícios do Exercício Físico na Saúde Mental

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