Para treinadores

Entenda como o branding pode ajudar a alavancar a sua assessoria esportiva!

single image

Assessorias esportivas são marcas. Pode parecer estranho pensar assim, mas elas representam uma ideia, uma proposta de ação e oferecem um serviço. A identidade delas (nome, logo, perfis nas redes sociais, etc.) faz parte da composição dessa marca.

Logo, é necessário cuidar dessa identidade, já que ela é o que existe entre os serviços que a assessoria oferece e o público que ela conversa. O nome desse processo de gestão é branding.

O que é branding e qual a sua importância?

Branding é o termo técnico para definir um processo de gestão de marcas. Ele é composto por boas práticas que devem ser seguidas para levar o nome da assessoria para a direção correta.

O trabalho de branding bem feito cuida de tudo no universo da marca, incluindo o slogan, símbolos utilizados, estratégias de posicionamento, “personalidade” da assessoria e tudo mais que envolve o processo de comunicação, seja ela interna (para os próprios treinadores) ou externa (para atletas já matriculados e pessoas que ainda estão conhecendo a marca).

Qual a importância do branding para sua assessoria?

A gestão de marca tem um poder incrível. Ela é o que dá vida a um nome e faz com que um negócio, como a assessoria, consiga se destacar e imprimir uma imagem ímpar no meio em que atua.

Graças ao branding a marca consegue se diferenciar das demais, tendo uma ideologia própria, uma postura específica e uma orientação sobre como ela quer se comunicar e se comportar, tanto nos serviços que oferece quanto no contato com as pessoas.

Os maiores benefícios do branding são:

  • marketing mais estratégico e orientado aos objetivos da marca;
  • comunicação coesa, sempre respeitando princípios estabelecidos (isso gera a sensação de unidade da marca);
  • diferenciação da marca no mercado;
  • atração de pessoas que se identificam com as propostas da marca.

Entenda o poder do branding: assessoria A vs. assessoria B

Imaginemos o seguinte: temos duas marcas, a assessoria A e a assessoria B. Ambas têm investido em branding, mas com propostas diferentes. Isso é o que gera uma grande diferenciação.

A assessoria A fez o trabalho da seguinte maneira:

  • sua identidade visual é mais voltada para competições, com cores mais fortes (preto, vermelho e amarelo, por exemplo);
  • ela tem uma mentalidade de disputa com foco na vitória e na preparação de grandes atletas, para ela o esporte é uma forma de se superar diariamente;
  • sua comunicação e posicionamento nas redes sociais é mais direta, falando de estratégias de treino, competições e da importância de “ser o primeiro”.

A assessoria B fez o seguinte trabalho de branding:

  • sua identidade visual é voltada para a promoção da saúde e bem-estar, com cores mais suaves (azul e verde claros, por exemplo);
  • seu foco é no bem-estar e na prática de esportes como uma forma de ter uma vida equilibrada e saudável;
  • sua comunicação e posicionamento nas redes sociais aborda tanto a importância da rotina de exercícios quanto os cuidados com a saúde de modo geral, com maior ênfase na prevenção.

As duas marcas são assessorias esportivas e oferecem um serviço semelhante, com profissionais capacitados. Entretanto, o branding de cada uma delas nos mostra qual postura é esperada dos instrutores e dos alunos, como também deixa claro qual é o objetivo final de cada uma delas.

É essa diferenciação que um branding bem feito pode gerar para uma assessoria.

Como fazer o branding da sua assessoria?

Entendido o papel do branding, precisamos falar sobre como colocá-lo em prática em uma assessoria. Assim como qualquer estratégia ou processo de administração, existem alguns passos que precisam ser seguidos.

1. Crie uma história e um objetivo para a marca

A marca precisa ter um propósito e uma história que corrobora com ele. Essa coesão e direcionamento vai orientar todos os próximos passos do trabalho de branding que será feito.

Uma marca que tem como objetivo “treinar campeões” precisa de uma história compatível com isso. Algo como um atleta que se dedicou a participar de campeonatos e após conquistar títulos decidiu compartilhar sua metodologia com as outras pessoas para criar um mundo com mais disputas.

2. Defina a estratégia da sua marca

Com a história e objetivos definidos, é o momento de começar a desenhar a estratégia da marca. Com o branding vamos determinar vários aspectos do comportamento da assessoria.

O primeiro deles é a personalidade da marca. Cada empresa e assessoria é como se fosse uma pessoa. A marca tem uma “identidade” própria: uma forma de falar, de agir e uma história pessoal.

É essa identidade que determina a forma como serão produzidos os conteúdos, o tom de voz da marca e até mesmo o tipo de conteúdo que deve ou não aparecer nas páginas.

Para termos uma ideia de quão importante é essa identidade, vamos ver alguns exemplos. Suponhamos que a atleta Ana mandou uma mensagem para a assessoria. Dependendo da personalidade da marca a resposta pode ser:

  • “Oi, Ana, como vai? Claro que podemos…“;
  • “Fala campeã! Deixa com a gente que vamos resolver…”;
  • “Boa tarde sra. Ana. Estaremos resolvendo isso em…”;
  • “Tudo em cima, Ana? Nossa equipe já está olhando…”.

E esses são apenas alguns exemplos. As possibilidades de tom de voz e personalidade são quase infinitas.

3. Trabalhe a identidade visual da marca

A marca precisa ter coesão. Ela deve seguir a mesma identidade para criar uma imagem que a faça ser reconhecida. Quer um exemplo? O “N” em vermelho já é um traço reconhecido da Netflix, e aquele tom de vermelho com preto faz parte de toda a comunicação da empresa.

Na parte de identidade visual a marca precisa de:

  • adequação da logo;
  • estilos de representação;
  • cores;
  • símbolos preferidos;

Todas essas informações precisam ser compiladas em um manual, chamado de “manual de marca”.

2 brandings de sucesso para você se inspirar!

Entendido o conceito de branding e como colocar em prática, hora de conhecermos algumas marcas que fazem esse trabalho muito bem. Elas são uma ótima fonte de inspiração.

Todas as marcas que separamos são grandes representantes do setor de produtos esportivos.

Nike

Nike é uma marca que carrega a vitória no nome. Nice (em grego “Niké”) é a deusa da vitória, da força e da perseverança na batalha. De acordo com a mitologia greco-romana, essa deusa visitava os campos de batalha e coroava os vencedores.

Um nome imponente para uma marca de produtos esportivos, não é mesmo? Mas não termina aí: o logo da Nike é uma releitura da asa da estátua conhecida como Nice de Samotrácia.

A proposta da Nike é levar os atletas a buscarem a vitória, sem nunca desistir. Tentar é o mais importante e é o primeiro passo. Daí o slogan “Just do it.” e as propagandas motivacionais focadas em persistência e superação.

Under Armour

A Under Armour nasceu da insatisfação do ex-atleta Kevin Plank com a camiseta que sempre ficava ensopada embaixo do seu uniforme. Pensando em uma forma de resolver a situação, ele desenvolveu roupas que utilizavam o mesmo tecido das sungas que estava acostumado a usar, e que geram muito menos suor.

O nome da marca nasceu exatamente disso: Under Armour significa “sob a armadura”. A proposta da marca é proteger o corpo do atleta embaixo da sua “armadura” principal (seja o equipamento de proteção, a regata usada na corrida ou qualquer outro acessório que o esporte exija).

O slogan da marca é “Protect this house. I will.”, que significa “Proteja essa casa. Eu protegerei.”. Essa frase conversa com os atletas, dizendo a eles para protegerem seus corpos, porque a Under Armour também ajudará nisso.

O logo da marca é composto pelas letras U (de under), que fica na parte de cima, e A (de Armour), que fica na parte de baixo, posicionadas uma sobre a outra.

Como a ideia da marca é promover a proteção, em seu canal do YouTube a Under Armour oferece vários tutoriais e guias de exercícios para que os atletas possam se preparar. Vale a pena conferir!

Gostou deste conteúdo? Assine a Newsletter para ficar por dentro das novidades do nosso blog! 


Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados