Posted in:

Bikefit – O que é?

Saiba mais sobre essa técnica que ajuda a encontrar as posições ideais para evitar lesões e incômodos ao praticar atividades na bicicleta.

Bikefit – O que é?
Este texto te ajudou?

Muita gente que usa a bicicleta como modalidade de exercício físico se queixa de dores ou incômodos após algum tempo de treino. Muitas vezes as pessoas deixam esse incomodo passar batido, como se essas dores fossem simplesmente resultado do exercício realizado.

O que muita gente não se atenta de forma necessária é sobre a importância da bicicleta estar adequada para o ciclista.

Seja uma dor nas costas, no joelho, incomodo causado pelo selim ou adormecimento da mão, o BikeFit pode ser uma solução.


Bikefit
 – O que
é?

É uma técnica que ajuda a encontrar as posições ideais para evitar lesões e incômodos ao praticar atividades na bicicleta.

É muito comum as pessoas pensarem que há uma única postura correta para pedalar. Porém, a verdade é que cada pessoa terá uma melhor postura e ela vai depender também da modalidade de ciclismo que realiza.

Outro fator importante é o nível de treinamento e o condicionamento que cada um apresenta previamente.

Essa técnica utiliza estudos da biomecânica aplicados ao ciclismo. E basicamente consiste em medições do corpo do ciclista e posteriormente a realização de ajustes necessários na bicicleta, para que ambos trabalhem de forma eficiente.


Para que serve o
BikeFit?

O ponto principal é descobrir se o tamanho e o modelo da bicicleta estão corretos. Depois, utilizando a bicicleta se ajusta a posição e os componentes para melhor atender ao ciclista.


Por que você precisa do
BikeFit?

Toda pessoa (seja adulta ou jovem) deve fazer um estudo biomecânico antes ou depois de adquirir uma bicicleta. O BikeFit é indicado tanto para quem usa a bicicleta, como também atividade recreativa para quem pratica o ciclismo.


Já escrevemos aqui sobre três importantes passos para dominar o ciclismo.


Como funciona o Bikefit?

Existem basicamente dois tipos de BikeFit: o estático e o dinâmico.

O BikeFit estático parte das medidas morfológicas do praticante e calcula o tamanho e o quadro ideal para a bicicleta de cada um. Esse é um sistema mais simples e é amplamente utilizado em várias lojas.

O ponto fraco dessa prática é que ela é limitada, já que não inclui as dinâmicas individuais de utilização da bicicleta, nem a experiência do ciclista.

O BikeFit dinâmico considera as medidas morfológicas como ponto de partida e depois disso, por meio de um protocolo estabelecido pelo profissional é realizada uma prova dinâmica com o ciclista sobre a bicicleta. Nessa prova será analisada e explorada as diferentes capacidades do atleta.


Passo a passo de um
BikeFit

1) Tudo começa com uma analise: Ela acontece por meio de uma entrevista pessoal e um questionário. Eles iram fornecer as informações importantes sobre o ciclista, como tempo de esporte, nível de pratica e modalidade.

2) Exploração física para iniciar as medições e cálculos: Nesse momento é avaliado a postura corporal, o nível de flexibilidade e formação e a potência muscular do atleta. Esse procedimento é necessário para saber se existem ou não desequilíbrios entre a bike e o ciclista.

3) Adequação a bicicleta: Antes mesmo de começar a pedalar é observado como o ciclista se porta ao subir na bicicleta. Nesse procedimento é possível observar vícios ou erros corporais durante a prática.

4) Teste dinâmico: O ciclista pedala em diferentes ritmos e intensidades. Sempre levando em consideração a sua capacidade.

5) Observação: Ela é necessária para comparações e modificações necessárias na bicicleta e na postura do ciclista para chegar a posição ideal.

Viu só como o BikeFit pode ser uma prática muito importante para melhorar a relação do ciclista com sua bicicleta? Esses ajustes auxiliam a encontrar a melhor posição e isso pode melhorar o seu rendimento, seja nas competições ou mesmo no dia a dia.

Você já conhecia essa modalidade de teste? Já realizou um BikeFit?
Conta pra gente nos comentários então.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.