Alimentação

O kefir ajuda na saúde? Conheça os benefícios dessa bebida!

single image

O kefir pode ser definido como uma colônia de microorganismos que, a partir da fermentação de algum açúcar (como o mascavo), vai produzir um líquido probiótico. Esse líquido é maravilhoso para a nossa saúde, então consumir a bebida vai impactar em muitos aspectos a saúde do corpo. 

Por acaso você conhece os benefícios do kefir e como ele atua no nosso organismo? Fique aqui para descobrir!

O que é kefir?

O kefir é uma bebida fermentada que pode ter a tradução da palavra como ‘bem-estar’, tendo sua característica semelhante à de pequenos cristais. Na sua origem, era desenvolvido em cultura de leite, ou seja, alimentado pelos açúcares desse líquido, sendo um dos mais conhecidos como lactose. 

O interessante dessa cultura é que, mesmo sendo fermentado a partir do leite, alguns intolerantes à lactose conseguem consumir o kefir, mas vai depender de pessoa para pessoa. É uma relação individual que não dá para generalizar!

Os benefícios ao consumir kefir serão os mesmos ao fermentar a bebida com água ou leite, então vai da sua escolha ao fazer o seu preparo. Irão sim existir algumas diferenças no preparo com água e leite, mas na essência os resultados são os mesmos, que são os benefícios dos probióticos.

O que são probióticos?

Os alimentos e bebidas probióticos são aqueles que já têm os microorganismos benignos que vão ajudar a regular a nossa microbiota intestinal, aumentando a imunidade, além de ser responsável por auxiliar na perda de peso e regular inúmeras atividades metabólicas do nosso dia a dia.

Onde posso encontrar o kefir?

Por tradição, o kefir não é vendido, mas sim doado. E como isso acontece? É só você encontrar alguém que já possua uma colônia desse alimento, assim ela doa parte do que tem e você começa a cultivar. Existem grupos nas redes sociais para realizar essa ação, então uma pequena pesquisa ou indicação é suficiente para conseguir a sua colônia!

Contudo, isso não é uma regra! Você pode achar o kefir em supermercados e em lojas de produtos naturais, podendo comprar no comércio e mantendo os devidos cuidados no seu cultivo para não perder a bebida fermentada.

Cuidados e dicas com o kefir

O kefir precisa ter os devidos cuidados para ter um cultivo eficaz, então diariamente é necessário dar uma atenção à sua colônia para evitar que ela morra. São processos simples, mas que fazem toda a diferença para o crescimento e eficácia do líquido.

Como manter a bebida?

Para manter a colônia de kefir, é necessário sempre estar alimentando-a com algum açúcar e trocando a água. Uma dica é deixar ela em um recipiente com água e açúcar (de sua preferência) por 24 horas. Após esse tempo, retirar os cristais (que é o kefir) do líquido com uma peneira e refazer o processo de juntar o Kefir + Açúcar + Água

Como consumir kefir?

A bebida pode ser consumida após esse processo de troca e manutenção do kefir, mas caso não queira beber apenas a água pelo sabor, você pode bater o líquido em um suco de frutas, fazer um shake e até utilizar ele em receitas. Para uma maior eficácia, caso tenha orientação de um nutricionista, pergunte ao profissional quais opções de uso estão disponíveis para a sua dieta.

Benefícios do kefir

Como dito acima, o kefir vai impactar a saúde do corpo e atuar na flora intestinal, pois essa é uma das funções dos probióticos. Para além disso, ele vai contar com inúmeros benefícios na sua rotina, basta ter o seu consumo regulado e de acordo com a sua alimentação. Segue uma lista de benefícios do kefir:

infográfico com 10 benefícios do kefir

1. Ajuda no emagrecimento

O kefir vai ajudar no controle de peso, pois ele regenera a flora bacteriana, ou seja, facilita a metabolização de gordura, na eliminação de toxinas e na digestão. Ele ajuda em outras questões do organismo, como no aumento dos fluídos corporais, eliminando toxinas e gorduras. E vale pontuar que a bebida possui baixo teor calórico, então o consumo pode ser um pouco mais livre, porém sem excesso.

2. Regula o intestino

Por atuar na região intestinal a partir dos probióticos, o kefir vai auxiliar no combate da constipação intestinal, na queda da diarréia e inflamações no intestino. Ele também ameniza crises de colite e demais patologias do cólon.

3. Possui vitaminas e minerais

O kefir é uma bebida com muitas propriedades, e nela será possível encontrar diversas vitaminas e minerais. Os mais comuns serão:

  • Vitaminas A, B, C, D, E e K2, além de alguns aminoácidos fundamentais, como lisina, metionina, triptofano, isoleucina, metionina, tirosina, leucina, fenilalanina, valina e cisteína
  • Rico em cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, molibdênio e zinco

4. Combate infecções

O kefir contém muitas propriedades e uma delas é a ação antibacteriana muito potente. Ou seja, a bebida atua contra infecções, inibindo o crescimento de diferentes tipos de bactérias não benéficas para o organismo, incluindo o E. coli e Salmonella.

5. Atua na região muscular

Se o kefir for preparado com leite, ele vai atuar diretamente na construção muscular, pois é rico em proteínas importantes para esse objetivo. Outro ponto é que a bebida também potencializa a absorção de glicose através das células musculares, o que promove maior rendimento físico.

6. Fortalece o sistema imunológico

A bebida feita a partir do kefir terá benefícios muito importantes no organismo, que é o fortalecimento do sistema imunológico. Por ter ações antibacterianas e ser responsável por atuar na microbiota intestinal, o sistema imune estará preparado para combater doenças que possam surgir caso fique em desequilíbrio.

Esses são alguns benefícios do kefir, mas a lista não para por aí. A bebida será benéfica para o seu corpo e durante o seu dia a dia. Outros impactos na sua rotina e organismo são:

  • Ajuda na prevenção de casos de hepatite
  • Contribui com a melhora de crises de bronquite, asma e também tuberculose
  • Combate problemas articulares, como a osteoporose, pois tem cálcio na sua composição
  • É eficiente contra ansiedade e depressão, já que contém triptofano. Este age como estímulo ao cérebro para que produza serotonina e endorfina
  • Contribui para o bom funcionamento do coração
  • Regula a pressão arterial e combate o colesterol ruim

Viu só que são inúmeros os benefícios na sua rotina ao consumir kefir? Vale ressaltar que ter o acompanhamento para pequenas mudanças também é válido, então para não alterar seu planejamento alimentar, verifique com o seu/sua nutricionista se é válido ingressar com o kefir na sua dieta.

Espero que tenham gostado do conteúdo! Para artigos semelhantes, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!


18 Comentários

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados