Posted in:

12 benefícios do Kefir para a saúde

12 benefícios do Kefir para a saúde

12 benefícios do Kefir para a saúde
Este texto te ajudou?

Kefir é rico em bactérias que fazem bem à saúde, por isso está na lista dos principais alimentos saudáveis, como Lactobacillus, Leuconostoc, Lactococcus lactis, Acetobacter e outras. Além disso, é rico em probióticos e nutrientes que oferecem diversos benefícios para o intestino e a digestão.

É utilizado há séculos, mas faz pouco tempo que se tornou popular. Embora lembre um iogurte ou coalhada, na verdade ele é um leite fermentado, saudável e essencial para a boa saúde.

Isso porque seus benefícios são incontáveis, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais valiosos. Por tudo o que compõe, o alimento é considerado por especialistas, um super probiótico que age em diferentes partes do corpo, aumentando assim, a imunidade.

Conheça os benefícios do Kefir

Lista de benefícios do Kefir

Como você viu acima, Kefir conta com muitas propriedades importantes para a saúde do nosso corpo. Ele é rico em fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio, cobre, sódio, manganês, molibdênio, zinco, vitamina A, B, C, D, E e K2 e alguns aminoácidos fundamentais, como lisina, metionina, triptofano, isoleucina, metionina, tirosina, leucina, fenilalanina, valina e cisteína.

Veja alguns de seus benefícios:

  1. Hepatite

Atua como coadjuvante para casos de hepatite. Além disso, o kefir também controla a produção da bílis por meio do fígado.

  1. Infecções

Por conter propriedades antibacterianas potentes, o kefir atua contra infecções, inibindo o crescimento de diferentes tipos de bactérias, incluindo o E. coli e Salmonella.

  1. Emagrecimento

Atua no controle de peso por regenerar a flora bacteriana, facilitando assim, a metabolização de gorduras, digestão e eliminação de toxinas. Além disso, ajuda a aumentar os fluídos corporais, eliminando toxinas e gorduras. Sem contar que kefir possui baixo teor calórico, excelente alimento para quem deseja perder peso.

  1. Intestino

Combate constipação intestinal, diarreia e inflamações no intestino. Além disso, também amenina crises de colite e demais patologias do cólon.

  1. Câncer

Inibe o crescimento tumoral, minimizando a formação de compostos carcinoenicos, conforme estudos realizados em animais.

  1. Crises respiratórias

Contribui com a melhora de crises de bronquite, asma e também tuberculose.

  1. Articulação

O kefir é um excelente aliado para combater problemas articulares, já que contém cálcio em sua composição. Sendo assim, é importante para quem sofre com osteoporose, osteopenia e reumatismo.

  1. Emocional

O kefir é eficiente contra ansiedade e depressão, já que contém triptofano. Este age como estímulo ao cérebro para que produza serotonina e endorfina.

  1. Coração

Por estimular a circulação, contribui com o bom funcionamento do coração. Além disso, ajuda a combater o colesterol ruim e regula a pressão arterial.

  1. Músculos

Atua na construção muscular por ser rico em proteínas importantes para esse fim. Sem contar que também potencializa a absorção de glicose através das células musculares, promovendo maior rendimento físico.

  1. Estômago

Reduz a acidez estomacal excessiva, contribuindo assim, com quem sofre de problemas como refluxo, gastrite e úlcera.

  1. Sistema imunológico

Por conter diversas propriedades benéficas ao organismo, o kefir é um excelente aliado no fortalecimento do sistema imunológico. Além dos benefícios citados acima, previne também candidíase e outras doenças que surgem quando o sistema imunológico está em desequilíbrio.

Esses são alguns dos benefícios que o kefir oferece ao nosso corpo. É importante destacar também a sua boa atuação em manter as unhas, pele e cabelo sempre saudáveis, afinal, contém diversos nutrientes importantes para essas ações.

Escrito por Andreia Silveira do site PlanodeSaúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.