O kefir pode ser definido como uma colônia de microorganismos que, a partir da fermentação de algum açúcar (como o mascavo), vai produzir um líquido probiótico. Esse líquido é maravilhoso para a nossa saúde, então consumir a bebida vai impactar em muitos aspectos a saúde do corpo.
Por acaso você conhece os benefícios do kefir e como ele atua no nosso organismo? Fique aqui para descobrir!
O que é kefir?
O kefir é uma bebida fermentada que pode ter a tradução da palavra como ‘bem-estar’, tendo sua característica semelhante à de pequenos cristais. Na sua origem, era desenvolvido em cultura de leite, ou seja, alimentado pelos açúcares desse líquido, sendo um dos mais conhecidos como lactose.
O interessante dessa cultura é que, mesmo sendo fermentado a partir do leite, alguns intolerantes à lactose conseguem consumir o kefir, mas vai depender de pessoa para pessoa. É uma relação individual que não dá para generalizar!
Os benefícios ao consumir kefir serão os mesmos ao fermentar a bebida com água ou leite, então vai da sua escolha ao fazer o seu preparo. Irão sim existir algumas diferenças no preparo com água e leite, mas na essência os resultados são os mesmos, que são os benefícios dos probióticos.
O que são probióticos?
Os alimentos e bebidas probióticos são aqueles que já têm os microorganismos benignos que vão ajudar a regular a nossa microbiota intestinal, aumentando a imunidade, além de ser responsável por auxiliar na perda de peso e regular inúmeras atividades metabólicas do nosso dia a dia.
Onde posso encontrar o kefir?
Por tradição, o kefir não é vendido, mas sim doado. E como isso acontece? É só você encontrar alguém que já possua uma colônia desse alimento, assim ela doa parte do que tem e você começa a cultivar. Existem grupos nas redes sociais para realizar essa ação, então uma pequena pesquisa ou indicação é suficiente para conseguir a sua colônia!
Contudo, isso não é uma regra! Você pode achar o kefir em supermercados e em lojas de produtos naturais, podendo comprar no comércio e mantendo os devidos cuidados no seu cultivo para não perder a bebida fermentada.
Cuidados e dicas com o kefir
O kefir precisa ter os devidos cuidados para ter um cultivo eficaz, então diariamente é necessário dar uma atenção à sua colônia para evitar que ela morra. São processos simples, mas que fazem toda a diferença para o crescimento e eficácia do líquido.
Como manter a bebida?
Para manter a colônia de kefir, é necessário sempre estar alimentando-a com algum açúcar e trocando a água. Uma dica é deixar ela em um recipiente com água e açúcar (de sua preferência) por 24 horas. Após esse tempo, retirar os cristais (que é o kefir) do líquido com uma peneira e refazer o processo de juntar o Kefir + Açúcar + Água.
Como consumir kefir?
A bebida pode ser consumida após esse processo de troca e manutenção do kefir, mas caso não queira beber apenas a água pelo sabor, você pode bater o líquido em um suco de frutas, fazer um shake e até utilizar ele em receitas. Para uma maior eficácia, caso tenha orientação de um nutricionista, pergunte ao profissional quais opções de uso estão disponíveis para a sua dieta.
Benefícios do kefir
Como dito acima, o kefir vai impactar a saúde do corpo e atuar na flora intestinal, pois essa é uma das funções dos probióticos. Para além disso, ele vai contar com inúmeros benefícios na sua rotina, basta ter o seu consumo regulado e de acordo com a sua alimentação. Segue uma lista de benefícios do kefir:
1. Ajuda no emagrecimento
O kefir vai ajudar no controle de peso, pois ele regenera a flora bacteriana, ou seja, facilita a metabolização de gordura, na eliminação de toxinas e na digestão. Ele ajuda em outras questões do organismo, como no aumento dos fluídos corporais, eliminando toxinas e gorduras. E vale pontuar que a bebida possui baixo teor calórico, então o consumo pode ser um pouco mais livre, porém sem excesso.
2. Regula o intestino
Por atuar na região intestinal a partir dos probióticos, o kefir vai auxiliar no combate da constipação intestinal, na queda da diarréia e inflamações no intestino. Ele também ameniza crises de colite e demais patologias do cólon.
3. Possui vitaminas e minerais
O kefir é uma bebida com muitas propriedades, e nela será possível encontrar diversas vitaminas e minerais. Os mais comuns serão:
- Vitaminas A, B, C, D, E e K2, além de alguns aminoácidos fundamentais, como lisina, metionina, triptofano, isoleucina, metionina, tirosina, leucina, fenilalanina, valina e cisteína
- Rico em cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, molibdênio e zinco
4. Combate infecções
O kefir contém muitas propriedades e uma delas é a ação antibacteriana muito potente. Ou seja, a bebida atua contra infecções, inibindo o crescimento de diferentes tipos de bactérias não benéficas para o organismo, incluindo o E. coli e Salmonella.
5. Atua na região muscular
Se o kefir for preparado com leite, ele vai atuar diretamente na construção muscular, pois é rico em proteínas importantes para esse objetivo. Outro ponto é que a bebida também potencializa a absorção de glicose através das células musculares, o que promove maior rendimento físico.
6. Fortalece o sistema imunológico
A bebida feita a partir do kefir terá benefícios muito importantes no organismo, que é o fortalecimento do sistema imunológico. Por ter ações antibacterianas e ser responsável por atuar na microbiota intestinal, o sistema imune estará preparado para combater doenças que possam surgir caso fique em desequilíbrio.
Esses são alguns benefícios do kefir, mas a lista não para por aí. A bebida será benéfica para o seu corpo e durante o seu dia a dia. Outros impactos na sua rotina e organismo são:
- Ajuda na prevenção de casos de hepatite
- Contribui com a melhora de crises de bronquite, asma e também tuberculose
- Combate problemas articulares, como a osteoporose, pois tem cálcio na sua composição
- É eficiente contra ansiedade e depressão, já que contém triptofano. Este age como estímulo ao cérebro para que produza serotonina e endorfina
- Contribui para o bom funcionamento do coração
- Regula a pressão arterial e combate o colesterol ruim
Viu só que são inúmeros os benefícios na sua rotina ao consumir kefir? Vale ressaltar que ter o acompanhamento para pequenas mudanças também é válido, então para não alterar seu planejamento alimentar, verifique com o seu/sua nutricionista se é válido ingressar com o kefir na sua dieta.
Espero que tenham gostado do conteúdo! Para artigos semelhantes, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!
18 Comentários