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Benefícios dos alimentos integrais

Benefícios dos alimentos integrais

Benefícios dos alimentos integrais
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A melhor definição para integral é a que faz referência ao cereal integral. Ou seja: alimentos constituídos como cereais, a partir dos grãos que crescem dentro de espigas.

Alimentos integrais, portanto, são oriundos de trigo, arroz, amendoim, aveia, quinoa e milho, por exemplo.

Os alimentos integrais são assim chamados pois são fabricados a partir dos grãos inteiros e não apenas de uma das partes do grão. Eles geralmente são mais escuros e ásperos.

Quando falamos em alimentos integrais geralmente acabamos nos referindo somente aos cereais. Mas é importante saber que alguns tipos de açúcar (como o de cana), quando não são refinados, também são integrais.

Composição dos cereais.

Gérmen: contém muitos nutrientes no geral. Mas a parte interior contém vitamina B e E e conta também com minerais importantes: como o magnésio os ácidos que contêm ómega-6.

Farelo: é a parte de fora. Nessa camada exterior encontramos vitaminas B, antioxidantes e proteínas.

Endosperma: parte que contém muito amido. Além de algumas vitaminas importantes do complexo B também apresenta proteínas e hidratos de carbono.

Os alimentos integrais, portanto, são feitos a partir de grãos que contêm essas três partes.

 

Benefícios dos alimentos integrais

Pensar em alimentos integrais é saber que são ricos em fibra. As fibras são carboidratos complexos que não conseguimos digerir em nosso organismo. Mesmo assim ela tem funções muito importantes e estão diferenciadas em dois tipos:

* solúveis: um tipo de fibra que capta muita água, aumentando de tamanho e produzindo uma espécie de gelatina em nosso sistema digestivo. Isso auxilia nosso corpo no tempo de absorção dos nutrientes.

*insolúveis: esse tipo passa pelo intestino e não sofre nenhuma modificação. As fibras insolúveis ajudam o trabalho intestinal, caso haja algum tipo de estranhamento.

 

Vantagens do integral sobre o refinado.

Uma grande vantagem dos alimentos integrais em relação aos refinados é que os integrais aportam uma quantidade muito maior de nutrientes (quase 8 vezes mais). Como o gérmen dos cereais são ricos em vitaminas e minerais e o grão inteiro contém ácidos com gorduras essenciais e compostos fitoquímicos. Esses compostos podem auxiliar na proteção contra vários tipos de câncer (como o de mama, útero e próstata). Por esse fato, os alimentos integrais são considerados fortes aliados na prevenção de doenças.

Consumindo alimentos integrais você certamente perceberá os efeitos positivos de uma alimentação saudável.

9 benefícios dos alimentos integrais

1) Diminui a chance de mortalidade, pois previne vários tipos de doença

2) Auxiliam o organismo na redução dos níveis de colesterol

3) Engordam menos, já que não contém açúcares nem gorduras prejudiciais ao organismo

4) Mantém estável a alcalinidade do organismo, liberando o corpo da acidez

5) Reduz os níveis de açúcar no sangue. Por isso são extremamente aconselhados para pessoas diabéticas

6) Protege inclusive os dentes, mantendo a saúde bucal mais saudável, já que não contém adição de açúcares

7) Ajuda a proteger e prevenir a aparição de várias doenças, inclusive o câncer.

8) Promove sensação de saciedade. Permitindo assim que a ingestão de alimentos seja menor. Por isso, é um forte aliado no controle do peso

9) Auxiliam de forma efetiva o trânsito e a flora intestinal, garantindo um melhor funcionamento do organismo como um todo, graças ao funcionamento do intestino

Viu como o consumo de alimentos oriundos de grão inteiros podem trazer uma infinidade de benefícios para a nossa saúde? Hoje em dia não é mais difícil encontrar esse tipo de alimento nos mercados de todo país, então vale a pena começar a fazer as substituições.

Além de serem ricos em fibras, prevenirem doenças e ajudam no funcionamento do intestino, os alimentos integrais são importantes aliados para quem quer perder ou manter o peso.

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