Qualidade de vida

Saiba agora os 12 benefícios do yoga na sua vida!

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O yoga é uma prática com grande visibilidade nos dias de hoje, seja pela sua eficácia no combate da ansiedade e estresse, ou para regular a saúde, pois é uma atividade física. Independente do objetivo com a prática, você garante saúde e bem-estar. Os benefícios do yoga são diversos e você pode conferir alguns deles logo abaixo!

Benefícios do yoga

Com o objetivo de inspirar você a praticar yoga e ter mais qualidade de vida, separamos 12 benefícios que o yoga vai trazer para sua rotina, caso pratique a modalidade:

infográfico com os 12 benefícios do yoga

1. Regula a saúde

O principal objetivo de qualquer atividade física também será entregue ao praticar o yoga. Muitos acreditam que, por ser uma prática suave e tranquila, ela não irá gastar energia, mas, pelo contrário, são diversas modalidades existentes, e você pode acreditar quando eu digo que ela será intensa.

Ou seja, fique tranquilo se o medo for não sair da inércia ao realizar yoga, a prática ajuda a regular a saúde, deixa o corpo ativo e melhora a conexão consigo. Basta dar uma chance e ver as vertentes disponíveis, com certeza existe uma adequada para você.

2. Combate o estresse

Algo que chama a atenção de muitos ao querer ingressar no meio esportivo é o combate ao estresse. Trabalhar pelo menos 8 horas por dia, ter que sair de casa e organizar os afazeres desgasta muito a mente e o corpo, e a prática de yoga ajuda a aliviar essa tensão do dia a dia.

Por ter foco no momento da prática (conhecido como agora), o yogue necessita prestar atenção nas posturas, em como está sua respiração, além de ter o corpo em harmonia para evitar alguma lesão. Essa combinação garante que a mente não tenha um excesso de pensamentos, logo a turbulência diária é deixada de lado.

3. Ajuda no controle da saúde mental

Mais um benefício do yoga que está de encontro com o corpo é o controle da saúde mental. Para além do estresse, muitas pessoas apresentam hiperatividade e ansiedade, então a todo momento estão agitadas com as coisas ao redor delas.

O problema desse excesso reflete na saúde mental, pois muitos acabam gerando uma sobrecarga, o que começa a gerar certos problemas, como falta de foco, concentração e produtividade. Ao praticar yoga, você reconhece seus limites e começa a entender que as situações citadas não são bem-vindas na sua vida, então você aprende a lidar melhor com as suas questões.

Se você é uma pessoa que se encaixa nos perfis apresentados, pode ter certeza que o yoga será uma atividade muito satisfatória!

4. Faz repensar hábitos

Você já deve ter percebido que muitos yogues possuem um perfil semelhante, pelo menos aqueles que fazem entrevistas ou dão aula. São pessoas mais tranquilas e que tendem a evitar os excessos, então eles não se alteram em fala e nem em comportamento.

O yoga ensina para todo praticante o respeito consigo e com o próximo, então, ao refletir, seja no início da aula ou na meditação, você enxerga uma diferença de pensamento e atitude, logo a aula vai para além da prática. Ela ajuda a mudar pensamentos, hábitos e crenças, tanto que muitos mudam a alimentação, o modo como vivem e muito mais.

Lembre-se: isso não é uma regra que vai acontecer com você, porém tem efeito na grande maioria!

5. Ajuda na concentração

Se o seu desejo é melhorar o foco do dia a dia e ter mais resultados no serviço, por exemplo, o yoga é uma ótima prática para obter esses resultados. Como a atividade trabalha a questão de estar presente, de conhecer o seu corpo e desafiar os seus limites, você entende como agir e como respeitar você, logo, está concentrado para determinado objetivo.

Como impacto, a concentração para as demais atividades da sua rotina será presente, pois você vai conseguir lidar com perspectivas e análises. Ou seja, se quer ter foco e aprender a lidar com os desvios de atenção, o yoga pode te ajudar.

6. Melhora a respiração

Mais um benefício do yoga que vai ajudar (e muito) no seu dia a dia. A respiração guia a qualidade do ar que inspiramos e muitos não percebem que fazem este processo de maneira errônea. Respirar pela boca não é o ideal, pois o ar não entra ‘limpo’ para os pulmões.

Com o yoga, você aprende a lidar com o processo de respiração, pois as posturas de cada aula são guiadas pelo modo que inspiramos e expiramos. Ou seja, você aprende a respiração diafragmática (modo natural do ser humano de respirar, sendo este processo feito pelo nariz) e evita a respiração pela boca.

7. Traz autoconhecimento

Percebeu que muitos dos benefícios do yoga estão relacionados ao contato íntimo e de percepções pessoais? Então você já sabe que a prática traz autoconhecimento, te coloca nos seus limites, mas ao mesmo tempo entende suas limitações. Essa é uma atividade maravilhosa que não diz respeito apenas a qualidade do corpo físico, mas sim em todos os processos que constituem o ser humano.

8. Aumenta a flexibilidade

Agora falando de um benefício do yoga que tem efeito no corpo é o aumento da flexibilidade, afinal, quem disse que é uma prática fácil? As posturas exigem do corpo um comportamento de adaptação, então sempre terá algo a evoluir.

Você já deve ter visto algumas pessoas realizando contorcionismo na aula de yoga e isso acontece, pois há muita prática e dedicação. Em toda aula você consegue melhorar em algum aspecto e a flexibilidade será algo garantido.

9. Auxilia no emagrecimento

O yoga também é um esporte que ajuda a queimar calorias e perder gordura corporal, ou seja, se o objetivo é ter uma prática intensa, existem modalidades de yoga que vão te auxiliar com esse objetivo. Algumas práticas conseguem queimar de 600 a 700 calorias, mas também o tempo de duração costuma ser longo. Se tiver disposição e força de vontade, o objetivo de perder peso será alcançado com o yoga.

10. Aumenta força e resistência

Outro ponto é o aumento de força e resistência na prática, afinal, como você acha que os praticantes conseguem aguentar o peso do corpo e ter a estrutura necessária para posturas difíceis? Se o seu foco é conciliar não apenas qualidade de vida, mas melhorar os aspectos de força e resistência do corpo, é só investir na prática de yoga que terá bons resultados!

11. Alivia algumas dores

O yoga pede uma série de preparos e condições para garantir uma eficácia durante a prática. Para meditar, é necessário ficar com a postura ereta, para se manter nas posturas, é necessário um alinhamento corporal e por assim adiante.

Ou seja, por ser uma condição necessária para ter bons resultados na prática, as posturas precisam trabalhar a região da coluna, o que favorece que pessoas que tenham dor na região tenham um alívio contínuo, pois aprende a respeitar o local.

É importante lembrar que se você já tiver algum problema de coluna, é necessário falar com o profissional, pois todo cuidado é pouco. Não pense que a sua dor na coluna será resolvida fazendo yoga, ainda mais se for sozinho. Respeite o seu corpo!

12. Traz disposição

Por fim, mais um benefício importante e que você irá perceber diariamente: a prática de yoga revitaliza a sua energia e disposição para o dia, o que auxilia não apenas na rotina de trabalho, mas no cotidiano como um todo.

Você consegue ter melhoras no sono, no humor, tem mais energia para aproveitar o dia com calma e tranquilidade, além de estar em paz consigo. Afinal, quem não quer um controle desse na vida?

O yoga consegue ser uma prática muito bonita, além de alcançar muitas pessoas em diversas condições. A prática não barra ninguém e promove o autoconhecimento em todas as suas formas. Ou seja, para além dos benefícios durante a prática, leve o yoga como uma filosofia para a sua vida.

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