Práticas esportivas

Como o ciclismo realmente impacta a sua rotina? Conheça os benefícios desse esporte!

single image

Andar de bicicleta pode parecer bem fácil e até um hobbie simples, contudo, a prática é algo sério e que impacta a vida de muitos esportistas. Com isso, existem muitos benefícios do ciclismo que serão entregues ao escolher a modalidade a ser praticada. São inúmeras opções:

Todas terão ótimos impactos na rotina pessoal, basta investir na melhor opção, pois desde lazer até nível profissional, o ciclismo vai entregar resultados maravilhosos, desde que tenha empenho e dedicação. Por acaso você sabe quais são os benefícios do ciclismo e como é possível perceber os impactos no dia a dia? Fique aqui para descobrir como!

Quais os benefícios do ciclismo?

Andar de bike é uma opção maravilhosa para melhorar as condições de saúde, como combater doenças e auxiliar na resistência corporal. A lista de benefícios é enorme, e você pode conferir alguns impactos no seu dia a dia logo abaixo:

infográfico com os benefícios do ciclismo

1. Melhora o condicionamento físico

Pode não parecer, mas andar de bicicleta exige uma força grande dos músculos e como consequência o corpo vai trabalhar (e muito) a região inferior, como perna, coxa e glúteos. Além de tonificar todas as regiões citadas, você garante um fortalecimento muscular, o que evita lesões no joelho, por exemplo.

Outro fator que está relacionado com o condicionamento físico é a resistência, e por acabar sendo uma prática de movimento repetido em diferentes intensidades, o corredor terá mais habilidade com o tempo, além de melhorar o desempenho esportivo!

E não pense que os impactos do condicionamento não irão servir para a região superior, pois o ciclismo utiliza também os braços, o que garante a resistência dessa parte do corpo, assim como a dos membros inferiores. Uma leve prática já garante as percepções das regiões que foram trabalhadas.

2. Combate doenças cardiovasculares

Um dos benefícios mais bem-vistos do ciclismo é o combate de doenças cardiovasculares! A prática contínua ajuda a reduzir o colesterol, além de conseguir reduzir o percentual de gordura localizada por ser uma prática constante. Por ter que conciliar a atenção para alguns fatores como percurso e respiração, além de manter o corpo ativo, andar de bicicleta garante que o sangue seja bombeado de forma mais fluída e natural para o resto do organismo.

Outro fator é que treinar todos os dias por um tempo mínimo ajuda a diminuir a glicemia, colaborando no controle da diabetes. Ou seja, converse com seu treinador para verificar as condições da prática e comece a pedalar o quanto antes para ter o benefício.

3. Aumenta a imunidade do corpo

Se o corpo está ativo e constante na prática, como consequência a imunidade vai trabalhar de modo eficaz e otimizado. Em conjunto com novos hábitos alimentares, o corredor garante que o organismo responda melhor nas tarefas do cotidiano, além de evitar pequenos problemas e doenças, como gripes e resfriados.

4. Diminui o estresse diário

Pedalar requer atenção no percurso, então além do foco necessário para não se perder durante a prática, o ciclismo ajuda a reduzir a carga de pensamentos, além de ser um esporte que pode ser feito escutando música, ou seja, é um lazer.

Fora isso, ele tem facilidade de acesso, pois mesmo não tendo o equipamento (a bicicleta), você pode alugar a preços acessíveis, o que torna a modalidade bem democrática, incentivando a prática em grupo com amigos e familiares. Você não só terá sociabilidade, mas irá relaxar e ter a redução do estresse diário.

5. Aumenta o fôlego com a prática

O percurso do ciclista nem sempre será plano, então além da resistência nos membros inferiores, o fôlego é algo que será reforçado, pois os pulmões estão preparados para aguentar o esforço. O ciclismo exige muito oxigênio, então para ter controle e não ficar sem ar, a respiração irá ser trabalhada com frequência.

6. Libera hormônios no sangue

Esporte é sinônimo de bem-estar, e o ciclismo faz parte do conjunto. Com a prática regular, o cérebro vai produzir e liberar mais hormônios para seu corpo, como endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e na melhora do humor.

Já percebeu que o ciclista dificilmente está com a cara fechada? Pedalar entrega uma sensação de liberdade e controle, então além de ser um estilo de prática que pode ser conduzido apenas para ter qualidade de vida, os praticantes realizam o percurso com prazer e não como uma obrigação, o que ajuda no bem-estar diário.

7. Garante um contato com a natureza

O ciclismo tem muitas variações e a maioria garante um contato com a natureza. A não ser que faça a prática indoor (conhecida como Spinning), você estará ao ar livre e com bonitas paisagens ao seu redor, seja de um parque ou do espaço urbano.

Por ter diversos terrenos, o ciclista pode pedalar em bosques, montanhas, em praças abertas e dentro de uma floresta. São diversas opções que ajudam a deixar a mente serena, além de ser um momento de alívio da rotina e espaço curtos ou totalmente voltados para a tecnologia. Se desejar sair um pouco dessa realidade, andar de bicicleta será um escape maravilhoso.

8. É um meio alternativo de locomoção 

Cansado de pegar ônibus lotado para ir ao trabalho, mas ir andando não é uma opção, pois o trajeto pode demorar um pouco? Usar a bicicleta como meio alternativo de locomoção é um dos benefícios que o ciclismo entrega ao praticante.

Atualmente existe uma taxa alta de poluição no ar que respiramos, além do número de veículos automotivos serem altos nas ruas. Com isso, utilizar a bicicleta é uma opção que ajuda a natureza, além de ter conforto e agilidade para andar pela cidade. Ela pode ser uma opção para o seu serviço, mas também é ótima para demais afazeres.

9. Combate o sedentarismo 

Por fim, pensando na qualidade de vida de cada um, o ciclismo é um ótimo esporte para combater o sedentarismo. Mesmo estando sentado em um banco, a prática vai movimentar o corpo, trabalhando muitos grupos de músculos e articulações.

Outro ponto é que ela é extremamente simples e acessível, então todos têm a chance de praticar. O mesmo vale para o espaço, pois pode ser feito em academia ou espaços abertos, não importa o local, o foco é manter o corpo ativo e não ficar parado!

O ciclismo também irá entregar mais benefícios, todos voltados para a saúde e bem-estar. Independente do nível, o esporte vai afetar a sua rotina de algum modo. Outros impactos da modalidade na sua vida são:

  • Aumenta a estamina
  • Melhora a saúde mental
  • Regula a pressão arterial
  • Melhora o modo como respira
  • É um meio de realizar meditação
  • Ajuda no equilíbrio
  • E muito mais!

Viu só que o ciclismo é maravilhoso para a sua rotina? Com alguns ajustes, o devido acompanhamento e o material necessário, é só ir pedalando aos poucos e criar costume com a prática que em pouco tempo você irá perceber todos os benefícios.

Espero que tenham gostado do conteúdo! E não esqueça de compartilhar o texto nas redes sociais.

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados