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Benefícios de se praticar o ciclismo

Benefícios de se praticar o ciclismo
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Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde.

Manter uma dieta equilibrada e introduzir a atividade física na rotina são premissas básicas para ficar longe das doenças. Pedalar é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos médicos atualmente.

Henrique Martins, atleta e treinador de ciclismo pela OCE, destaca que quem quer começar a pedalar recentemente deve procurar um especialista. “Para começar a praticar o ciclismo todo novo atleta deve fazer um planejamento em torno daquilo em que ele deseja alcançar com o esporte.” Destacou Martins.

Outro ponto destacado pelo treinador é que não se deve pedalar de maneira exagerada, já que mesmo uma atividade física saudável pode acarretar problemas senão houver descanso. “Gosto sempre de frisar para meus alunos que o descanso também é um tipo de treinamento, pois é através do descanso que solidificamos a base de treinamento adquirida”, afirmou Henrique.

Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta o corpo todo. Abaixo uma lista das principais vantagens de andar de bicicleta.

– Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

– Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

– Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas e endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

– Reduz colesterol e triglicerídeos: Com a prática de ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

– Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é o fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

– Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

– Aumenta a imunidade: Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

– Melhora a respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

– Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Henrique Souza
Treinus