Alimentação

Quais são os benefícios de cada vitamina no seu corpo?

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Se o seu objetivo é ter uma rotina saudável e um corpo fortalecido, é importante ter todos os nutrientes e minerais nas refeições. Para isso, é interessante conhecer os grupos de alimentos para ter consciência na hora que for escolher os produtos para montar o seu cardápio. Entre os mais necessários, saber os benefícios das vitaminas é de extrema importância para não ter nenhuma carência no organismo!

É possível sentir os impactos positivos desses componentes com a alimentação, ou pela ingestão de suplementos, caso haja alguma deficiência no organismo. Sendo assim, confira abaixo quais os benefícios das vitaminas para não deixar de lado nenhum nutriente desse grupo!

Os benefícios das vitaminas

Disposição, vitalidade e até ânimo, você tem esses adjetivos na sua vida? Para alcançar essas sensações, alguns alimentos serão responsáveis por entregar a tão esperada qualidade de vida. São eles os vegetais, as frutas, entre outros. 

Os complexos vitamínicos são importantes para o corpo e precisam ser conhecidos para aproveitar ao máximo os seus benefícios. Para isso, veja abaixo os grupos de vitaminas e quais os efeitos de cada uma na sua rotina, além de conhecer as fontes disponíveis para o seu cardápio!

infográfico com os benefícios das vitaminas

Vitamina A

Os benefícios da vitamina A começam pelo fato dela ajudar nas fibras de colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Para além, ajuda na renovação celular, auxilia na redução de espinhas e marcas de acne no rosto e tem grande poder de regeneração dos olhos. Ou seja, é uma vitamina muito importante para o corpo!

É possível encontrar essa vitamina em alimentos como leite, manga, cenoura, ovo, peixes, batata, abóbora e assim por diante.

Vitaminas do complexo B

Aqui estão as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Elas possuem benefícios como renovação celular, ação anti-inflamatória e cicatrizante, e também são responsáveis pelo desenvolvimento de novas células sanguíneas. Ou seja, ela é bem importante para as partes internas e externas do corpo.

Os alimentos que possuem as vitaminas do complexo B são vegetais verdes escuros, como beterraba, carne vermelha, leguminosas, frutas como banana e abacate, além de estarem presentes nos grãos integrais. Como se trata de muitas vitaminas, as fontes são imensas!

Vitamina C

Os benefícios da vitamina C são inúmeros. Com poder antioxidante, assim como a vitamina A, é possível ter estímulo da produção de colágeno com esse nutriente. Além disso, é uma vitamina fundamental para fortalecer o sistema imunológico e ainda combate o envelhecimento precoce.

Você pode achar esse componente majoritariamente em frutas ácidas, então opções como acerola, limão e laranja são bem-vindos na alimentação!

Vitamina D

A famosa vitamina D, adquirida pela exposição solar possui muitos benefícios para o corpo. Além de melhorar a saúde dos ossos, previne o envelhecimento precoce da pele e alguns tipos de câncer. Ainda é responsável pelo bem-estar do corpo e influencia diretamente na absorção de minerais.

É possível encontrar fontes de vitamina D na gema do ovo, derivados do leite,  óleo de fígado de peixe, em cogumelos e derivados do peixe (sardinha, atum, salmão e bacalhau).

Vitamina E

Conhecida por também ter um grande poder antioxidante, os benefícios da vitamina E incluem o combate de gripes e resfriados, doenças como câncer, além de beneficiar a saúde do intestino. Assim como a vitamina D, é possível prevenir o envelhecimento precoce.

Você pode achar esse componente em nozes, na gordura do leite, em vegetais verdes, em óleos vegetais e grãos integrais.

Vitamina K

Por fim, temos a vitamina K, e com ela, muitos benefícios. Esse nutriente é pouco divulgado, mas ele irá auxiliar na coagulação sanguínea, ajuda a prevenir a osteoporose, além de ajudar na fixação de cálcio no corpo.

É possível achar essa vitamina na gordura de alimentos vegetais, então couve, espinafre, repolho e brócolis são opções essenciais para esse nutriente!

Você consome todas as vitaminas?

A lista de vitaminas é grande, então é importante ficar de olho nos alimentos que ingere durante o dia, pois é necessário consumir todas para evitar problemas. O problema mais comum pela falta de vitaminas é avitaminose, ou seja, tenha uma alimentação saudável para manter a saúde em ordem. 

Vale lembrar que não precisa realizar mudanças drásticas no cardápio alimentar, basta ingressar frutas, verduras e, quem sabe, diminuir a quantidade de alimentos processados para manter qualidade de vida, disposição e bem-estar!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

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