Práticas esportivas

Você conhece os benefícios das assessorias esportivas? Entenda como elas podem melhorar o seu desempenho!

single image

Se você acha que para praticar corrida basta ter um par de tênis e vontade de praticar o esporte, está enganado. Aliás, em parte, você pode até estar certo, mas não é somente isso que o fará alcançar bons resultados. O apoio de uma assessoria esportiva para planejar e aplicar um programa de treinamento de corrida individualizado, focado em seus objetivos e condição física atual também é fundamental. Para entender acerca dos benefícios das assessorias esportivas e o motivo delas serem uma boa escolha para o atleta, conversamos com o personal trainer e gestor da NÍK-Treinamento Esportivo, Nikolas Nascimento. 

Para que serve a assessoria esportiva?

“As assessorias esportivas são organizações que oferecem orientação de atividades físicas para seus clientes. Essas empresas atuam no segmento fitness nas mais diversas modalidades esportivas”, define Nascimento. Alguns desses esportes são: 

Quais são os benefícios das assessorias esportivas?

Contar com o apoio de uma assessoria esportiva pode trazer uma série de benefícios, seja para atletas de alto rendimento ou praticantes amadores. Confira quais são a seguir:

Infográfico com os benefícios das assessorias esportivas

1. Prevenção de lesões

Ter acompanhamento profissional na hora de executar o treino pode atenuar o risco de lesões. Uma vez que a carga de exercícios estará bem controlada e devidamente focada na evolução do desempenho do atleta. 

2. Redução de sentimentos de estresse e ansiedade 

Atletas que treinam sem acompanhamento têm mais chances de acumular alta carga de estresse e ansiedade. Isso porque, sozinho, é difícil saber se foram desenvolvidas as melhores técnicas para evoluir.

3. Melhora do vigor 

À medida que a pessoa for evoluindo, vai perceber que conseguirá alcançar um desempenho que, hoje, considera desafiador. Neste ponto, ficará claro que houve uma melhora do vigor físico e mental. 

4. Emagrecimento 

A prática de exercício físico acelera o metabolismo, o que é fundamental para a queima de gordura. A atividade física, sob orientação profissional, combinada com uma dieta balanceada, potencializa a perda de gordura e minimiza a perda de tecido magro.

5. Integração social  

Muita gente deixa de treinar porque não tem uma companhia. Isso é mais difícil de acontecer quando se conta com o apoio de uma assessoria esportiva, já que o atleta encontra pessoas com objetivos semelhantes. Portanto, é mais fácil manter o foco.

6. Melhora do sono e da saúde geral

Os treinos frequentes ajudam na melhoria da saúde de forma geral. Além disso, proporcionam ganho de força, resistência e mais disposição para o dia a dia.

Para quem as assessorias esportivas são indicadas?

De acordo com Nikolas Nascimento, as assessorias esportivas são indicadas para pessoas que procuram uma boa orientação profissional de exercícios físicos. “Os profissionais de educação física que integram essas assessorias são a chave para uma pessoa que busca melhoria da saúde, bem como do desempenho esportivo para alcançar o resultado esperado”, explica.

Vale ressaltar que os serviços prestados pelas assessorias esportivas são diferentes dos de um personal trainer. “Geralmente, as assessorias são organizações com um direcionamento específico de alguma modalidade esportiva. Já o personal trainer é um profissional de Educação Física que trabalha com a preparação geral da força muscular, que é o que dá suporte para as práticas esportivas oferecidas pelas assessorias”, esclarece o treinador.

O que observar antes de contratar uma assessoria esportiva? 

Agora que você já conhece os benefícios das assessorias esportivas e para quem elas são voltadas, deve estar se perguntando: “quais critérios utilizar ao contratá-las?”.

De forma geral, os atletas recebem uma planilha de treinos semanalmente e executam o que foi proposto. Isso pode ser feito sozinho ou em grupo, a distância ou presencialmente, com o devido suporte técnico. Em seguida, fornecem o feedback para os treinadores para que então seja feito o controle do treinamento. 

Para Nikolas, o autoconhecimento é o mais importante ao procurar uma assessoria esportiva. “Em uma recente pesquisa, verificou-se que os fatores que mais motivam as mulheres a aderirem a uma assessoria esportiva são a melhora do condicionamento físico e saúde, apreciar estar ao ar livre, aumento da autoestima e melhora da aparência física. Já para os homens, os fatores mais importantes são a diminuição da ansiedade, melhora do condicionamento físico e saúde, redução do estresse, melhora da autoestima e apreciar estar ao ar livre. Treinar em grupo como fator motivador foi significativamente mais importante para as mulheres (75%) do que para os homens (40%)”, conta o personal trainer.

Independentemente de qual seja a sua motivação, dê o primeiro passo. Comece devagar, traçando objetivos realistas. Ao traçar metas ambiciosas, o atleta corre o alto risco de se frustrar, caso não consiga. “A pessoa que tem dificuldade para iniciar a prática de exercício deve estabelecer metas a curto prazo. Isso irá motivar a sua ação, motivação, e será mais fácil que ela ultrapasse a barreira da inércia, que tem um atrito maior do que quando a pessoa já está em movimento”, aconselha o profissional. 

E lembre-se: a única atividade que funciona é aquela que você gosta e sente prazer em praticá-la. “O mais importante para a continuidade na prática esportiva é que a pessoa encontre uma modalidade que ela goste e que a encaixe naturalmente na sua rotina de vida diária de uma forma tranquila”, conclui Nikolas Nascimento.

Sobre o profissional 

Treinador Nikolas NascimentoNikolas Nascimento é formado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Em seu currículo, ele coleciona diversas pós-graduações, entre elas: Esporte de Alto Rendimento na Modalidade Atletismo nas áreas de Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo, respectivamente. Ambas organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil. Nas horas livres, o treinador, heptacampeão mineiro de atletismo e membro da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil gosta de correr com seus cachorros no sítio. Mas o que lhe faz alegre mesmo é ver os atletas da sua assessoria, a NÍK-Treinamento Esportivo, alcançarem seus objetivos. Já são mais de 700 pódios contabilizados. Quer acompanhar essa trajetória vitoriosa de perto? Siga @nikolas_chaves_nascimento e @nik_treinamento_esportivo!

Referência

COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE UMA ASSESSORIA ESPORTIVA EM FUNÇÃO DA READEQUAÇÃO DINÂMICA DO PRODUTO DURANTE OS DOIS PRIMEIROS MESES DA PANDEMIA DO COVID-19

 

Posts relacionados

Carregue Mais