Práticas esportivas

Conheça os benefícios da natação e entenda por que esse é o esporte ideal para você!

single image

Já parou para pensar que os benefícios da natação são inúmeros? Isso acontece, pois ela é um esporte completo e utiliza de outra superfície para a prática: a água. Ou seja, os esportes aquáticos dão muitos resultados, e nadar é apenas uma das escolhas que um atleta pode fazer.

Desse modo, você já percebeu quais são os impactos que esse esporte pode ter na sua vida? Então fique aqui e descubra 8 benefícios da natação na sua vida!

8 benefícios da natação na sua rotina!

infográfico com 8 benefícios da natação na sua rotina!

1. Melhora a respiração

Nadar exige um controle da respiração para que os exercícios sejam realizados de forma correta e para que não falte ar durante a prática, ou seja, se você é uma pessoa que deseja melhorar a respiração ou apresenta doenças respiratórias como bronquite e asma, a natação será o esporte ideal para ter mais qualidade ao respirar.

Existem também outros benefícios da natação que estão dentro deste tópico. Se você apresenta dificuldades para respirar, saiba que a umidade presente vai ajudar a dilatar as veias respiratórias, além de fortalecer a musculatura torácica, aumentando a capacidade de respirar!

2. Ajuda as articulações

Se você tem problemas de fibromialgia ou artrose, a natação será um esporte para aliviar dores causadas por estes inconvenientes, pois a prática permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos. Ou seja, por manter as articulações mais flexíveis e fortalecidas, é possível combater essas doenças.

Vale ressaltar que, por ser uma prática de baixo impacto, o risco de lesões é reduzido, desse modo, pessoas que apresentam demais problemas nas articulações, como cotovelo, joelho e tornozelo, podem praticar sem medo!

3. Excelente para a terceira idade

Um dos grandes benefícios da natação e um dos mais populares é que é um esporte viável para os idosos, e mesmo que gaste muitas calorias, ela não terá riscos de lesões, pois é de baixo impacto. Com isso, quem está em idade mais avançada pode nadar sem preocupações, desde que tenha o devido acompanhamento!

4. Melhora a autoestima

Estar na água gera grandes sensações na vida do atleta, seja a liberdade pela adaptação do corpo na superfície, pelo relaxamento que o ambiente te passa até a segurança de ter outras pessoas ao seu redor. Ou seja, de qualquer maneira, a natação vai melhorar a sua autoestima, pois você se transforma nessa atividade.

Se você deseja ter outras perspectivas de si e melhorar a relação consigo, invista nessa prática que esse resultado é garantido!

5. Ajuda a ganhar massa muscular

A natação vai trabalhar inúmeros músculos do corpo e é um esporte muito indicado para quem está no sedentarismo, desse modo, se deseja mudar aspectos corporais e quer que o resultado seja ‘rápido’, nadar será uma das opções.

6. Trabalha o corpo todo

Ao nadar, você não está trabalhando um grupo específico de músculos, mas sim o corpo inteiro. É preciso ter ritmo entre membros superiores e inferiores, logo, o esporte vai trabalhar você como um todo, diferente de outras modalidades esportivas. Desse modo, se deseja exercitar totalmente o corpo, invista na natação!

Vale lembrar que o treino contínuo ajuda a aumentar a flexibilidade muscular, logo, é uma opção indicada por profissional para ajudar no combate de lesões ou até no pós-operatório, quando encontra-se em recuperação.

7. Combate a insônia

Pode parecer uma grande surpresa, mas a natação é responsável por melhorar a qualidade de sono e combater a insônia. E por quê isso vai acontecer? O esporte vai gastar muita energia, além de depender do controle da respiração, logo, ser agitado ou ter anseios na rotina irão diminuir drasticamente.

Desse modo, além de ficar cansado pela prática, você não ficará agitado, pois a respiração ajuda a controlar o ritmo dessa sensação, ou seja, nadar é sinônimo de uma boa noite de sono. Invista nesse esporte!

8. Auxilia a emagrecer

Por fim, um dos últimos benefícios que cito aqui é que a natação auxilia a emagrecer, ou seja, se perder alguns quilos é uma meta pessoal, esse esporte vai ajudar bastante. Ela consegue ajudar, pois a superfície faz com que os músculos precisem de um maior esforço, o que aumenta o gasto calórico.

Se emagrecer é uma necessidade, invista na natação. E não esqueça de fazer isso com o devido acompanhamento profissional e uma alimentação balanceada para evoluir com segurança!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

E você atleta, por acaso gosta de praticar natação? Me conta aqui embaixo nos comentários!

1 Comentário

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados