Práticas esportivas

Conheça os benefícios da natação e entenda por que esse é o esporte ideal para você!

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A natação é o quarto esporte mais praticado pelos brasileiros, contando com cerca de 11 milhões de atletas, ficando atrás apenas de tênis de mesa (terceiro lugar), vôlei (segundo lugar) e futebol (primeiro lugar).

Como treinador de natação, uma das minhas principais preocupações é mostrar para as pessoas como esse esporte pode gerar excelentes benefícios para a sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Neste artigo você vai entender quais são os benefícios da natação e por que esse esporte é tão querido pelos seus praticantes. Confira!

O que é a natação?

Natação é uma modalidade esportiva aquática praticada principalmente em piscinas e também em lagos, mares e rios. Presente em todo o mundo, além de proporcionar a saúde e bem-estar como qualquer outra atividade física a natação ganhou o título de “esporte mais completo”.

Quais os benefícios da natação?

1. Baixo impacto nas articulações

O meio líquido reduz a ação da gravidade em nosso corpo tornando os movimentos mais leves e, consequentemente, reduzindo os impactos nas articulações, como: joelhos, tornozelos, quadris etc. O exercício físico na água é altamente recomendado para pessoas em processo de reabilitação e que precisam de fortalecimento.

2. Alívio do estresse

Sim! O exercício físico na água promove a liberação de diversos hormônios relacionados a satisfação e relaxamento. O simples fato de você estar submerso já pode trazer inúmeros benefícios, independentemente da temperatura da água.

3. Equilíbrio muscular

Toda a musculatura do nosso corpo é ativada e trabalhada quando estamos nadando. Inclusive, é uma excelente maneira de fortalecer os músculos, desde os mais internos, como toda a região do core, até os maiores músculos, como o grande dorsal e quadríceps.

4. Melhoria da postura

Além de promover o fortalecimento de toda cintura escapular e os estabilizadores da coluna, a natação é realizada na posição horizontal (deitado), onde promove um alongamento contínuo da região. Esse fortalecimento e alongamento dessa musculatura faz com que a postura do atleta melhore consideravelmente.

5. Melhoria da capacidade aeróbica

Por ser um exercício predominantemente aeróbio, a natação se torna um ótimo exercício para quem busca melhorar o “fôlego” e ganhar um melhor condicionamento físico.

6. Alto gasto calórico (emagrecimento)

A combinação da natação é perfeita para queimar muitas calorias! Grandes grupos musculares ativos + uma mistura de intensidades = calorias a menos!

7. Auxílio no tratamento de doenças cardiorrespiratórias

A natação ajuda no fortalecimento do diafragma e os músculos respiratórios auxiliares. Como os exercícios são realizados na posição horizontal, com movimentos repetitivos dos braços e a respiração submersa, eles facilitam a expansão do tórax e ajudam a manter a abertura dos brônquios por mais tempo, evitando o fenômeno do ar retido.

A natação de 0 a 1.000 anos

Obviamente não existe alguém com mil anos, mas se tivesse, essa pessoa certamente estaria apta a nadar! Por oferecer um baixo impacto, pouco risco a saúde e uma satisfação enorme, a natação é o esporte mais procurado entre a terceira idade.

Alguns pediatras já recomendam que bebês entre 3 a 6 meses comecem com a prática, isso vai depender das condições e o ambiente da piscina. Esses estímulos logo nos primeiros meses de vida trazem benefícios motores e cognitivos para o bebê, e o desenvolvimento dele ao longo da vida.

Além de tudo isso, o exercício físico é um grande remédio contra a depressão e ansiedade! Todos os dias pessoas relatam a importância desses estímulos para sua saúde mental e física. Além de ser um excelente ambiente para socializar, o exercício físico melhora sua autoestima e te dá mais energia para encarar o dia-a-dia, deixando a vida mais prazerosa.

E ai? Ficou interessado?

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