Práticas esportivas

Os 10 MELHORES benefícios da musculação para você não desistir da prática!

single image

Quando o assunto é ir à academia, os atletas se dividem em dois grupos: os amantes da prática ou os que vão apenas por obrigação. Em ambas as situações, é possível perceber que a modalidade é positiva para o corpo, mente e emoção, então são inúmeros os benefícios da musculação para que você continue a persistir nesta opção.

Isso acontece, pois por ser versátil e trabalhar inúmeros grupos musculares, vai haver algum exercício ou grupo de atividades que você irá se identificar. É possível que tenha bons resultados, mesmo que não queira ir à academia todos os dias. Desde fortalecer os músculos até emagrecer, a lista traz muitos benefícios e você pode conferir alguns deles logo abaixo!

Os 10 MELHORES benefícios da musculação para você não desistir da prática!

1. Reduz problemas cardiovasculares

A musculação não vai trabalhar apenas a força dos músculos ou focar no gasto calórico, os exercícios serão responsáveis por estimular o coração, fazendo o sangue circular para o corpo todo. Além de otimizar as respostas do organismo, é possível controlar a pressão arterial, então é uma excelente prática para quem tem pressão alta, por exemplo. 

2. Melhora a postura

Malhar não é apenas puxar ferro. Se você já analisou os exercícios, existe uma técnica alinhada com postura, então você irá trabalhar a consciência corporal e evitar desvios na coluna. Se a sua rotina é caracterizada por ficar sentado por horas, esse é um ótimo benefício da musculação para que você persista na prática!

Vale ressaltar que, caso já apresente problemas na postura, a musculação vai auxiliar no alinhamento simétrico do corpo e o resultado é a boa postura. Caso apresente sintomas ou problemas na região, consulte um ortopedista e tenha aval médico para a prática.

3. Controla o metabolismo

O metabolismo é um dos responsáveis pela qualidade de vida, sendo assim, caso pratique musculação, é possível mantê-lo regulado. Além de controlar o peso e queimar o excesso de gordura, é possível ter mais bem-estar, pois o corpo estará ativo. E para otimizar os resultados, não se esqueça de seguir uma dieta balanceada e qualidade de sono na sua rotina!

4. Ajuda a emagrecer

Esse é um dos benefícios da musculação que mais chama a atenção, pois está relacionado à estética. Ou seja, se quer modificar o molde do corpo de forma saudável, ir à academia é a opção ideal. Além de ajudar a emagrecer, é possível trabalhar a relação pessoal com o próprio corpo, então julgamentos e críticas serão reduzidos.

Esse tópico também está relacionado com alimentação saudável e balanceada, então não ache que você vai perder peso indo para a academia e continuar comendo refeições rasas em nutrientes e totalmente industrializadas. Resultados positivos requerem modificações como um todo, então fique de olho no cardápio alimentício!

5. Aumenta a massa muscular

Basicamente, esse é o benefício mais procurado quando o assunto é musculação. Por trabalhar exercícios com peso, os praticantes desejam potencializar resultados e crescer, logo, puxar ferro é a opção para aqueles que desejam hipertrofia.

6. Otimiza resultados

Você já percebeu que a musculação tem inúmeros benefícios. Além de ajudar a evoluir diariamente, é possível ter resultados otimizados. E o que isso significa? É possível, com a prática regular, ver os resultados no corpo cada vez mais rápido, além de melhorar a motivação e desempenho esportivo.

É possível também utilizar a musculação como auxiliar na rotina esportiva, então você pode ter mais resultados alinhando a modalidade com outra prática, seja corrida, natação e até o ciclismo. Ou seja, se quer alcançar a famosa performance esportiva, invista na musculação!

7. Está alinhada com o bem-estar

Movimentar o corpo garante que o cérebro libere algumas substâncias no sangue conhecidas como neurotransmissores. É possível ter hormônios específicos que estão ligados às sensações de prazer e bem-estar, ou seja, se quer qualidade de vida e deseja combater problemas mentais causados por uma rotina agitada, já sabe qual prática fazer!

8. Melhora a autoestima

Cada dia que passa, a musculação vai entregar sensações e sentimentos diversos para você. Um dos tópicos mais importantes e que ajuda na saúde como um todo é a autoestima, pois é possível sentir-se uma pessoa segura, confiante e bonita. Então, se você quer melhorar a relação consigo, busque a academia mais próxima de você!

9. Regula o sono

Pode parecer novidade, mas é possível regular o sono com a prática de musculação. Muitas pessoas acabam desistindo de ir à academia pelo cansaço, mas é bem provável que essa sensação esteja presente por causa da rotina ativa. Nesses casos, é preciso organizar o planejamento para não desistir dos treinos!

Os exercícios ajudam a gastar as calorias necessárias do dia, além de auxiliar a escoar os problemas do trabalho e até questões pessoais, então o estresse é reduzido. Assim, é possível chegar ao fim do dia e conseguir descansar, sem peso na consciência e com o corpo em equilíbrio.

10. Melhora a vida sexual

Por fim, esse é o benefício que vai estimular muitos praticantes a ficar ou começar os exercícios na academia. Durante o treino, o corpo vai ter a liberação de muitos hormônios e um deles é a testosterona, essencial para a manutenção da libido e para o estímulo sexual. Se quiser melhorar esse lado na sua vida, não desista da academia!

O foco é na rotina ativa!

Você deve ter percebido que existem muitos benefícios da musculação para ter uma rotina saudável e ativa. Aqui foi possível conferir 10 impactos positivos para te incentivar a começar ou não desistir de ir à academia, então espero que tenha ajudado de alguma forma.

E caso tenha gostado do conteúdo, não esqueça de compartilhar nas redes sociais!