Práticas esportivas

8 benefícios da hidroginástica na sua rotina!

single image

A hidroginástica é uma prática maravilhosa e que não possui tantas restrições, logo, é bem-vinda para grande parte das pessoas. Para começar, basta ter roupas adequadas e força de vontade, assim, você terá inúmeros impactos positivos no seu corpo e na rotina!

Por acaso você sabe os benefícios da hidroginástica e como ela vai otimizar o seu dia a dia? Então fique aqui para conhecer 8 motivos para começar a modalidade hoje!

8 benefícios da hidroginástica

Confira abaixo os benefícios da hidroginástica:

1. Combate o sedentarismo

Assim como toda prática esportiva, a hidroginástica também será responsável por combater o sedentarismo. Segundo o IBGE, 40,3% dos adultos são considerados sedentários no Brasil, ou seja, é importante combater hábitos ruins para o corpo.

Para sair do sedentarismo, o esporte é uma das soluções, e a hidroginástica será uma modalidade interessante, pois além de utilizar a água como superfície de treino, é feita em conjunto com outras pessoas, então você não terá tédio e nem preguiça para exercitar o corpo!

2. Melhora a respiração

Por ser feita na água, a hidroginástica vai testar algumas capacidades corporais, e a respiração será uma delas.  É necessário ter sincronia entre os movimentos e a velocidade dos exercícios, então, para evitar cansaço nos treinos, você aprende a ter controle do ar que entra no organismo.

Ou seja, além de consciência e controle do corpo, você aprende a respirar de forma mais natural, logo, o seu dia a dia fica mais calmo e equilibrado!

3. Queima calorias

As aulas ajudam a movimentar o corpo como um todo, então é possível gastar entre 300 a 500 calorias por dia de exercício. Sendo assim, ela é uma ótima opção para emagrecer, então caso seja um objetivo pessoal, esse será um dos benefícios da hidroginástica na sua vida!

É importante lembrar que pessoas obesas podem ter alguns problemas para executar exercícios físicos, e por ser de baixo impacto, a hidroginástica pode ser a solução para quem deseja reduzir o percentual de gordura do corpo. Como dito, ela é bem-vinda para grande parte das pessoas!

4. Combate o estresse diário

Se você tem uma rotina atarefada e deseja se livrar do estresse diário, a hidroginástica será perfeita para você. Por ser uma aula coletiva e ainda ter a necessidade de prestar atenção para fazer os exercícios corretamente, os problemas do serviço e até da vida pessoal são deixados de lado por um momento.

Isso ajuda a colocar os pensamentos no lugar e não ver as situações apenas como problemas, então a prática auxilia a acalmar a mente e ver novas possibilidades para lidar com as adversidades que acontecem na vida.

5. Melhora a qualidade de vida

Um dos benefícios mais importantes é a melhora da qualidade de vida. Muitas pessoas buscam os diversos esportes para ter ânimo, conseguir ter disposição e até ter o corpo ativo, mas acabam desistindo no meio do caminho.

Um dos fatores é que a rotina esportiva pode ficar estagnada e solitária, e isso é algo que não é característico da hidroginástica, vez que a modalidade é feita com um grupo de pessoas. Ou seja, você garante socialização, além de poder chamar um colega ou familiar para acompanhar nos treinos.

6. Sem restrição de idade

O senso comum colocou a hidroginástica como um esporte para a terceira idade, mas saiba que ela é para todos, independentemente da idade. Esses boatos aconteceram, pois a prática é de baixo impacto, então ela não afeta as articulações, sendo segura e sem grandes riscos de lesão, por isso é excelente para quem é idoso.

Porém, mesmo não sendo mais velho, saiba que é possível começar na modalidade, basta ter vontade e disposição para começar!

7. Reduz dores corporais

Esse benefício também está ligado com o fato dela ser baixo impacto. O corpo consegue se adaptar, dores na região da coluna são reduzidas e você ainda melhora a postura, ou seja, sem dor e apenas com impactos positivos!

8. Melhora o condicionamento físico

Ainda é possível melhorar o condicionamento físico na hidroginástica, pois os exercícios na água são aeróbicos, logo, seu corpo vai estar na ativa e com bons resultados que você nem imagina. Sem contar que vai estar com o corpo fresco e evitar a sensação de suor das demais práticas!

Siga o fluxo!

A hidroginástica é uma modalidade maravilhosa e usa a água como superfície para testar suas capacidades, além de ter exercícios que irão utilizar o corpo todo para manter a saúde e qualidade de vida do praticante. Sendo assim, caso o artigo tenha despertado a curiosidade em tentar a prática, siga o fluxo e se arrisque!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados