Qualidade de vida

5 benefícios da endorfina na sua vida!

single image

Ter a sensação de felicidade é importante no dia a dia, afinal, estar bem, sem estresse e com qualidade de vida é primordial para a saúde de todos. Em parâmetros hormonais, existe um neurotransmissor responsável por esse sentimento, muito importante para o organismo. Por acaso você sabe como ele atua ou quais são os benefícios da endorfina na sua rotina?

Ela é a responsável pelos prazeres da vida, além de combater a indisposição e evitar a tristeza. Logo abaixo, você confere um pouco mais sobre as características da endorfina, como ela é produzida e quais são os efeitos na sua rotina!

O que é endorfina?

A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro e liberada pela glândula hipófise. Conhecida popularmente como hormônio da felicidade, ela é muito importante para o humor equilibrado e por boas sensações na rotina.

Quando liberada no sangue, ela ajuda a combater o estresse e amenizar sintomas que estão ligados a distúrbios mentais, como ansiedade e depressão. Ou seja, a endorfina é um analgésico natural do corpo, porém sem efeitos colaterais!

Se você é uma pessoa que deseja estar em paz, manter a calma ou está passando por muitos problemas que geram estresse, é possível ter qualidade de vida com essa substância, basta conhecer os mecanismos disponíveis para que ela seja liberada no seu organismo!

Efeitos da endorfina no corpo

A atividade física abrange muitos aspectos positivos na vida de todos, seja atleta ou não. E isso não seria diferente para a liberação da endorfina no corpo, pois além de estimular o organismo em diversos níveis, a prática também será responsável pelo estímulo desse hormônio.

É por isso que existem efeitos da endorfina no corpo ao praticar uma modalidade esportiva. Os mais comuns são:

  • Aumento do prazer.
  • Queda de dores.
  • Melhora da qualidade de vida.
  • Redução de desconfortos diários.

Vale ressaltar que atividade física é qualquer prática que tenha gasto de energia, seja uma caminhada, passear com os pets e por assim adiante. Também é importante dizer que escutar uma música que gosta, frequentar ambientes confortáveis e até fazer uma refeição com os seus alimentos preferidos são técnicas que irão trazer os efeitos e benefícios da endorfina no seu corpo!

Como estimular a produção de endorfina?

Como dito no tópico anterior, escutar uma música e até comer o seu alimento preferido pode ajudar no estímulo da endorfina. Existem outras formas de realizar a produção desse hormônio, mas é importante ficar atento em como mediar cada estímulo, pois eles podem ter alguns malefícios em excesso.

Investir em um bolo caseiro, uma barra de chocolate ou até mesmo uma fruta com calda, são inúmeras opções que ajudam na produção de endorfina, basta achar o alimento ideal. É importante o aviso do excesso de açúcar no sangue, por exemplo, então tenha equilíbrio na alimentação!

Viver uma paixão, ter atividade sexual regular e até gargalhar, essas são outras opções que ajudam no bem-estar e na liberação dessa substância no sangue. Outro meio para conseguir ter a endorfina na rotina é começar a perceber o sentimento de conquista e gratidão nas pequenas coisas, pois assim você estabelece formas naturais de estar bem consigo mesmo.

Os 5 benefícios da endorfina na sua vida!

Agora que você já sabe como o hormônio funciona, os efeitos no corpo e como é possível buscar meios para estimular a produção no cérebro, está na hora de conhecer alguns benefícios importantes da endorfina na sua rotina. Confira:

1. Fortalece a imunidade

Se considerar que está buscando hábitos saudáveis para manter as doses de endorfina em dia, seja por uma alimentação equilibrada ou pela prática de atividade física, a imunidade será fortalecida, logo, problemas como infecções, gripes e resfriados irão diminuir.

2. Melhora as funções do cérebro

O corpo ativo e a endorfina em dia ajudam a exercitar a mente em diversos níveis, sendo assim, a memória melhora, a disposição fica em dia e as capacidades cognitivas ficam otimizadas, ou seja, para além da saúde do corpo, o cérebro também terá benefícios!

3. Combate alguns vícios

Pessoas tendem a beber ou ter uma alimentação desequilibrada pelo excesso de estresse e por poucas recompensas no dia a dia. E para alguns, a recompensa pode ser apenas um dia feliz. A endorfina, estando com o estímulo equilibrado tende a combater vícios, pois você ganha controle sobre as situações e evita o excesso de tudo que pode te fazer mal!

4. Alivia o estresse

Ter mais disposição e conseguir lidar com a rotina de forma organizada e sem cobrança também é um impacto positivo da endorfina, logo, ela é uma das responsáveis por aliviar o estresse diário que pode estar te acompanhando.

A produção desse hormônio ainda está de acordo com a quantidade de adrenalina e cortisol no sangue, então ficar pilhado com alguma situação não será tão frequente, pois a endorfina tende a equilibrar essas sensações.

5. Reduz a dor

Por fim, um dos benefícios da endorfina é a atuação como analgésico natural. Se você tem dores no corpo e está buscando se sentir mais resistente, a endorfina ajuda nessas sensações, vez que ela está para ajudar na felicidade e para contornar a dor e tristeza.

Ainda é possível ter outros benefícios da endorfina no corpo:

  • Alívio da depressão e ansiedade.
  • Relaxa o organismo.
  • Ajuda a desenvolver a memória.
  • Controla a pressão sanguínea.
  • Regula o sono.
  • Aumenta a autoestima.
  • E muito mais.

A endorfina é para todos?

Se você chegou até aqui, percebeu que a endorfina traz efeitos positivos na vida de todos, basta achar meios para ajudar na produção e liberação desse hormônio na corrente sanguínea. Ela possui muitos impactos positivos na vida, então por que não buscar o equilíbrio com ela?

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Posts relacionados

Carregue Mais