Práticas esportivas

Conheça os 7 benefícios para sua rotina ao praticar corrida de rua!

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Exercitar o corpo é uma atitude saudável que todos precisam, ou deveriam colocar em prática. Desde caminhar, até ir à academia, existem muitos meios e esportes para que o corpo se mantenha ativo, evite o sedentarismo e gere bons impactos para o organismo. Uma das opções viáveis é a corrida de rua, pois além de movimentar o esqueleto, vai entregar diversos benefícios para o dia a dia de quem pratica.

Desde o autoconhecimento até a redução do estresse, os benefícios da corrida de rua são infinitos e, para conhecê-los, basta um pouco de prática. Você vai perceber uma melhora significativa na qualidade de vida, além de otimizar a resposta do seu organismo, evitando doenças e deixando o corpo mais seguro. 

Os benefícios da corrida de rua

Quer conhecer os impactos que a corrida de rua pode levar para a sua rotina? Segue abaixo uma lista com 7 benefícios da corrida para o seu dia a dia. É possível perceber cada resultado com a intensidade e dedicação no esporte, então tenha em mente seu objetivo, para assim estabelecer um tempo de prática.

1. Desacelera o estresse diário

A corrida é um esporte democrático que exige pouco do atleta, basta roupas leves e confortáveis, além de um par de tênis esportivo. Com ritmo e costume, é só buscar um terreno propício para a prática e ir correndo aos poucos.

Com a facilidade de exercitar o corpo com esse esporte e por ser uma atividade que não exige um espaço fechado (pois é feito na rua), os atletas irão, no decorrer da prática, prestar atenção na paisagem, na natureza ou até focar em socializar com algum amigo ou familiar, caso seja esteja praticando a atividade com acompanhantes.

O resultado é uma mente mais calma, o corpo ativo e o estresse do dia aliviado, já que o praticante colocou seu foco no percurso e na respiração para manter o ritmo na corrida, além de apreciar a paisagem. Sendo assim, se é uma necessidade conseguir deixar os pensamentos mais serenos e conseguir praticar algo que seja simples, porém eficaz, a corrida de rua será uma das melhores opções para a sua rotina esportiva.

2. Estabelece contato com as pessoas

Como dito no tópico anterior, uma das possibilidades da corrida de rua é realizar a prática em conjunto, sendo assim, caso a companhia for um dos fatores que irão ser decisivos na hora de realizar atividade física, o esporte é a solução. 

Além de ter alguém ao seu lado, é possível socializar e gastar um tempo a mais como hobbie, caso goste de passar um tempo com os amigos, além de ser uma proposta boa para qualidade de vida.

Então que tal chamar um amigo ou familiar para caminhar e aos poucos começar a corrida de rua?

3. Impacta a saúde do corpo

Rotinas agitadas precisam de um cuidado com a saúde mental, então movimentar o corpo é um meio para aliviar as tensões diárias e evitar o acúmulo de informação. Além de regular a saúde do corpo físico, a corrida de rua e demais esportes previnem contra doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.

Ao praticar, o organismo vai responder de maneira mais eficaz e inteligente, então, além de não ficar parado, ele vai ajudar a obter qualidade de vida. Vale ressaltar que o devido acompanhamento profissional é sempre válido, então se você é atleta, amador ou profissional, invista em um psicólogo do esporte.

4. Gasta muita calorias

A corrida de rua é um dos exercícios que mais queimam calorias. Ela é muito eficaz para quem deseja perder peso ou precisa ter um gasto calórico alto. Em média, se conseguir manter 1 hora de treino em velocidade moderada, é possível gastar 600 calorias com o esporte.

Ou seja, além de ser simples e eficaz, a corrida de rua é uma escolha com excelente custo-benefício para perder peso e queimar calorias, pois o investimento é muito baixo. Caso seja necessário, você pode procurar um treinador ou assessoria esportiva para fazer o acompanhamento.

5. Tonifica os membros inferiores

Se você deseja definir a região dos membros inferiores, a corrida será uma escolha eficaz. Por ser dinâmica e intensa, a prática vai exigir bastante das pernas e, com os treinos consecutivos, em pouco tempo irá perceber a tonificação muscular no local.

Vale lembrar que para uma eficácia e otimização nos treinos, é primordial ter uma rotina alimentar segura e que supra as necessidades para conseguir ter a evolução no seu corpo, então não se esqueça de consultar um nutricionista

O mesmo vale para não ter lesões durante a prática, então também invista no aquecimento antes do treino e no alongamento quando estiver finalizando os exercícios. Proteja seu corpo e pratique com segurança!

6. Aumenta a disposição

Um dos benefícios principais da corrida é a melhora da disposição no dia a dia! Isso ocorre,  pois, ao ter regularidade no esporte, o corpo vai responder melhor às atividades, além do cérebro ajudar a liberar e produzir hormônios que serão circulados no sangue.

Além de melhorar a disposição, o estresse cai e o humor melhora, estando com o corpo e mente ativos e prontos para um dia agitado, seja de trabalho ou não. Outra questão é o sono regulado, já que a disposição vai ajudar a gastar a energia do organismo durante as horas em que estará acordado, o que facilita dormir cedo e ajuda muito com problemas como insônia.

7. Previne contra doenças

Por fim, o benefício que vai ajudar na saúde e qualidade de vida de todos: a corrida de rua ajuda a prevenir contra doenças, sejam as psicológicas, que já  foram citadas, e as do corpo, como as cardiovasculares.

São inúmeras doenças que podem ser combatidas, as mais comuns são:

  • Diabetes
  • Osteoporose
  • Alguns tipos de câncer
  • E muito mais.

Uma rotina regular e saudável vai garantir que o corpo funcione de modo melhor e eficiente. E vale ressaltar novamente que para correr, dar os primeiros passos já é importante! Então comece caminhando e em pouco tempo você já  em ritmo de corrida, além de ter a região do joelho fortificada e os demais benefícios que foram ditos.

Infográfico com os 7 benefícios da corrida de rua

Como alcançar os benefícios da corrida de rua?

Sabendo sobre os benefícios da corrida de rua, agora fica a pergunta: “Mas como é possível ter os benefícios na minha rotina?”. Bom, o primeiro é conseguir definir tempo e estabelecer quantos dias terá para realizar a atividade. 

Muitos atletas iniciantes acabam indo sem um planejamento, então treinam quando têm tempo ou vontade, mas não é bem assim que deve ser definida a sua estratégia com o esporte. É importante saber que a rotina vai auxiliar o corpo a se acostumar com a prática e assim vai começar a ser impactado com a corrida.

Para que isso ocorra, tenha o devido acompanhamento, além de ser honesto consigo. Saiba seus limites e não sobrecarregue seu corpo, pois o esporte é para saúde e qualidade de vida. É necessário entender que o organismo precisa de tempo para se ajustar. No mais, é só investir na modalidade e aproveitar todos os benefícios citados!

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