Qualidade de vida

Saiba quais são os benefícios de uma boa postura e como melhorar a saúde do corpo!

single image

A vida moderna ocasionou grandes mudanças na qualidade de vida, o que proporcionou melhorias e otimizações em várias situações, seja no trabalho, no esporte ou até mesmo em casa. Contudo, com o foco em ter muita produção e exigir bastante da capacidade mental, o corpo como ferramenta acabou sofrendo modificações ou até parou de ser prioridade, o que gerou problemas na coluna por não prestarmos atenção no modo que a sustentamos.

Ficar em repouso, sentado e não ter o apoio necessário faz com que não tenhamos os benefícios de uma boa postura, vez que um dos grandes focos é a saúde mental para evitar estresse e sobrecarga, não prestamos atenção na saúde do corpo.

Por acaso você sabe como melhorar a postura e evitar alguns problemas das novas rotinas? Então fique aqui para saber um pouco mais sobre os benefícios da boa postura e como manter a sua coluna (e vida) saudável!

O que é boa postura?

A boa postura diz respeito ao movimento do corpo de forma harmônica, estando parado ou em movimento. Basicamente, é a posição dele em todas as situações do dia a dia, seja sentado ou fazendo algo.

A postura ideal está relacionada com a capacidade de realizar as atividades de forma eficiente sem gastar uma quantidade alta de energia ou esforço. Seus impactos vão além de melhorar a aparência, pois estão ligados também a qualidade de vida, já que uma boa postura vai afetar diretamente algumas funções do corpo, sejam as articulações, os músculos, a respiração e até a digestão.

A boa postura também vai ser utilizada em outras situações, como o esporte, então estar atento em como movimentar seu corpo é essencial, pois assim a atividade será mais eficiente e, consequentemente, mais saudável. Manter a coluna ereta, cabeça alta e ombros retos são alguns fatores que vão auxiliar a ter uma boa postura.

Fatores que interferem na boa postura

Pode ser que você esteja com a coluna curvada, mas não sente dor porque é uma posição confortável, contudo, não estar atento em alguns detalhes pode fazer com que surja a postura incorreta. Locomover o corpo é uma ação inconsciente, porque já estamos acostumados a realizar, e o mesmo não seria diferente com a postura.

Como impacto não é comum perceber se estamos mantendo a coluna ereta, a não ser que alguém avise. Esse pode ser um fator que interfere na boa postura, mas existem outras situações que precisam ser analisadas.

Sedentarismo

Ficar parado e não gastar energia é uma tarefa prazerosa para muitos, pois é um momento de preguiça em que qualquer um fica confortável. Porém, é bem comum nesse caso estar com o corpo todo torto, inclusive deitado, pois são posições que dão alívio, mas o impacto não é nada positivo na saúde.

Outra questão que está relacionada com o crescimento do sedentarismo e logo em seguida com a má postura, são os dispositivos eletrônicos, seja o celular, computador e até videogames. Utilizar alguns desses equipamentos por longos períodos pode ocasionar problemas na coluna pela postura que ficamos diante dos aparelhos.

Se você usa computador por muito tempo já percebeu dor ou algum desconforto enquanto está sentado na cadeira. Não é fácil manter a coluna ereta sem ter algum incômodo, e uma dica é perceber de tempos em tempos como está seu corpo, pois assim você garante que a postura não fique errada o dia todo.

Descanso

Dormir também é uma situação que precisa de uma boa postura, caso o corpo esteja de qualquer jeito na cama, é possível que ocorram dores localizadas. A consequência maior que pode surgir é a indisposição ao levantar, além do incômodo corporal por estar dormindo de ‘forma errada’, o que passa a sensação de não ter uma noite de sono adequada.

Então todo cuidado é pouco na hora de dormir e ter seu descanso, assim é possível evitar muitos problemas, como cansaço, falta de ânimo e até insônia.

Sobrepeso

Pessoas que estão em graus de obesidade precisam de adaptações do corpo para a movimentação e a coluna é uma das regiões afetadas, pois com o aumento da gordura corporal o organismo precisa de algum modo ter novas saídas para facilitar a locomoção.

Porém, em casos como este, o risco de doenças cardiovasculares são aumentadas, então aqui, além de verificar a boa postura, é preciso pensar em novas rotinas que têm o esporte como auxílio.

Sempre fique atento ao modo que sustenta seu corpo, a boa postura vai impactar até na posição dos ossos, o que ajuda o funcionamento adequado de demais áreas do corpo, como os músculos e as articulações.

Como ter boa postura?

Ter uma boa postura requer esforço e repetição, então, como tudo na vida, é necessário ter vontade e pegar costume com a prática e consciência corporal. A repetição nesse caso é importante, pois caso fique com má postura por muito tempo, esse é o costume que seu corpo vai se adequar como normal, então para mudar é necessário ter um pouco de consciência e criar um novo padrão para ser repetido.

Outros fatores podem ser considerados na hora de pensar em meios para ter uma boa postura. São eles:

1. Tronco reto

É bem provável que você não esteja com a coluna encostada totalmente na cadeira lendo este artigo, o que pode estar te ocasionando algumas dores.

Estar com os costas retas e os 2 pés apoiados no chão são as grandes diferenças para ter uma boa postura, pois como não é comum estar atento na posição da coluna quando está sentado, o tronco fica curvado e a cabeça baixa, o que pode resultar em alguns desvios na coluna, como a escoliose.

A postura correta nesse caso vai ajudar a não gerar um desgaste da coluna, então toda atenção é bem-vinda, ainda mais que ficar sentado é algo muito comum para muitos, seja por problemas de locomoção ou por trabalhar em frente ao computador.

2. Peso adequado

Essa questão não diz respeito apenas ao peso corporal, mas sim ao peso que carregamos em mochilas e afins. Nosso corpo tem a capacidade de carregar peso, mas ele precisa ser balanceado e de acordo com a estrutura corporal de cada um.

Se for comum andar com mochila, não carregue apenas em um lado do ombro, isso acarreta desvios e desequilíbrio no corpo, pois ele perde sua simetria, o que pode ocasionar desconfortos. 

Outro fator é o peso que carrega, então fique atento, pois as costas suportam até 10% do seu peso. Se você tem 70 quilos o máximo que pode carregar são 7 quilos, então evite a sobrecarga e respeite seu corpo.

3. Exercício físico

O esporte é um dos auxiliadores para arrumar a postura, sendo em muitos casos a única solução para evitar esse problema, então os exercícios são fundamentais para todos. Eles, além de ajudarem a manter a postura ideal, vão fortalecer os músculos da região, o que facilita manter a repetição da postura sem gerar incômodos.

Existem muitas opções que vão ajudar na sua qualidade de vida. São eles:

  • Corrida.    
  • Dança.
  • Musculação.
  • Natação.
  • Pilates.

Em sua maioria, todos vão ajudar o corpo a manter-se erguido, gerando outros benefícios, como tonificação muscular, flexibilidade e resistência. Mas, para que tenha sua eficácia total, é necessário acompanhamento profissional, então busque por um médico ou especialista de saúde para verificar seu caso e qual a melhor saída.

E vale ressaltar que o indicado para a postura correta é manter a cabeça erguida em 90°, sem curvar o tronco, ombros e cintura. Tudo isso com o peso divido em ambas as pernas. Assim, você vai conseguir perceber os benefícios da boa postura na sua vida!

Benefícios da boa postura

Ter uma boa postura vai trazer muitos benefícios na vida de todos. Além de melhorar a qualidade de vida e otimizar o corpo, problemas, dores e cansaços terão uma queda considerável, então investir e persistir em ficar com o corpo reto vai agregar muito na sua vida. Alguns outros benefícios que terá:

  • Ajuda na boa oxigenação, o que melhora a posição dos pulmões.
  • Evita problemas de digestão, pois deixa o intestino descomprimido.
  • Evita problemas musculares.
  • Elimina dores na coluna, cintura e joelhos.
  • Faz o organismo funcionar melhor.
  • Garante um aspecto mais esbelto pela estética simétrica do corpo.
  • Melhora a respiração.
  • Traz a sensação de estar mais alto.
  • Traz confiança, além da consciência corporal.
  • Otimiza o corpo e impacta o bem-estar psicológico.

Sendo assim, não há motivos para não melhorar a qualidade de vida através do seu corpo, pois além de otimizar seu organismo, vai estar respeitando o funcionamento ideal dele, sem gerar lesões ou problemas que atinjam outras áreas da sua vida.

E você, já sentiu na sua vida os benefícios de uma boa postura? Me conta aqui nos comentários!

9 Comentários

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados