Alimentação

Comece a ter hábitos saudáveis com esses 7 benefícios da alimentação balanceada!

single image

Se você quer viver com qualidade, é preciso investir em uma dieta rica que te entregue todos os nutrientes necessários para o seu corpo durante o dia. Porém, com a rotina moderna, investir em refeições saudáveis parece complicado. Mas, isso pode mudar, desde que você conheça os benefícios da alimentação balanceada.

O equilíbrio alimentar garante um bom funcionamento do organismo, dessa forma, é imprescindível ter boas refeições para amenizar doenças, ter disposição e ainda conseguir boas condições de saúde e bem-estar físico, mental e emocional.

A alimentação balanceada é um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida, sendo assim, confira a seguir um pouco mais sobre o assunto, veja os alimentos permitidos e como ingressar refeições saudáveis na sua rotina!

O que caracteriza a alimentação balanceada?

Você já deve ter ouvido falar que um prato colorido é o ideal nas refeições, certo? Isso porque, com a variedade de vegetais, verduras, legumes, cereais, carnes e muita água, é possível ter todos os nutrientes para o seu corpo: vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras.

Ou seja, se o seu prato for organizado de modo a suprir as necessidades do seu organismo, você terá uma alimentação balanceada. E pelo contrário do que muitos pensam, é possível ter refeições saudáveis e baratas, vez que a dieta equilibrada ou a dieta colorida demanda alimentos frescos e baratos.

E para detalhar como funciona esse estilo de vida para posteriormente conhecer os benefícios da alimentação balanceada, veja os 3 princípios que resumem o funcionamento da dieta colorida e quais as características de cada pilar.

Variedade

Prato colorido é um sinônimo de variedade quando o assunto é alimentação balanceada, sendo assim, tenha os diversos grupos de alimentos no seu prato. Você pode optar por hortaliças e vegetais que são fáceis de encontrar durante o ano todo. Por exemplo:

  • Alface.
  • Berinjela.
  • Beterraba.
  • Cenoura.
  • Mandioca.
  • Batata doce.
  • Batata inglesa.
  • Milho verde.
  • Entre outros.

Existem outros alimentos que terão safra durante o decorrer do ano. Nesse caso, são as seguintes frutas:

  • Banana.
  • Mamão.
  • Laranja. 
  • Entre outros.

Moderação 

De nada adianta comer bem para ter os benefícios da alimentação balanceada se não existir moderação, sendo assim, é importante ter o devido acompanhamento nutricional para que você coma a quantidade  suficiente para o seu organismo.

Além disso, o suporte profissional garante que os grupos alimentares sejam distribuídos de modo harmônico, assim, não irão faltar nutrientes, você evita comer em excesso e vai saber quando abrir exceções para ingerir o que gosta. 

Vale ressaltar o acompanhamento de um médico nutrólogo, pois, em caso de deficiências no organismo que geram problemas, como anemia, o profissional vai auxiliar a combatê-lo. Ele, em conjunto com o nutricionista, vai te ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida! 

Equilíbrio

Por fim, é necessário estabelecer equilíbrio nas refeições, dessa forma, a alimentação balanceada vai te ensinar a buscar a quantidade e qualidade ideal. Isso é importante para respeitar as porções diárias dos grupos alimentares, além de não passar fome ou comer em excesso. Ou seja, comer de tudo um pouco!

E por falar em equilíbrio, é importante ressaltar que a água tem papel fundamental para manter o corpo em harmonia, sendo assim, beba esse líquido para hidratar o organismo!

7 benefícios da alimentação balanceada

Agora que você já sabe como funciona uma refeição saudável, veja abaixo 7 benefícios da alimentação balanceada na sua rotina!

1. Te torna mais saudável

Alimentação balanceada é sinônimo de saúde, sendo assim, ao pensar nos benefícios dessa prática, saiba que você estará sendo uma pessoa mais saudável. Isso porque novos hábitos alimentares ajudam a melhorar a disposição e desempenho nas atividades diárias, o cansaço fica de lado e ainda é possível perceber que há prazer em comer opções naturais.

Em adição, a alimentação balanceada ajuda a envelhecer de forma saudável, sendo assim, ao comer bem e levar essa prática para a vida, é possível garantir longevidade e satisfação no decorrer dos anos!

2. Ameniza o estresse

O cortisol é um hormônio que pode ser positivo em alguns casos, como na hora de exercitar o corpo e fazer a rotina de treino. Porém, em excesso e diariamente ele prejudica a saúde e pode agravar para problemas sérios no seu corpo.

Ao organizar o seu cardápio de refeições, é possível afirmar que um dos benefícios da alimentação balanceada será a queda do estresse, pois a consciência alimentar ajuda a optar por alimentos e bebidas que possam atuar no controle do problema. Afinal, quem nunca escutou que chá de camomila acalma?

Enfim, são muitas opções disponíveis que vão te ajudar a ter uma vida mais leve e saudável, o que impacta na redução de remédios controlados, como é o caso dos calmantes ou demais substâncias que atuam no relaxamento do corpo.

3. Melhora a produtividade

Sim, a melhora da produtividade é um dos benefícios da alimentação balanceada. Isso acontece, pois com um cardápio equilibrado, você evita alimentos gordurosos e ultraprocessados e, consequentemente, a indisposição fica de lado e a produção toma conta.

É importante dizer que terão outros impactos secundários, como a redução do consumo de cafeína e bebidas energéticas, vez que será possível, naturalmente, ter disposição para ser produtivo. E para ter mais potência na rotina, não esqueça de aliar a alimentação com exercícios físicos!

4. Otimiza o sistema imunológico

A alimentação saudável está relacionada diretamente com um bom funcionamento do sistema imunológico, sendo assim, ao se alimentar de maneira correta, você terá saúde, bem-estar e um corpo protegido de doenças e infecções!

5. Te ajuda a emagrecer

Emagrecer sempre será um dos melhores benefícios da alimentação balanceada para qualquer um, vez que você estará ajeitando as refeições para o seu biotipo e, como consequência, o percentual de gordura poderá diminuir.

Vale lembrar que esse emagrecimento é para a redução do peso extra ou da gordura estocada pelos excessos da alimentação, sendo assim, não ache que apenas comer bem vai te ajudar a chegar nesse objetivo. Para isso, também é importante ter uma rotina ativa de exercícios!

6. Diminui o risco de doenças

Sejam elas infecciosas ou crônicas, uma boa alimentação ajuda o organismo a responder melhor contra vírus e bactérias. Em adição, por evitar excesso e ter alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais, é possível evitar diabetes e doenças cardíacas. Ou seja, se deseja que seu corpo combata doenças de forma eficaz, invista na alimentação balanceada!

7. Melhora a qualidade do sono

Por fim, o que é melhor do que uma boa noite de sono? Caso você apresente problemas de insônia e precise realizar uma higiene do sono para dormir bem, talvez esteja na hora de rever hábitos alimentares, pois é possível que a má alimentação esteja te causando problemas para descansar!

Alimentação pesada e fora do horário, comer perto de dormir ou ingerir produtos enlatados e industrializados, faz com que seu corpo precise processar o alimento. Em alguns casos, é possível ter indigestão e dificuldades para dormir, dessa forma, invista na alimentação balanceada aliada a certos horários para, assim, melhorar a noite de sono.

É possível todos praticarem uma alimentação balanceada?

Para nossa sorte, é possível sim todos praticarem a alimentação balanceada, porém, nem todos têm disposição ou tempo para organizar um planejamento alimentar. É importante lembrar que a saúde é um conjunto de fatores para ter o bem-estar, seja ele físico, mental ou social, sendo assim, se comer bem muda o seu estado de espírito e é uma necessidade para viver bem, invista em refeições equilibradas e saudáveis!

Referência

Alimentação balanceada

Posts relacionados

Carregue Mais