Qualidade de vida

5 efeitos positivos da adrenalina na sua vida!

single image

Entusiasmo, euforia e até o sentimento de algo novo e desconhecido que está para acontecer são sentimentos fortes e que é importante saber lidar, certo? E se eu disser que esses são alguns dos benefícios da adrenalina, hormônio importante para preparar o corpo para algo que está para acontecer, você acreditaria?

Pode não parecer, mas a adrenalina não serve apenas para deixar alerta ou informar o organismo que está acontecendo algo fora da zona de conforto, ela é importante para a manutenção da vida e impacta positivamente todo mundo, desde que esteja nas medidas certas!

Quer saber um pouco mais? Então leia abaixo um pouco mais sobre esse hormônio e quais são os benefícios da adrenalina na sua vida!

O que é adrenalina?

A adrenalina é um hormônio produzido no corpo e liberado pelas glândulas suprarrenais, que encaminham esse neurotransmissor para a corrente sanguínea. Ela prepara o organismo para informar situações não comuns, como estresse, risco e até algo inesperado. É por isso que as pessoas ficam em estado de alerta quando acontece algo fora do comum, seja positivo ou negativo.

Ela será liberada em situações como:

  • Conquistas inesperadas.
  • Sensação de perigo iminente.
  • Pratica algum esporte radical.
  • Quando é necessário sair da zona de conforto.
  • E outras situações.

Ou seja, a adrenalina é bem comum na vida de todos, porém a grande maioria pensa que ela existe apenas em situações adversas e nunca para algo positivo. Porém, saiba que é possível aproveitar esse hormônio da melhor forma, pois ele também impacta positivamente o corpo e a mente.

Efeitos da adrenalina no corpo

Antes de falar dos benefícios da adrenalina, é importante saber quais são os efeitos dela no corpo, afinal, ela pode impactar de forma positiva e negativa na vida das pessoas, então é necessário saber diferenciar as sensações.

Efeitos positivos

Efeitos negativos

  • Ansiedade.
  • Tensão nos músculos.
  • Dor de cabeça.
  • Entre outros.

É possível perceber os efeitos com uma rotina que te tire da bolha ou com práticas mais intensas, como os esportes radicais. Você pode presenciar a liberação de adrenalina em dias mais agitados ou em modalidades como mountain bike e rapel.

Os 5 benefícios da adrenalina na sua rotina!

Agora que você já sabe diferenciar os efeitos desse hormônio e o que é esse neurotransmissor, está na hora de saber alguns benefícios que a adrenalina terá na sua rotina. Confira abaixo 5 impactos no seu dia a dia!

1. Aumenta a imunidade

A adrenalina pode ser liberada durante a prática de exercícios físicos, pois o corpo está ativo e na luta para superar os limites, logo, como está consumindo energia e é benefício para regular a saúde do corpo, um dos principais benefícios da adrenalina é o aumento e fortalecimento da imunidade.

Além disso, ela irá ajudar no combate da fadiga e até servir como um dose diária de ânimo para combater o estresse e não ficar sobrecarregado com as demandas do dia.

2. Melhora a confiança

A sensação de coração acelerado ajuda a pensar mais rápido e buscar por soluções úteis e até simples, logo, se você souber utilizar a dose de adrenalina a seu favor, é bem capaz que sua confiança seja melhorada, vez que vai saber como lidar com problemas ou surpresas no dia a dia.

Com isso, estresses e até rotinas que estão constantemente sob pressão serão controladas, o que ajuda inclusive no desempenho e no controle das emoções. Mas vale lembrar que são em doses controladas, então evite ambientes que irão te sobrecarregar sem necessidade!

3. Ajuda na autoestima

Aliada com o benefício anterior, a adrenalina vai ajudar também no crescimento da autoestima, vez que você aprende a não desistir e saber sempre entregar o melhor de si. Ou seja, limites são estabelecidos e seu corpo não vai estar apático ou totalmente desgastado por situações inconvenientes.

Para além, você aceitando as limitações do seu corpo, começa a respeitar os seus desejos e a prestar mais atenção em si e nos seus projetos pessoais, então além da autoestima, você estará priorizando a sua saúde e qualidade de vida, conseguindo conciliar os serviços com as demais áreas da sua vida!

4. Aumenta o bem-estar

Se você aprendeu a lidar com a rotina e sabe usar as sensações e efeitos da adrenalina de forma positiva, você estará preparado para ter bem-estar da melhor maneira possível: respeitando você e contornando situações complicadas.

Ou seja, outros dos benefícios da adrenalina será o aumento do bem-estar, pois ela vai te auxiliar a entender e processar o que está acontecendo, sem ter o sentimento de culpa, apenas com sensações positivas e com a consciência limpa que está tentando o seu melhor.

5. Aliada à qualidade de vida

Por fim, um grande benefício da adrenalina é que ela será uma aliada da qualidade de vida, pois você estará apto e preparado para tudo o que acontecer na sua vida, seja positivo ou negativo. Esse hormônio impacta de diversas maneiras no organismo, então é perceptível que o autoconhecimento é grande.

Porém, vale lembrar que isso ocorre com o tempo e não do dia para a noite, ou seja, não queira ter doses excessivas de adrenalina no sangue, pois já sabe quais serão os efeitos negativos no seu organismo. Deixe as situações e a sua vida fluírem para ela ser utilizada no momento certo!

Um passo de cada vez!

A adrenalina será muito importante para o organismo, desde alertar o corpo para algo novo até ser uma fonte de ânimo para te dar gás em um dia difícil, ela será bem-vinda e não é algo ruim para a vida. O importante é saber lidar e conhecer com detalhes os efeitos que ela terá na rotina para não passar despercebida.

Novamente, é necessário ressaltar que em caso de adversidades ou estar enfrentando problemas na saúde, busque o devido suporte profissional para não desgastar a sua rotina. Mesmo ela sendo importante para o corpo, em alguns casos o devido cuidado pode ser necessário!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados