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Atividade física e saúde: 5 doenças prevenidas pela prática de exercícios

Prática de Atividade Física melhora a saúde e previne doenças
Atividade física e saúde: 5 doenças prevenidas pela prática de exercícios
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É mais do que provado atividade física e saúde são palavras que deviam sempre andar juntas, afinal aliar a prática de atividade física e saúde, ajuda a prevenir doenças crônicas, ou seja, te deixa mais saudável.

Uma vida sedentária pode ser o maior inimigo da saúde e boa forma, além de ser uma das principais causas de doenças crônicas.

A grande questão é: atualmente comemos quase o mesmo que nosso antepassados, mas, quem não pratica uma atividade física se exercita muito menos.

Atividade física e saúde devem sempre estar juntas
Atividades físicas te ajudam a ser mais saudável, além de prevenir várias doenças

Aliar Atividade física e saúde regularmente, diminui os índices de mortalidade e se prevenindo contra muitas doenças não transmissíveis.

Isso se dá porque uma vida ativa reduz os casos de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, depressão e osteoporose.

Além disso, também pode prevenir alguns cânceres como o de mama. A atividade física regular melhora na evolução do tratamento de diversas doenças, como a insuficiência cardíaca, obesidade, diabetes, problemas de pressão, etc.

A prática de atividades físicas é tão importante que, com o objetivo de orientar sobre a relação aos benefícios da atividade física, avaliando as respostas em relação a frequência, duração e intensidade, além do tipo e quantidade de atividade física e saúde.

Se você tem algum tipo de resistência a iniciar uma atividade física, pode começar a perder. Veja 5 doenças que podem ser prevenidas com atividades físicas.

Acidentes cerebrovasculares x Atividade física e saúde

Um dos principais pontos do benefício de aliar atividade física e saúde

É um tipo de acidente que acontece quando nosso fluxo de sangue em uma parte do cérebro fica retida.

Pode acontecer após o rompimento de um vaso sanguíneo ou mesmo porque um coágulo obstrui algum de nossos vasos sanguíneos.

Pessoas que praticam exercícios cotidianamente reduzem em quase um terço esse risco.

Diabetes tipo 2.

Essa doença está diretamente ligada a má alimentação e também a falta de exercício.

São muitos os estudos que apontam que a prevenção dessa diabetes está muito ligada a quantidade de exercícios que realizamos. Por isso, praticar alguma atividade física regularmente pode reduzir quase a metade dos riscos de incidência dessa doenças.

O exercício físico também é muito útil para prevenir e manter o peso em um patamar saudável.

Câncer.

Estudos realizados na última década apontam para a redução de quase 30% na incidência de câncer no intestino.

Em grupos de pessoas que tem a atividade física como prática ativa a redução do câncer de mama pode chegar de 20 a 40%.

Doenças mentais.

Praticar exercícios baixa o risco do desenvolvimento de algumas complicações cognitivas principalmente em pessoas com mais de 65 anos.

Todo tipo de atividade física diária reduz quase que pela metade os riscos de sofrermos transtornos psicológicos como a depressão e ansiedade.

Osteoporose

Ainda há quem pense que exercícios feitos de forma frequente podem prejudicar os osso, mas na verdade essa prática os fortalecem.

Por isso é possível garantir que a prática de atividades físicas de intensidade moderada reduzem de forma significativa as chances de termos essa doença.

A prática de exercícios pode reduzir a dor e a incapacidade derivadas da artrose, principalmente no caso dos joelhos.

 

Se você ainda tem dúvidas que a prática de exercícios pode evitar doenças é importante dizer que os benefícios do exercício foram e vêm sendo estudados e documentados em muitas pesquisas.

Por isso se sabe que essas vantagens podem aumentar de acordo com a quantidade e a intensidade da prática que cada um realiza. Por isso é muito aconselhável que se façam exercícios moderados no mínimo por meia hora, durante cinco dias da semana, ou exercícios intensos três vezes na semana.

É muito importante lembrar que: antes de começar qualquer plano de atividade física e saúde você deve consultar um profissional da área, que indicará qual a rotina mais apropriada de acordo com sua idade, estado de saúde e possibilidades de alcançar seus objetivos.

Gostou de saber como aliar atividade física e saúde pode te ajudar a prevenir doenças e decidiu começar os treinos? Agora aprenda 6 dicas para você melhorar nos treinos de academia.