Qualidade de vida

Qual o jeito certo de aliar atividade física com imunidade na sua rotina?

single image

Atividade física e imunidade são palavras que andam em conjunto e é importante saber que uma funciona com a outra. A prática de exercícios ajuda na resposta da defesa do corpo, logo, ao ter uma rotina de atividades, seu organismo vai funcionar de maneira rápida e eficaz, ajudando também na prevenção de doenças comuns.

Entender a função de cada uma dessas duas ferramentas garante que qualquer pessoa possa mudar hábitos para adequar sua rotina e garantir uma boa qualidade de vida.

Gostou do assunto? Então continue com a gente para saber mais sobre atividade física e imunidade!

Como a atividade física e a imunidade se conectam?

A rotina regular de atividades físicas garante que o corpo tenha uma melhor resposta ao sistema imune, pois a prática vai aumentar a produção de leucócitos (células que atuam na defesa do organismo), por exemplo, e também hormônios responsáveis por fazer com que o praticante tenha a sensação de bem-estar.

As 3 áreas que são alcançadas com essa união são a parte física, a mental e a emocional.

Parte física

Os exercícios que são feitos de modo regular garantem uma melhora no sistema imunológico, o que faz com que ele aumente a eficiência do seu funcionamento e manutenção, reduzindo as chances de doenças respiratórias, como uma gripe.

Ao citar o que estamos passando com o coronavírus, é importante ressaltar que a atividade física vai ajudar a fortalecer boa parte do sistema respiratório, como os pulmões, área atingida pela doença. Caso o atleta cumpra a recomendação da OMS de 150 minutos de exercícios físicos semanais de intensidade moderada, ele tende a ter todos os benefícios citados.

Além disso, o exercício regular melhora a função cardiorrespiratória, pois faz a manutenção de áreas como o coração e o pulmão, anteriormente citado.

Parte mental e emocional

As duas áreas acabam andando em conjunto também, pois as respostas do corpo acabam impactando ambas de uma só vez. 

O exercício vai ajudar a liberar substâncias, como alguns hormônios e neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, por exemplo. Eles irão te ajudar a não sentir cansaço e vão trazer a sensação de bem-estar ao praticar alguma atividade. A liberação pode reduzir também sintomas de ansiedade e depressão, o que ajuda a regular a saúde mental.

Benefícios da atividade física na imunidade

Como dito, a atividade física e a imunidade são aliadas que, estando em harmonia, vão entregar uma série de benefícios para o corpo humano, ajudando a parte mental, emocional e física. Seguem 3 benefícios dessa junção:

Aumenta a produção de dopamina

A dopamina é um neurotransmissor responsável por atuar em várias partes do cérebro, logo, é necessário ter a sua produção ativa para evitar alguns problemas como:

  • Desmotivação.
  • Dificuldade de concentração .
  • Falta de memória e atenção.

A atividade física é uma maneira de aumentar a produção de dopamina, então ter a rotina regulada e constante vai te auxiliar a se sentir bem, motivado, com um bom sono, entre outros benefícios para o seu dia a dia.

Como impacto você poderá entregar mais resultados no serviço, ter mais disposição para si e terceiros, além de criar novos hábitos que vão melhorar a sua qualidade de vida.

Ajuda a liberar endorfina

A endorfina é uma substância natural que todos os atletas vão ter ao fazer exercício. Sabe quando você alivia o estresse, tem o corpo relaxado e sente prazer quando pratica alguma atividade física? A endorfina é uma das responsáveis por entregar esses benefícios, contudo é necessário manter os exercícios em dia.

Sendo assim, praticar corrida, caminhada ou alguma atividade que seja aeróbica vai ajudar a liberar essa substância no organismo. Dessa forma, as tensões do seu dia são diminuídas, além de ajudar na redução ou no combate de algumas doenças, como a depressão.

Auxilia nas funções cognitivas

As funções cognitivas são referentes às fases de informação que envolve algumas partes da cognição. São vários tópicos que fazem parte de um processo que é desenvolvido ao longo do tempo.

Os impactos no corpo envolvem a memória, atenção e a concentração, aumentando a capacidade de lógica e raciocínio, ou seja, fortalece e favorece a inteligência.

Sua disposição para estudar, entender novos mecanismos e até buscar novos rumos de conhecimento podem ser alguns dos grandes benefícios ao inserir o esporte na sua vida.

Para além da atividade física

Como já vimos, o  exercício é uma ferramenta que melhora a resposta da imunidade do corpo, por isso sua prática contínua é necessária para fortalecer a defesa do organismo. Aliar ambas na sua rotina garante bem-estar e melhores respostas do seu corpo, porém também é necessário focar em outras áreas.

Dê atenção para outras questões da sua rotina que impactam na sua imunidade, como uma boa noite de sono, uma alimentação balanceada e uma rotina que não desgaste a sua saúde mental.

São pequenos passos que podem ser dados para auxiliar o corpo, então vá além da atividade física para obter mais proteção. Use essas dicas e benefícios para aliar o seu bem-estar com o esporte, se programe e dê o melhor de si para cuidar do seu organismo.

Gostou do conteúdo? Então assine a newsletter do blog Transpire para receber mais novidades!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados